junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeito vai criar Conselho e Fundo Municipal para prevenir e combater drogas

O prefeito Naumi Amorim encaminhou para a Câmara de Vereadores um importante projeto com foco na prevenção e no combate às drogas em Caucaia. Ele propõe na mensagem nº 27/18 a criação do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Compod) e do Fundo Municipal de Políticas sobre Drogas (Fumpod).

A matéria foi lida no expediente dessa quinta-feira (23/8) e a expectativa é de que seja votada pelos parlamentares na próxima sessão plenária, prevista para o dia 28/8. Com a aprovação, a legislação municipal sobre o tema será atualizada.

Isso promoverá uma melhor organização de esforços da Prefeitura. “A população será beneficiada no desenvolvimento de ações no combate às drogas e também relacionadas ao tratamento, à recuperação e à reintegração social das pessoas que precisam de ajuda”, explica o prefeito.

Pela proposta, o Conselho Municipal será formado por 12 membros titulares, sendo seis representantes do poder público e seis da sociedade civil organizada, e seus respectivos suplentes. O colegiado atuará na ação conjunta e articulada de todos os órgãos das esferas federal, estadual e municipal de prevenção ao uso, acolhimento, tratamento, reinserção social e profissional das pessoas com problemas relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

Já o Fundo Municipal será constituído pelo orçamento do próprio município e por recursos suplementares. A ideia é que o recurso seja destinado às despesas geradas pelo Plano Municipal de Políticas sobre Drogas. A verba será aplicada no financiamento de programas e procedimentos que visem alcançar as metas desse documento, além da promoção de estudos e pesquisas e compra de materiais, construção, reforma, ampliação, aquisição ou locação de imóveis para prestação do serviço adequado.

Inscrições abertas para Feira da Agricultura Familiar

Estão abertas as inscrições para os produtores familiares que quiserem participar de mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar de Caucaia. O evento será realizado no próximo dia 6 de setembro pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) na praça Fausto Sales, no Centro da Sede.

Agricultores e produtores que querem ter produtos expostos na feira devem ir à sede do Banco de Alimentos até a próxima terça-feira (28/8), de 8 horas às 15 horas. É necessário portar apenas o Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que identifica o produtor familiar e o autoriza a participar das políticas públicas para a agricultura familiar.

Serão comercializados na feira frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, bolos, doces, animais de criação, artesanato, dentre outros produtos. Todos com os preços entre 25% e 50% abaixo do valor praticado no mercado regular.

SERVIÇO
BANCO DE ALIMENTOS DE CAUCAIA
ONDE:
 rua Acapulco, s/n, no Parque Guadalajara.

Comunidades receberão cursos itinerantes; primeiro começa em 3/9

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec) inicia em setembro uma nova oferta de cursos profissionalizantes gratuitos através do projeto Casa Brasil.

Comunidades de Caucaia serão beneficiadas com a formação de jovens e adultos para o mercado de trabalho de forma itinerante. O primeiro curso, de maquiagem básica, terá 35 vagas disponíveis e beneficiará os moradores do Parque Potira I, na Grande Jurema.

As aulas serão ministradas na rua Guararapes, próximo ao Colégio Antônio Albuquerque. Os interessados podem efetuar inscrição no local, a partir da próxima segunda-feira (27/8). A turma terá início em 3/9, com duração de duas semanas.

Segundo a coordenação do projeto, cada mês um bairro diferente será contemplado pelo projeto de cursos itinerantes. Para realizar inscrição, é necessária a apresentação da xerox da identidade e comprovante de endereço.

SERVIÇO
MATRÍCULAS PARA CURSO DE MAQUIAGEM
QUANDO:
 a partir do dia 27 de agosto.
ONDE: rua Guararapes, 1.327, próximo ao Colégio Antonio Albuquerque.

Começam audiências públicas sobre a LOA 2019

A Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (23/8) a primeira de dez audiências públicas para colher sugestões dos caucaienses à Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O encontro foi promovido pela Controladoria Geral do Município no Grêmio de Recreio e Estudos, no Centro da Sede.

“As pessoas que participam se sentem responsáveis no sentido de ajudar a gestão. Pensamos em um novo formato durante as audiências para intensificar a participação da sociedade”, explica a controladora Gelma Leitão.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), Marcus Mota, a logística dos encontros tentou alcançar todos os distritos de Caucaia para a população ser ouvida ao máximo. “O prefeito quer ouvir o povo. Escutamos a demanda e damos voz às pessoas que colaboram com ideias e ajudam diretamente a gestão.”

Moradora do Centro, a dona de casa Francisca Glênio Silva Sousa classifica como muito importante esse momento de opinar nas ações da gestão. “Passamos nosso olhar para os técnicos até chegar no prefeito. Elogiei a educação com suas melhoras e dei sugestões a área da saúde. Agora é esperar pela sensibilização dos gestore.”

Para facilitar a participação popular, as audiências acontecem por área de atuação. São abordados temas como educação, saúde, segurança, assistência social, geração de renda, transporte, infraestrutura, esporte, juventude, cultura e turismo.

Ao final das audiências, a Prefeitura fará um diagnóstico de tudo o que foi colhido nos encontros. Haverá após isso uma discussão com todos os secretários municipais para viabilizar as demandas de origem da participação popular.

A previsão é de que no fim de setembro o orçamento para o exercício de 2019 seja encaminhado à Câmara Municipal de Caucaia.

Todas as audiências públicas são abertas ao público. A de amanhã será no Cras Guadalajara.

SERVIÇO
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS DA LOA

24 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Cras Guadalajara: rua Sacy, s/n, Guadalajara.

24 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola Alice Moreira de Oliveira: rua Henrique Martins, 260, BR-222, Sítios Novos.

24 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola Plácido Monteiro Gondim: BR-222, Km 40, na Catuana.

25 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Cemfa: Avenida Central, 1.425, Tabuba.

25 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Escola Pedro da Rocha: Cachoeira dos Paulinos, BR-020, Km 38, s/n, Bom Princípio

27 DE AGOSTO, ÀS 9 HORAS
Cras Metrópole: rua 127 esquina com rua 141, 188, Conjunto Nova Metrópole.

27 DE AGOSTO, ÀS 17 HORAS
Cras Matões: rua José Paulino de Moraes, s/n, Matões.

28 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola José Nunes de Miranda: BR-020, Km 36, Tucunduba.

28 DE AGOSTO, ÀS 16 HORAS
Escola Maria de Lourdes Rocha: rua da Igreja, 614, Mirambé.

Caucaia planeja ações para prevenção do suicídio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) abriu espaço mais uma vez nesta quinta-feira (23/8) para um debate de grande relevância: o suicídio. O encontro teve como pautas principais a situação epidemiológica dos óbitos em Caucaia, as tentativas de suicídio por intoxicação exógena e a elaboração de uma agenda especial para o Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização contra a prática.

A discussão faz parte de um movimento criado a partir do projeto Vidas Preservadas, iniciativa do Ministério Público do Estado (MP/CE) a qual a Prefeitura aderiu. Desde o último dia 14, está em ação um grupo de trabalho intersetorial com o objetivo de traçar estratégias de atuação para a prevenção do problema.

Neste primeiro momento, a ideia é fazer um diagnóstico do tema no município e trabalhar no planejamento de ações, como a promoção de fóruns e a mobilização de escolas, igrejas, organizações não governamentais, outras entidades ligadas ao assunto e a sociedade em geral.

“É uma forma de disseminar o conhecimento com relação ao sofrimento psíquico, que eventualmente possa levar a uma tentativa ou ao suicídio em si. É uma forma de cuidar da Saúde Mental de uma forma mais ampla, evitando agravos como o suicídio”, avalia a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Malbia Rolim.

O grupo planeja para o próximo mês a realização de uma audiência pública e outras atividades. “A importância deste momento vai ser a de criar impacto social. Temos que explicar à população o que oferecemos de instrumentos dentro do município para evitar suicídios”, destaca o assessor governamental e articulador do projeto Vidas Preservadas em Caucaia, Daniel Gadelha.

Parque Guadalajara vai recebe nesta sexta manhã de serviços

A Prefeitura realiza nesta sexta-feira (23/8) uma manhã de serviços voltados à população do Parque Guadalajara, na Grande Jurema. A partir das 8 horas, quem for ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado próximo à praça do Remo, vai ter acesso a diversas atividades promovidas em parceria com as equipes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca Carlota de Matos.

Serão ofertados os seguintes serviços: consulta médica, cadastro único, núcleo de mediação de conflitos, vacinação, teste rápido para HIV e sífilis, rastreamento para hipertensão, aula de zumba, massoterapia e serviços de beleza, além de atendimento com psicólogo, nutricionista, assistente social e fisioterapeuta.

A iniciativa conta com o apoio do Conselho Local de Saúde e reflete o esforço da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para descentralizar a atuação da Atenção Primária em Caucaia.

SERVIÇO
AÇÃO SOCIAL NO 5º DISTRITO DE SAÚDE
QUANDO:
 23 de agosto de 2018.
ONDE: Cras Guadalajara (rua Sacy, s/n, no Parque Guadalajara).

50 vagas para preparatório do Enem e 30 vagas para biscuit

O programa Casa Brasil, mantido em Caucaia pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec), está ofertando cursos de capacitação profissional e preparação para o vestibular. São, ao todo, 80 novas vagas gratuitas destinadas a jovens e adolescentes.

Para o curso preparatório do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), são ofertadas 50 vagas para alunos do Ensino Médio. As aulas terão início no próximo dia 4 de setembro e irão até 27 de outubro. Serão ministradas todo sábado, na Sede da Casa Brasil, a partir das 8 horas.

O outro curso oferecido é o de biscuit para iniciantes, que já está com as inscrições abertas, aguardando o preenchimento das vagas. Ao todo, são 30 vagas disponíveis.

Os interessados devem dirigir-se à sede do programa portando cópia do RG e cópia do comprovante de endereço.

SERVIÇO
CASA BRASIL
ONDE:
 rua Santa Marta, 35, no Araturi.

Comitê realiza primeira reunião oficial

O Comitê de Enfrentamento ao Câncer de Mama realizou, na tarde desta quarta-feira (22/8), sua primeira reunião oficial. Legitimado no último dia 8 por meio de portaria municipal, o grupo está em fase de elaboração da linha de cuidado.

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico da situação do câncer de mama em Caucaia, que vêm seguindo uma curva ascendente de mortalidade. De 2010 a 2016, foram 189 óbitos. O município oferece atualmente 900 mamografias por mês, mas a procura pelo serviço não atinge o número total.

“Hoje podemos dizer que lançamos o desafio. Temos três aparelhos de mamografia e podemos fazer o melhor uso disso. Nós já aumentamos a oferta de exames e o absenteísmo ainda é alto, mas estamos caminhando para mudar essa realidade”, destacou o secretário municipal de Saúde Moacir Soares.

O encontro contou com a presença da referência no assunto para o Estado do Ceará, o oncologista e presidente do Grupo de Educação e Estudos Oncológicos (Geeon), Luiz Porto. O médico participou do debate e falou sobre os desafios para evitar as mortes pela doença. “Caucaia tem equipamentos para as mamografias e mastologistas, mas precisa aumentar o leque de envolvimento dessas mulheres.”

O Comitê Municipal é composto por 24 representantes, entre membros e suplentes, mas as reuniões serão abertas à sociedade. Elas acontecerão todas as quartas-feiras, às 14 horas, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“É nessas reuniões que planejaremos ações a curto, médio e longo prazo. O nosso intuito é diminuir as mortes por câncer de mama no município”, explica a presidente do colegiado, Lilia Maria Von Kostrisch.

SMS visita Banco de Leite e analisa implantação de espaço na Maternidade

Representando a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as coordenadoras da Atenção Primária, Thiciany Castro e Vilalba Carlos, e a diretora geral da Maternidade Santa Terezinha, Rita Saunders, visitaram  na manhã desta quarta-feira (22/8) o banco de leite do Hospital Infantil Albert Sabin, em Fortaleza.

A ideia é replicar a iniciativa e criar uma sala de coleta de leite humano na maternidade de Caucaia, que vai contar com o suporte de uma equipe multidisciplinar.

“O espaço funcionará não só para coleta, mas também como ponto de orientações às mães com problemas na amamentação. Vamos ter uma sala de apoio com enfermeiros, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, psicólogos e outros profissionais”, informou Vilalba.

Prefeito inaugura creche em tempo integral para 60 crianças na BR-222

O prefeito Naumi Amorim e a secretária municipal de educação, professora Lindomar Soares, inauguraram hoje (22) a Creche Tio Simplício, na localidade Camará, região da BR-222. Anexo da Escola João Paulo II, o espaço tem capacidade para atender a até 60 crianças nas séries do I ao V Infantil.

Naumi enalteceu que a entrega da creche atende a pedidos feitos pela comunidade. “Há oito anos que as pessoas daqui lutavam para conseguir uma escola para as crianças iniciarem de forma correta a sua educação. Agora conseguiram”, enalteceu o gestor.

Para Lindomar Soares, a creche é o “início da educação no mundo real, base para desenvolver futuros cidadãos, agregando-lhes inclusive valores éticos e morais.”

A Creche Tio Simplício tornou-se realidade a partir de um requerimento do vereador Enéas Goes. O parlamentar comemorou a inauguração do espaço, já equipado e pronto para funcionar em tempo integral, tornando-se assim o primeiro do gênero no Camará.

Também se fez presente ao evento o procurador de Justiça do Estado, Miguel Ângelo Pinheiro, filho de Simplício. Para ele, a inauguração da creche é o pagamento de um dívida social centenária e o começo da esperança da gente do Camará. “ Ninguém precisará mais sair do Camará para estudar”, reforçou.