junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comissão prepara calendário de ações para prevenção do suicídio em Caucaia

O grupo de trabalho responsável pelo projeto Vidas Preservadas promoveu nova reunião nesta terça-feira (4/9) para tratar da prática do suicídio em Caucaia. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A iniciativa é do Ministério Público do Estado com adesão da Prefeitura, que desde o último dia 14 de agosto está em atividade.

Foram debatidos hoje serviços já desenvolvidos pelo Município e apresentado um instrumento de planejamento. Além da promoção de ações durante o Setembro Amarelo, o movimento visa a elaboração de um plano estratégico para o enfrentamento ao problema. Participaram do encontro representantes do gabinete do prefeito Naumi Amorim, de diversos setores e equipamentos da SMS e da Guarda Municipal de Caucaia.

“Esses encontros são formidáveis pra que a gente possa conhecer ações que já estão sendo feitas nas secretarias e as demais não têm conhecimento. O nosso maior objetivo é fazer o projeto acontecer para institucionalizar o que está sendo feito no município”, destacou o assessor articulador do projeto em Caucaia, Daniel Gadelha.

No proximo dia 12, uma audiência pública vai levar o tema para a Câmara Municipal para sensibilizar parlamentares no apoio ao projeto. Já para o dia 13 está prevista a realização do I Fórum de Prevenção ao Suicídio nas Escolas de Caucaia. O evento será voltado a professores de turmas do sexto ao nono ano.

Outros eventos ainda estão sendo articulados. “O foco é pensar não nas consequências, mas na causa, que é o sofrimento psíquico. O suicídio é um agravo da saúde mental. Temos que entender que o cuidado vai além da Saúde. Ele tem que ser intersetorial e integrado”, frisou a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Malbia Rolim.

Caucaia reduz em mais de 50% índice de infestação do mosquito

O último Levantamento de Índice Rápido (Lira) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apresenta resultado positivo no que diz respeito ao percentual de infestação do Aedes aegypti em Caucaia. O mosquito é transmissor das chamadas arboviroses (dengue, zika e febre chikungunya).

Caucaia registrou índice de infestação de 2.2%. Esse dado sinaliza redução de mais de 50% da infestação em zona urbana. Segundo classificação do Ministério da Saúde, a atual situação indica médio risco. Na pesquisa anterior, feita em abril, o índice chegou a 4.9%, o que representava situação de alto risco.

Entre os dias 27 e 31 de agosto, foram inspecionados 5.519 imóveis em 40 bairros. Tanques e tambores são os maiores responsáveis pela proliferação do inseto. Eles são 68,1% do total de criadouros. Depósitos fixos como calhas e lajes são 10,1%.

Para o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses da SMS, Francisco Pires, os estratos refletiram um cenário bastante positivo no controle vetorial, mas as equipes do órgão seguem vigilantes. “As ações continuarão sendo intensificadas, considerando a manutenção dos níveis de infestação para dificultar a circulação das arboviroses”, informa.

Casa do Trabalhador inicia ciclo de palestras com microempreendedores

A partir desta quarta-feira (5/9), o empreendedor individual de Caucaia volta a contar com o ciclo de palestras promovito pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), através do Balcão do Empreendedor.

No retorno das atividades, será discutido o tema “Ser MEI em tempos de crise”. Também será oferecido um momento de tira dúvidas sobre benefícios, parcerias, inscrição municipal e emissão de nota fiscal.

Durante setembro, os encontros vão acontecer sempre às quartas-feiras, 10 horas. A iniciativa é aberta a empreendedores, feirantes, vendedores e artesãos.

SERVIÇO
CICLO DE PALESTRAS
QUANDO:
 5 de setembro de 2018, às 10 horas.
ONDE: rua Coronel João Licínio, 517, no Itambé.
MAIS INFORMAÇÕES: 3342.1852

Conselho debate políticas culturais em reunião nesta quarta (5)

O Conselho Municipal de Cultura reune novamente nesta quarta-feira (5/9) seus 40 membros para dar continuidade às discussões sobre as políticas públicas culturais da cidade.

O encontro acontecerá às 9 horas, na sede da Casa do Trabalhador, e terá como pautas: eleição do Conselho Diretor, posse da Mesa Diretora e agendamento de reuniões para o segundo semestre de 2018.

SERVIÇO
REUNIÃO DO CONSELHO DE CULTURA
QUANDO:
 5 de setembro de 2018, às 9 horas.
ONDE: rua Coronel João Licínio, 477, no Centro de Caucaia.

Obras de pavimentação são iniciadas no Araturi

Com intervenções na rua José Marinho, a Prefeitura começou nesta segunda-feira (3/9) a executar o programa Sinalize em Caucaia pelo bairro Araturi. Fruto de parceria com a Casa Civil do Governo do Estado e com o Departamento de Trânsito do Ceará (Detran-CE), a iniciativa deixou os moradores animados.

Residente do bairro há três anos, Antônio Albuquerque, 72, esperava ver um dia a rua José Marinho asfaltada. “A pavimentação é muito importante porque evita acidente e vou poder andar de bicicleta com mais conforto e menos perigo de quebrar”, ressalta.

Já dona Risoleta Ribeiro da Silva mora há dois anos no Araturi e acredita que a impermeabilização asfáltica trará muitos benefícios para quem todo dia transita pela via. “Quando estiver tudo concluído, os buracos vão sumir e a poeira vai junto”, pontua.

Com o Sinalize, Prefeitura e Governo pretendem reduzir o ainda elevado índice de mortalidade dos acidentes de trânsito. Caucaia receberá 70 mil metros quadrados de asfalto, o equivalente a 14 quilômetros, além de sinalização para ruas e avenidas.

As obras estão orçadas em R$ 2,3 milhões. Serão executados serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias, além de implantação de sinalização vertical e horizontal.

Ao todo, 41 vias localizadas em dez bairros (Jardim do Amor, Tabapuazinho, Curicaca, Mestre Antônio, Grilo, Patrícia Gomes, Parque das Nações, Boa Vista, Nova Metrópole, Novo Paraíso, Cabatan, Alto do Garrote) serão beneficiadas com intervenções.

Confira algumas delas.

GRILO
Rua Santa Rita
Rua Florêncio Matias
Rua Júlia da Silva Oliveira

CABATAN
Rua Francisco da Rocha Martins
Rua São João
Rua São José
Rua São Pedro
Rua Santa Luzia (Igreja)

CURICACA
Rua Vicente Luís O. Filho
Rua José Maria da Silva
Rua Raimundo Nonato Alexandre

ALTO DO GARROTE
Av. João Cordeiro
Rua Maria Cavalcanti Pereira Goes
Rua SDO 01
Rua Francisco Gadelha
Rua D

PARQUE DAS NAÇÕES
Rua Inglaterra
Rua Alemanha

PARQUE BOA VISTA
Rua Amazonas / Rua das Flores

GENIPABU
Rua José Gomes / Rua General Mourão Filho
Rua São José / Rua Vicente Ribeiro do Nascimento

NOVA METRÓPOLE
Rua SDO 01 / Rua E
Rua Z
Av. Contorno Oeste
Rua 4
Rua 5

TABAPUAZINHO
Rua Quixadá
Rua Acaraú
Rua Rodolfo Teófilo

NOVO PARAÍSO
Rua Maria da Piedade
Rua Ary Toledo
Rua Fausto Nilo
Rua 01
Rua 02
Rua José Marinho

PATRÍCIA GOMES
Rua 23 de Maio
Rua 29
Rua 30

Prefeito inaugura creche para 82 crianças no Coité Pedreiras

O Prefeito Naumi Amorim inaugurou nesta segunda-feira (3/9) a mais nova unidade educacional da rede municipal de ensino de Caucaia. Trata-se da Creche Tia Chiquinha, um anexo da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Maria Inocência de Oliveira, na localidade de Coité Pedreiras.

O espaço acolhe até 82 crianças em tempo integral, do II ao V Infantil. “Uma das nossas prioridades são as crianças, a saúde e a educação. A saúde foi a primeira que vimos melhorar. Agora a Educação começa a apresentar resultados mais animadores. Muito em breve vamos comemorar ainda mais”, disse o prefeito.

Naumi lamentou que não seja comum prefeitos preocuparem-se com creches porque o resultado delas não é percebido a curto prazo. Para ele, no entanto, “preparar a criança é acreditar no futuro de Caucaia, como acreditam todos os que querem o bem do Município.”

Secretária municipal de Educação, a professora Lindomar Soares também falou no futuro de Caucaia e de seus visionários, aqueles que com ela foram visitar a casa onde nasceu e morou Tia Chiquinha, Francisca Araújo do Nascimento, líder comunitária e alfabetizadora da comunidade. “Aqui estivemos o prefeito Naumi, a primeira-dama e a vereadora Natécia Campos, autora do requerimento que deu origem à nova escolinha.”

“Naquela ocasião era apenas um sonho”, mas Naumi cobrou, “como cobra a todos os secretários para que andem rápido, tirando ideias do papel e transformando em realidade. Assim é que eu digo que a educação de Caucaia, a vida de Caucaia terá um marco, será antes e depois de Naumi na Prefeitura”, acrescentou a secretária.

Conjunto São Domingos começa a receber luminárias

Menos de 24 horas depois de o prefeito Naumi Amorim assinar a ordem de serviço de instalação de luminárias no Conjunto São Domingos, no Toco, os trabalhos já foram iniciados.

No último sábado (1º/9), a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) iniciou a colocação dos 250 equipamentos que beneficiarão a mais de 300 famílias.

Estão sendo instaladas lâmpadas brancas de vapor metálico. A expectativa da SPSPTrans é de que o serviço seja concluído em até 15 dias.

Paraleo a isso, a pasta prossegue com a colocação de outras 334 novas luminárias com lâmpadas de LED nas avenidas do Contorno Leste, Ayrton Senna e São Vicente de Paula.

Na Avenida da Integração, o trabalho já foi concluído. Foram substituídos 51 braços ornamentais e 102 luminárias de vapor de sódio. Já na avenida Contorno Leste, no Metrópole, serão substituídos 36 braços ornamentais e 72 luminárias de vapor sódio por LED.

Na avenida Ayrton Senna, no Arianópolis, serão substituídos 25 braços ornamentais e 50 luminárias de vapor sódio por LED. Por fim, a avenida São Vicente de Paula, no Araturi, terá 55 braços ornamentais e 110 luminárias de vapor sódio substituídos.

ETAPA 5
Outro bairro que também será beneficiado é o Icaraí, na região do litoral. A rodovia CE-090, avenida Central, no trecho do cruzamento da Estrada velha do Icaraí até a ponte da Tabuba, terá 96 braços ornamentais substituídos 192 luminárias de LED instaladas. O valor do investimento será da ordem de R$ 1.166.963,23.

Caucaia supera meta de vacinação e encerra campanha

Após a Prefeitura mobilizar postos de saúde no último sábado (1º/9), Caucaia superou mais uma meta de vacinação estabelecida pelo Governo Federal. O município alcançou 97% e 98% do público-alvo da campanha de imunização contra a poliomielite e o sarampo, respectivamente.

Receberam as doses crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. A meta era proteger 95% dos pequenos. “Posicionamos Caucaia em condição de destaque e de reconhecimento do compromisso do prefeito Naumi Amorim”, sintetiza o secrertário municipal de Saúde Moacir Soares.

Com esse desempenho, a cidade está acima da média do Ceará (92%) e da média nacional (88%). Além disso, superou sua segunda meta de vacinação do ano. A primeira foi na campanha nacional de imunização contra a gripe, algo não alcançado há anos.

Para a meta contra a pólio e contra o sarampo ser batida, todas as 46 salas de vacina de Caucaia aplicaram doses. E em dois sábados a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu mutirões. O primeiro, em 18 de agosto, em todas as unidades; e o segundo em 13 pontos estratégicos.

Por determinação do Ministério da Saúde, a campanha seguirá até 14 de setembro nos municípios que ainda não atingiram a meta. Nos que já alcançaram o índice, como é o caso de Caucaia, os trabalhos estão encerrados.

Obras de pavimentação do Sinalize começam próxima segunda (3)

A Prefeitura de Caucaia, em parceria com a Casa Civil do Governo do Estado e com o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE), inicia na próxima segunda-feira (3/9) a execução do programa Sinalize.

Com isso, o município receberá 70 mil metros quadrados de asfalto, o equivalente a 14 quilômetros, além de sinalização para ruas e avenidas.

Ao todo, 41 vias localizadas em dez bairros (Jardim do Amor, Tabapuazinho, Curicaca, Mestre Antônio, Grilo, Patrícia Gomes, Parque das Nações, Boa Vista, Nova Metrópole, Novo Paraíso, Cabatan, Alto do Garrote) serão beneficiadas com intervenções.

As atividades iniciarão na rua José Marinho, na localidade do Ayrton Senna.

A finalidade do Sinalize é reduzir o ainda elevado índice de mortalidade dos acidentes de trânsito em zonas urbanas do Ceará (68 em cada 100). Em Caucaia, as obras estão orçadas em R$ 2,3 milhões e serão executadas pelo consórcio CE/PAV.

Serão executados serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias de trânsito urbanos e rodoviárias, além da implantação de sinalização vertical e horizontal.

Confira algumas das ruas que serão beneficiadas pelo Programa.

GRILO
Rua Santa Rita
Rua Florêncio Matias
Rua Júlia da Silva Oliveira

CABATAN
Rua Francisco da Rocha Martins
Rua São João
Rua São José
Rua São Pedro
Rua Santa Luzia (Igreja)

CURICACA
Rua Vicente Luís O. Filho
Rua José Maria da Silva
Rua Raimundo Nonato Alexandre

ALTO DO GARROTE
Av. João Cordeiro
Rua Maria Cavalcanti Pereira Goes
Rua SDO 01
Rua Francisco Gadelha
Rua D

PARQUE DAS NAÇÕES
Rua Inglaterra
Rua Alemanha

PARQUE BOA VISTA
Rua Amazonas / Rua das Flores

GENIPABU
Rua José Gomes / Rua General Mourão Filho
Rua São José / Rua Vicente Ribeiro do Nascimento

NOVA METRÓPOLE
Rua SDO 01 / Rua E
Rua Z
Av. Contorno Oeste
Rua 4
Rua 5

TABAPUAZINHO
Rua Quixadá
Rua Acaraú
Rua Rodolfo Teófilo

NOVO PARAÍSO
Rua Maria da Piedade
Rua Ary Toledo
Rua Fausto Nilo
Rua 01
Rua 02
Rua José Marinho

PATRÍCIA GOMES
Rua 23 de Maio
Rua 29
Rua 30

Dia D de vacinação acontece neste sábado (1º)

Caucaia terá neste sábado (1º/9) mais um Dia D de vacinação contra a poliomielite e o sarampo. Será o segundo esforço concentrado promovido pela Prefeitura em menos de um mês. Este, em especial, marcará o fim da campanha no município, iniciada em 6 de agosto e encerrada nacionalmente nesta sexta-feira (31/8).

Treze das 46 salas de vacina mantidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) funcionarão amanhã. O atendimento acontecerá das 8 horas às 14 horas, de forma initerrupta. Juntas, todas essas unidades oferecerão duas mil doses. Todos os seis distritos de Caucaia foram contemplados.

A campanha não será prorrogada. Por isso, é fundamental que pais e/ou responsáveis levem os filhos aos postos o quanto antes. Hoje, o funcionamento das salas de vacina é normal.

A realização de um segundo Dia D é necessária para Caucaia alcançar a meta de imunização estipulada pelo Ministério da Saúde. O município já vacinou 84,78% do público-alvo da campanha para poliomielite e 86,31% do público-alvo para sarampo. A expectativa é de que com um novo Dia D a cidade chegue aos 95% de cobertura.

Estão sendo vacinadas apenas crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos. Adultos não estão sendo imunizados em hipótese nenhuma, já que o Ceará não registrou casos das doenças (ao contrário de estados como Amazonas, Roraima, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pernambuco e Pará, que têm ocorrências de sarampo).

SERVIÇO
POSTOS QUE ABRIRÃO NO DIA D.

UBS Maria Firmino Mendes – D. Cotinha
ONDE: rua Coronel Correia, s/n, no Centro de Caucaia

UBS Terezinha Lima Moreira
ONDE: rua Paulo Gomes Silva, nº 49, Parque Soledade

UBS Dr. Joaquim Braga
ONDE: rua 103, s/n, Planalto Caucaia

UBS Valdenúzia Moreira Bastos
ONDE: rua Principal, s/n, Pacheco

UBS Luiz Costa Oliveira
ONDE: rua Chagas Miguel, nº 927, Capuan

UBS Maria de Jesus Ferreira
ONDE: Conjunto Metropolitano, s/n, Picuí

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira
ONDE: avenida D, s/n, Nova Metrópole

UBS Francisca Carlota de Matos
ONDE: rua Acaulpco, s/n, Guadalajara/Jurema

UBS Francisco Paulo Pontes
ONDE: avenida Dom Almeida Lustosa, s/n, Marechal Rondon

UBS Antônio J.P. Machado
ONDE: rua Centro Oeste, s/n, Araturi

UBS Dr. Francisco Djalma Soares
ONDE: Quadra 49, Tabapuazinho

UBS Novo São Miguel
ONDE: rua 17, s/n, Novo São Miguel

UBS Giselda Magalhães Bezerra
ONDE: rua Paracatu, s/n, Potira II