junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeitura inicia restauração das alças do viaduto do Metrópole

Atendendo a um antigo clamor da população, a Prefeitura de Caucaia começou nesta terça-feira (28/8) a executar a obra de recuperação das quatro alças e retornos do viaduto da BR-222 que dá acesso ao bairro Metrópole.

Os trechos não são pavimentados e estão extremamente esburacados. Com a reforma, as alças e retornos receberão asfalto. “Esse espaço é de responsabilidade do Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes], mas nós fizemos um acordo para a Prefeitura tocar a obra porque o trânsito está muito prejudicado e, principalmente, há um risco grande de acidentes”, explica o prefeito Naumi Amorim.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Kleber Correia, todo o perímetro continuará sob jurisdição do Dnit. “Vamos fazer apenas uma recuperação na área que não tem mais asfalto para poder minimizar os impactos no tráfego local. Essa obra, por enquanto, não é definitiva. Mas trará mais conforto e segurança a todos”, explica.

A iniciativa visa garantir acessibilidade a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que utilizam diariamente a via. O prazo para conclusão da obra é de até três dias.

Secretaria começa nova pesquisa sobre índice de infestação do mosquito da dengue

Mesmo com a redução no número de casos de dengue e chikungunya em Caucaia este ano, a Prefeitura vem realizando diversas ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor dessas arboviroses. Até a próxima sexta-feira (31/8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realiza o terceiro Levantamento de Índice Rápido (Lira) de 2018.

Esta edição do monitoramento teve início nessa segunda-feira (27/8) e deve visitar cerca de 5.600 imóveis em 42 bairros da zona urbana do Município. A pesquisa permite identificar as localidades onde a incidência do inseto é maior, facilitando o planejamento das intervenções das equipes da SMS.

“Vale lembrar que os resultados da pesquisa rápida orientarão as ações de vigilância e de controle de maneira rápida e oportuna nos bairros em alerta e os depósitos que ofertam o maior risco de infestação”, sinaliza o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses, Francisco Pires.

Os resultados do levantamento devem ser divulgados em 3 de setembro. No segundo Lira deste ano, realizado de 23 a 27 de abril, o índice de infestação predial chegou a 4.9%, o que, segundo classificação do Ministério da Saúde, representa uma situação de risco.

Prefeitura promove nesta quarta (29) Fórum dos Direitos da Criança

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promove nesta quarta-feira (29/8) o 1° Fórum Comunitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento acontecerá no Convento das Irmãs Cordimarianas, no Centro de Caucaia, a partir das 8 horas.

O encontro é umas das ações prevista no Projeto Xodó e também uma etapa obrigatória e fundamental para o município conquistar o Selo Unicef.

A iniciativa prevê discussões e coleta de sugestões de políticas sociais direcionadas à realidade infanto-juvenil de Caucaia.

SERVIÇO
FÓRUM COMUNITÁRIO
QUANDO:
 29 de agosto, às 8 horas.
ONDE: rua Coronel Correia, 2718, Capuan.

Encontro marca reestruturação do CLS do Novo Pabussu

Nesta terça-feira (28/8), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Conselho Municipal de Saúde (CMS), promoveu uma reunião de mobilização com a comunidade do Novo Pabussu. O objetivo foi integrar profissionais e usuários da Unidade Básica de Saúde Maria dos Passos Matias Gomes, localizada no bairro, para reestruturar o Conselho Local de Saúde (CLS).

Contando com a presença de representantes do colegiado municipal e da Secretaria Executiva da SMS, o encontro serviu para concretizar a nova Mesa Diretora do CLS. Em seguida, uma nova composição de membros foi estabelecida em virtude de vagas ociosas.

Três titulares e três suplentes do segmento de usuários foram convocados. “Queremos que a população possa se empoderar da oportunidade de ter um serviço com toda a estrutura e valorize o momento de fortalecimento dos conselhos. Unir comunidade usuária e trabalhadores é a motivação do colegiado”, destaca a presidente do CMS, Marlúcia Ramos.

O Conselho do Novo Pabussu tomou posse em abril deste ano, assim como os outros 45 conselhos dos demais territórios. Eles são formados por 12 titulares e seus respectivos suplentes, representantes de usuários, trabalhadores da saúde e gestores, que atuam na fiscalização e planejamento de ações e serviços de cada unidade.

Copa do Povo está com inscrições abertas

A partir do próximo dia 15 de setembro, a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv) vai promover um evento especial para a prática do futebol em Caucaia. A Copa do Povo tem o objetivo de democratizar o acesso ao esporte e incentivar o espírito competitivo em crianças e adolescentes.

Serão disputados jogos nas modalidades futebol masculino sub 15 e sub 17 e feminino sub 17. As vagas são limitadas e o período de inscrições já começou.

Até o próximo dia 4, os interessados em participar do torneio devem procurar a sede da Sejuv, no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira. O horário de atendimento é de 8 às 14 horas.

Deverá ser entregue no ato da inscrição xerox do RG ou certidão de nascimento dos atletas e responsáveis pela equipe.

SERVIÇO
COPA DO POVO
QUANDO:
 de 27 de agosto a 4 de setembro, de 8 às 14 horas
ONDE: Estádio Municipal Raimundo de Oliveira (rua Tobias Correia, s/n)
MAIS INFORMAÇÕES: 3342.5869

Intervenção urbana colore a vila

/admin/view/noticia/img/20180827111341cumbuco_grafite_pintura.jpg

Esse domingo (26/8) foi de muita arte visual, alegria e cultura em um projeto pioneiro na vila do Cumbuco, em Caucaia. O Cumbucor reuniu 12 artistas de rua, incluindo dois talentos do município, com o objetivo de montar um painel coletivo em dez residências da rua Almirante Sílvio Figueiredo de Magalhães.

Secretário municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra acredita que o dia foi memorável para história da vila do Cumbuco. “A união desses talentosos artistas neste projeto piloto deixa o colorido da cultura do passado misturando com a modernidade urbana”, destacou.

Para o idealizador do projeto, o artista mineiro Júnior Zapata, a ideia é tirar o turista da praia e trazer o visitante para conhecer as ruas da vila. “Que se torne uma vila cultural e que os moradores tenham oportunidade de expor seu comércio, seu artesanato, marisqueiras, rendas e com isso fazer gerar renda para os moradores em suas próprias casas”, explicou.

Os 12 artistas pintaram temáticas que ressaltaram a cultura local. A ideia uniu a simplicidade da comunidade ao estilo moderno e urbano da pintura. Posteriormente outras ruas da vila receberão a intervenção.

Convidado pelo artista Júnior Zapata, Jessé Martins há sete anos faz parte de um grupo de grafiteiros de Caucaia. “É uma ótima oportunidade de a gente mostrar nosso trabalho. Aqui estou desenvolvendo uma paisagem que retrata a comunidade dos pescadores do Cumbuco”, revelou.

De passeio pela praia, a turista de São Paulo Marisa Nuaz encantou-se com os desenhos. “É como se as casas ganhassem vida própria. Ficou belíssimo. Passear por aqui agora virou atração cultural.”

Moradora há 60 anos do Cumbuco, dona Antônia Garcia nunca tinha visto tantos artistas reunidos para transformar as cores das fachadas das casas da vila. “Está ficando bonito, mais colorido e alegre. Estou muito feliz.”

Nova Metrópole e Matões sediaram audiências audiências públicas da LOA

Mais duas localidades de Caucaia sediaram nesta segunda-feira (27/8) audiências sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. Promovidos pela Prefeitura, os encontros têm o objetivo de coletar sugestões da população sobre como os recursos públicos devem ser investidos.

Os moradores do Conjunto Nova Metrópole e Matões foram ouvidos por técnicos da Controladoria Geral do Município (CGM) e da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), pastas promotoras das atividades, cuja programação encerra nesta terça-feira (28/8) com mais dois encontros.

Ambas as ações de amanhã acontecerão às 16 horas. Um deles será na Tucunduba; o outro, no Mirambé. Com isso, CGM e Sefin terão realizado audiências em todas as regiões de Caucaia.

A primeira delas ocorreu na Sede, dia 23. No dia seguinte, as populações da Jurema, Sítios e Catuana novos foram ouvidas. No dia 25, os encontros aconteceram na Tabuba e no Bom Princípio.

Para facilitar a participação popular, as audiências acontecem por área de atuação. São abordados temas como educação, saúde, segurança, assistência social, geração de renda, transporte, infraestrutura, esporte, juventude, cultura e turismo.

Ao final das audiências, a Prefeitura fará um diagnóstico de tudo o que foi colhido nos encontros. Haverá após isso uma discussão com todos os secretários municipais para viabilizar as demandas de origem da participação popular.

A previsão é de que no fim de setembro o orçamento para o exercício de 2019 seja encaminhado à Câmara Municipal de Caucaia.

SERVIÇO
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA LOA

28 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola José Nunes de Miranda: BR-020, Km 36, Tucunduba.

28 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola Maria de Lourdes Rocha: rua da Igreja, 614, Mirambé.

A uma semana do fim da campanha, 72,69% do público-alvo já foi imunizado

Faltando uma semana para o término da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, Caucaia se aproxima da meta de cobertura determinada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Desde 6 de agosto, quando teve início a mobilização, foram aplicadas 15.101 doses da tríplice viral, vacina que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Já contra a poliomielite, foram 13.806 doses aplicadas.

Isso significa que até o momento a cobertura vacinal contra o sarampo chega a 72,69%, enquanto a taxa de proteção contra a poliomielite está em 66,46% do público-alvo. O objetivo é alcançar 95% nos dois casos.

“As coberturas estão avançando dentro do esperado, visto que temos um município muito populoso e extenso. Teremos ainda a próxima semana de intensificação das ações para atingirmos as metas”, avalia o coordenador de Imunização da SMS, Luiz da Silva Moura Júnior.

Devem ser vacinadas crianças com idade entre um ano e cinco anos incompletos, mesmo que já tenham sido vacinadas. O ideal é que os pais/responsáveis levem os pequenos a alguma das 46 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde portando o cartão de vacinação.

A campanha segue até 31 de agosto e a vacina pode ser encontrada em todos os postos de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A oferta pode variar de acordo com a demanda de cada equipamento. Adultos não estão sendo vacinados em nenhuma hipótese.

Ação descentralizada leva serviços ao Parque Guadalajara

Por iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através das equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Carlota de Matos e outros setores do órgão, a população do Parque Guadalajara teve nesta sexta-feira (24/8) uma movimentada manhã de serviços.

No Centro de Referência de Assistência Social (Cras), na Grande Jurema, foram disponibilizados consultas médicas, acesso ao cadastro único e cartão do SUS, vacinação, rastreamento para hipertensão, atividades educativas com dentistas, orientações para combate ao mosquito da dengue, serviços de beleza, além de atendimento com nutricionistas.

“Com as consultas médicas em ações, reduzimos atendimentos na unidades por causas agudas. Também esclarecemos dúvidas da comunidade sobre serviços ofertados e estreitamos os laços entre os profissionais que compõem a Atenção Primária”, explica a coordenadora do Distrito V de Saúde, Elvira Clene Rêgo.

Segundo ela, a ideia é promover a ação mensalmente percorrendo todo o distrito para garantir a acessibilidade. O evento teve apoio do Conselho Local de Saúde e está inserido no contexto de descentralização da Atenção Primária, com o objetivo de facilitar o acesso da população à rede de assistência.

Tabuba e Bom Princípio recebem audiências da LOA neste sábado (25)

Após realizar audiências públicas na Sede, Guadalajara, Sítios Novos e Catuana nessa quinta (23/8) e sexta-feiras (24/8), a Prefeitura promove neste sábado (25/8) dois novos encontros para colher sugestões dos caucaienses à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.

Eles acontecerão na Tabuba e no Bom Princípio, e marcarão a entrada da gestão na segunda metade de eventos. Serão dez no total. Todos abertos ao público e divididos por área de atuação.

São abordados temas como educação, saúde, segurança, assistência social, geração de renda, transporte, infraestrutura, esporte, juventude, cultura e turismo.

Ao final das audiências, a Prefeitura fará um diagnóstico do que foi colhido nos encontros. Haverá após isso discussão com os secretários municipais para viabilizar as demandas de origem da participação popular.

A previsão é de que no fim de setembro o orçamento de 2019 seja encaminhado à apreciação da Câmara Municipal de Caucaia.

SERVIÇO
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA LOA

25 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Cemfa: Avenida Central, 1.425, Tabuba.

25 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Escola Pedro da Rocha: Cachoeira dos Paulinos, BR-020, Km 38, s/n, Bom Princípio

27 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Cras Metrópole: rua 127 esquina com rua 141, 188, Conjunto Nova Metrópole.

27 DE AGOSTO, ÀS 17 HORAS
Cras Matões: rua José Paulino de Moraes, s/n, Matões.

28 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola José Nunes de Miranda: BR-020, Km 36, Tucunduba.

28 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola Maria de Lourdes Rocha: rua da Igreja, 614, Mirambé.