junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeito entrega iluminação, semáforo e duas novas viaturas da AMT

 

O prefeito Naumi Amorim inaugurou hoje (12) a nova iluminação da avenida Contorno Leste, no Conjunto Nova Metrópole. Na oportunidade, também entregou duas novas viaturas 4×4 à Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e o semáforo do cruzamento da via com a avenida B.

“Estamos colocando lâmpadas de LED nas principais ruas e avenidas de Caucaia. Isso garante mais segurança pras pessoas. E o semáforo irá salvar vidas. Sabemos do perigo que era este trecho. Já as novas viaturas darão apoio às fiscalizações e às ações de educação do trânsito”, ressaltou o prefeito.

Os veículos vão otimizar as operações realizadas pela AMT principalmente na região da praia, permitindo maior agilidade nos deslocamentos e posicionamento em áreas de difícil acesso.

Titular da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Assis Medeiros disse que “começamos a iluminação na avenida da Integração e chegamos na Contorno Sul. Vamos dar continuidade aqui, indo pela Ayrton Senna, depois Ponte da Tabuba até o Cumbuco e Estrada da Barra Nova.”

Já o presidente da AMT, Carlos Augusto Cavalcante, lembrou que há muito tempo a população reivindicava o semáforo. “Por conta dos acidentes, as pessoas pediam este sinal. Hoje estamos atendendo a um pedido importante da população. Já com as novas viatuas nós vamos intensificar a fiscalização nas dunas.”

Grupo de trabalho discute medidas para celeridade de obras

A Prefeitura promoveu nesta quarta-feira (12/9) mais uma reunião da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) para tratar do Programa de Infraestrutura Integrada de Caucaia. O grupo planeja e acompanha o processo de desenvolvimento econômico, social e ambiental do município, especialmente as obras que serão financiadas com os 80 milhões de dólares do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), cuja liberação deve acontecer nas próximas semanas.

Participaram do encontro de hoje representantes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam), da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) e da Comissão Municipal de Licitação.

Conforme o subsecretário municipal de Finanças e coordenador da UGP, Fábio Mota, a Prefeitura está adotando medidas para executar as obras CAF em um período de tempo reduzido. “Estamos tratando do primeiro lote dos projetos, que contempla 34 ruas, para que sejam licenciadas e, desta forma, se possa dar andamento às licitações e o mais breve possível iniciar a execução das obras.”

No último dia 4, o Senado Federal aprovou a liberação do financiamento internacional, o primeiro do município. A expectativa é de que o contrato entre CAF, Prefeitura e Ministério da Fazenda seja assinado em 15 dias.

A Prefeitura irá pavimentar 500 ruas, urbanizar 88 quilômetros de vias e áreas, requalificar 49 quilômetros de rotas de transporte público, abrir 18 quilômetros de vias para ligar os três maiores distritos do município (Jurema, Sede e Litoral), construir uma ponte e um viaduto, e criar dez ecopontos.

Além disso, vai requalificar todo o Centro Histórico, urbanizar grandes lagoas, construir um Centro Social de Eventos, criar cinco praças, capacitar mais de 1.000 microempreendedores individuais e implantar sistemas de videomonitoramento e de iluminação pública.

 

NÚMEROS DO FINANCIAMENTO CAF
4.000 empregos gerados
1.000 microempreendedores individuais capacitados
5 novas praças
1 Centro Social de Eventos
10 Ecopontos
500 ruas pavimentadas
88 quilômetros de vias e áreas urbanizadas
49 quilômetros de rotas de ônibus requalificadas
18 quilômetros de vias estruturantes implantadas ligando Jurema, Sede e Litoral
1 ponte
1 viaduto
3 lagoas urbanizadas
Sistema de videomonitoramento
Sistema de iluminação pública
Requalificação do Centro Histórico
66 meses de carência (a partir da data de assinatura do contrado com o CAF)

Prefeitura leva debate sobre suicídio à Câmara Municipal

A Prefeitura de Caucaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu nesta quarta-feira (12/9) audiência pública na Câmara Municipal de Caucaia para tratar um relevante assunto, em evidência neste mês de Setembro Amarelo: a prevenção ao suicídio.

A proposição integra o plano de ações do projeto Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ao qual o Município aderiu e desde o mês passado vem reunindo esforços intersetoriais para discutir a problemática. Com o tema “Pacto pela Valorização da Vida”, a audiência teve como objetivo envolver o Legislativo em apoio à causa e dar ainda mais visibilidade ao projeto.

“Queremos que não seja só o mês alusivo. Tem que ser política permanente. Colocar esse tema na pauta da agenda política é indispensável e, com o projeto intersetorial, trazemos esse olhar prioritário. Minha palavra é de apoio incondicional a esse projeto”, destacou o secretário municipal de Saúde Moacir Soares.

Representando o Ministério Público, a promotora Ana Karine Serra Leopércio ressaltou que as ações do Vidas Preservadas não devem ser pontuais. “Ciente de o Ceará ser o quinto no Brasil em termos de suicídio, o MP resolveu levantar essa campanha pela preservação da vida. Cada município, dentro das suas peculiaridades, está fazendo seu próprio plano”, explicou. Segundo ela, um dos compromissos previstos é trazer uma série de capacitações para profissionais da saúde.

Na ocasião, o coordenador de Saúde Mental da SMS, Davi Queiroz, fez uma apresentação da rede de atenção psicossocial no município e de alguns indicadores epidemiológicos, dados que estão sendo esmiuçados em consonância com o desenvolvimento do projeto e que servirão para traçar estratégias de atuação para prevenção do suicídio e fortalecimento da rede em Caucaia.

“A ideia era apresentar a rede e promover o debate sobre o suicídio. Esses espaços de debate são muito importantes. E o cuidado tem que ser feito por vários atores. Portanto, precisamos da colaboração de vários setores da sociedade”, explicou o médico.

Existem hoje em Caucaia três Centros de Atenção Psicossocial: um Caps Geral, um Caps Álcool e Drogas e um Caps Infantil. Além disso, a cidade conta com um Ambulatório de Retaguarda em Saúde Mental, com seis leitos psicossociais no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, e vem investindo no matriciamento em Saúde Mental na Atenção Primária, que representa um suporte das Unidades Básicas de Saúde no cuidado.

A audiência de hoje contou com o apoio dos vereadores Lauro Arruda e Neto do Planalto. Essa, no entanto, não é a única ação alusiva à temática. Ainda este mês, outras atividades estão sendo programadas nos postos de saúde. Na quinta-feira (13/9), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a SMS vai promover o I Fórum de Prevenção ao Suicídio nas Escolas de Caucaia.

Será um dia de palestras e debates com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais. Tudo isso destinado a professores pré-selecionados que vão representar 94 equipamentos municipais de ensino.

Prefeitura licita reforma do Mercado Municipal

Uma das obras mais aguardadas por quem frequenta o Centro de Caucaia, a reforma do Mercado Municipal Juaci Sampaio Pontes está sendo licitada pela Prefeitura de Caucaia. Logo que o processo seja concluído, o prefeito Naumi Amorim assinará a Ordem de Serviço para a primeira etapa dos trabalhos.

O investimento será de R$ 1,4 milhão. As obras durarão 90 dias após a assinatura da OS. “Vamos restaurar o Mercado e entregar um equipamento de qualidade, com segurança aos permissionários e aos usuários, já que seguiremos todas as normas do Corpo de Bombeiros”, assegura Naumi.

A reforma terá como prioridade a execução da segurança da coberta, modificando toda a estrutura, e a reforma das quatro faixadas laterais do prédio com revestimento metálico. Em seguida, todos os outros quatros pavilhões serão reformados com a instalação de uma nova estrutura metálica e faixada ventilada.

“Uma segunda e última etapa da reforma ainda vai ser orçada para que possamos encaminhar para a Comissão de Licitação. A reforma desse Mercado foi um compromisso meu e eu faço questão de cumprir porque sei que muitas famílias dependem dele”, conclui o prefeito.

INTERVENÇÃO EMERGENCIAL
Em junho de 2017, o Mercado Municipal passou por reforma emergencial em parte de sua cobertura. Os pavilhões III e IV passaram por restauração da estrutura metálica, troca dos telhados e da base da caixa d’água, que agora passará apenas por uma manutenção preventiva.

Prefeitura começa a instalar Internet gratuita em espaços públicos

/admin/view/noticia/img/20180911142900internet_caucaia_digital.jpg

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec), começou a executar um importante programa para Caucaia. Trata-se do “Caucaia Digital”, que vai garantir Internet de graça em locais públicos e cuja primeira ação beneficia a Praça do Remo, localizada na Grande Jurema.

O local já abriga uma areninha e virou um grande ponto de encontro dos moradores da região. Segundo o titular da Sesutec, José Diogo Gomes, “os testes iniciais já estão sendo finalizados e na próxima semana será liberada no portal da Prefeitura uma área para cadastro dos usuários que queiram ter acesso à Internet de graça e com qualidade ainda maior, com o dobro de velocidade.”

A previsão é de que todas as praças de Caucaia ofereçam o serviço, que será ampliado gradativamente. “O acesso na Praça do Remo já está liberado para a população. Estamos ajustando o sistema e após o cadastro estará operando em total conformidade”, ressalta o diretor de Tecnologia da Informação da Sesutec, Victor Barreto.

Sugestões de novos locais para a ampliação do Caucaia Digital podem ser apresentadas à Prefeitura de duas formas: por e-mail ([email protected]) e por telefone (3342.5000).

Escolas de Caucaia vão a Salvador participar de evento da Unesco

Oito das 19 unidades educacionais de Caucaia integrantes do Programa de Escolas Associadas (PEA), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), enviaram nesta terça-feira (11/9) representantes a Salvador (BA) para o Encontro Nacional 2018.

Nos próximos dias 12, 13 e 14, eles receberão certificado que lhes dará direito, como escolas membro, a utilizarem a logomarca Pea-Unesco e do Ano Internacional, em vigor. Também receberão materiais da instituição e participarão de concursos.

Com a marca Pea-Unesco, as escolas alinham-se aos princípios da Unesco contidos nos conceitos de visão global, compreensão internacional, paz e diálogo cultural. No Brasil, pesam também a obediência aos quatro pilares da Educação para o século XXI, encerrados nos temas aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver.

As escolas caucaienses com representantes em Salvador são: Maria de Lourdes, Aba Tapeba, Nair Magalhães Guerra, José Pontes Filho, Nossa Senhora da Conceição, Patronato Pio XI, Francisco Alves do Amaral e Alice Moreira de Oliveira.

Reuniões prestam esclarecimentos a comunidades

Equipes do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), em parceria com os técnicos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas (Aquasis), estão promovendo consultas públicas para subsidiar a proposta de criação de uma Unidade de Conservação Pública Ambiental na área denominada Serra da Rajada.

De uma série de reuniões previstas para esta semana, a primeira aconteceu na tarde desta terça-feira (11/9), na localidade de Piroás, na Tucunduba. A iniciativa faz parte de um plano de mobilização para prestar esclarecimentos às comunidades envolvidas.

Os grupos de trabalho também estão produzindo pesquisas e estudos que definirão qual tipo de Unidade de Conservação será implementado na Serra da Rajada, que pode se tornar uma área de Proteção Integral, uma Área de Proteção Ambiental de Uso Sustentável, uma Reserva Extrativista, uma Reserva Biológica ou uma Floresta Nacional.

O objetivo principal desses momentos é esclarecer aos moradores o que é uma Unidade de Conservação, quais tipos de unidades existentes e o que pode ser feito em cada uma delas. “A comunidade precisa estar ciente dos benefícios de ter uma unidade de conservação implantada na sua localidade, mas também entender seus deveres como cuidadores dessa unidade”, explica a gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes.

A previsão é de que em janeiro de 2019 seja concluída a pesquisa com o relatório final de criação da Unidade e definido qual tipo será implantado.

CRONOGRAMA EXECUTIVO DAS REUNIÕES DE MOBILIZAÇÃO NAS COMUNIDADES

– Tucunduba
Data: 12/9 às 16 horas
Local: Igreja local

– Ipu
Data: 13/9 às 16 horas
Local: Espaço cedido pela comunidade

– Serra da Rajada
Data: 14/09 às 18 horas
Local: Sede da Associação Dos Quilombolas da Sede da Rajada

Feira de Ciências 2018 encerra fase municipal

A Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Nossa Senhora da Conceição, localizada em assentamento rural, foi a vencedora da etapa municipal da Feira de Ciências 2018.

Com o projeto “Produção de Medicamentos Alternativos”, a equipe representante do colégio foi condecorada com medalhas e a escola recebeu um troféu. Ficou em segundo lugar a EEIEF Antonio Albuquerque, com a apresentação de um aplicativo de estudos de nome “Scienceplus” , com conteúdo de Biologia, Física e Química.

Doze escolas, duas de cada região do Município, participaram da etapa municipal da Feira de Ciências 2018. Os projetos dois finalistas, escolhidos por uma banca de especialistas, concorrerão à penúltima etapa do certame, a fase Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede 1) , que acontecerá Maracanaú, em data a ser confirmada.

Caso sejam classificadas, as escolas de Caucaia irão à etapa estadual, o Ceará Científico.

Audiência vai debater “Pacto pela Valorização da Vida”

Para abrir uma agenda de sensibilização e prevenção ao suicídio em Caucaia, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai promover uma audiência pública com o tema “Pacto pela Valorização da Vida”. O evento vai acontecer na Câmara Municipal às 9 horas desta quarta-feira (12/9).

A iniciativa da gestão é referente ao projeto Vidas Preservadas, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), ao qual o Município aderiu e, desde o mês passado, vem reunindo esforços intersetoriais para discutir a problemática.

O objetivo da audiência é acionar o Legislativo em apoio à causa e dar visibilidade ao projeto. “Vamos tentar levar o máximo de público para essa audiência e envolver a sociedade, além de todo o órgão da saúde”, observa o articulador do projeto em Caucaia, Daniel Gadelha.

Ainda esta semana, outro momento está sendo preparado em alusão ao Setembro Amarelo. Trata-se do I Fórum de Prevenção ao Suicídio nas Escolas de Caucaia. O evento, destinado a professores pré-selecionados que vão representar 94 equipamentos municipais de ensino, acontece na próxima quinta-feira (13/9) e prevê palestras e debates com psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

O Fórum é uma promoção da SMS em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), com organização do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i).

SERVIÇO
AUDIÊNCIA PÚBLICA
QUANDO:
 Quarta-feira, 12 de setembro, às 9 horas
ONDE: Câmara Municipal de Caucaia (praça Coronel Fausto Sales, 464, no Centro)

Membros da Defesa Civil participam de capacitação

Representantes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caucaia (Compdec) cumprem esta semana uma importante agenda em Fortaleza.

Eles participam até sexta-feira (14/9) do curso de capacitação para minimização de desastres. A capacitação é voltada para os coordenadores da Defesa Civil da capital e municípios da Região Metropolitana de Fortaleza.

A capacitação acontece na sede da Defesa Civil do estado e é oferecido pelo Ministério da Integração. O objetivo principal da capacitação é prevenir e minimizar possíveis desastres em áreas de risco.