junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

700 professores são capacitados para cultura de paz

A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou nesta terça-feira (21/8) o programa de formação e mentoria do Sistema Ludis de Educação Socioemocional, lançado em junho com o objetivo de estimular a formação de uma cultura de paz dentro do ambiente escolar de Caucaia.

Setecentos professores, coordenadores e diretores de escolas estão tendo acesso ao treinamento. Junto com o grupo gestor de cada unidade de ensino, eles implantarão gradativamente as estratégias previstas pelo sistema para o Fundamental I (do primeiro ao quinto anos).

“O ambiente escolar precisa ser acolhedor em todos os aspectos. E os professores cumprem um papel fundamental nessa missão. Por isso, eles precisam estar preparados para a promoção da paz e para lidar com o mais variado tipo de situação”, diz a titular da SME, professora Lindomar Soares.

O Sistema Ludis trabalha com valores e com emoções, demonstrando a possibilidade de que manifestações e reações emocionais podem ser administradas positivamente.

A prática do sistema está focada no primeiro ano do Ensino Fundamental por ser este o momento em que a criança começa a se perceber e a perceber a existência do outro.

A partir desta semana, as escolas começam a trabalhar com os instrumentos do sistema e contarão com duas mentorias, trocando experiências e apresentando propostas. A esse acompanhamento se seguirá mais uma formação onde novos instrumentos serão apresentados aos professores.

Sete bairros recebem sinalização e redutores de velocidade

Até a próxima quinta-feira (23/8), ruas e avenidas do Tabapuá estarão recebendo novos redutores de velocidade e sinalização horizontal e vertical. O trabalho de revitalização das vias é da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) e visa oferecer mais segurança a condutores e pedestres.

Este mês, outros bairros de Caucaia já ganharam reforços na malha viária. Além do Tabapuá, vias do Conjunto Nova Metrópole, Parque Albano, Pabussu e Conjunto São Miguel estão passando por intervenções para a melhoria do trânsito local.

O próximo bairro a ser beneficiado pela ação é o Tabapuazinho, que deverá receber as equipes da AMT ainda esta semana. Mas a frente de trabalho do órgão também atua simultaneamente em outros pontos de Caucaia, escolhidos por registrarem elevado número de acidentes.

“No Conjunto Metropolitano, nós já colocamos os redutores e agora estamos começando a sinalização horizontal. De lá, vamos revitalizar o Centro da cidade”, explica o vice-presidente e coordenador de operações da Autarquia, Carlinhos Gomes.

Projeto oferta 40 vagas para capacitações

Estão abertas até a próxima sexta-feira (24/8) as inscrições para cursos de capacitação do projeto “Criando Oportunidades”, uma iniciativa em Caucaia mantida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

São dois cursos gratuitos com 20 vagas cada. O curso de auxiliar administrativo será ministrado no Cras Guadalajara. Já o curso de garçom será ministrado na Escola Helena de Aguiar Dias, no Cumbuco, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (SetCult).

As vagas são destinadas a pessoas com idade a partir de 16 anos e renda per capita de até meio salário mínimo; mulheres chefes de família cadastradas no Cadúnico; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham na condição de autônomo; jovens de 16 a 29 anos à procura de emprego; indígenas; quilombolas; afrodescendentes; pessoas com deficiência; LGBTq+; e apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas.

Os interessados devem preencher cadastro anexando cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e NIS ou PIS. As inscrições para o curso de auxiliar administrativo são feitas no próprio Cras Guadalajara. Para o curso de garçom, o interessado pode inscrever-se Escola Helena de Aguiar Dias, na sede da Setem ou na sede da SetCult.

As aulas têm início de previsão para 3 de setembro.

MAIS INFORMAÇÕES
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO
CONTATO: 33421852.

CRAS GUADALAJARA
ONDE: rua Acapulco, 706, no Parque Guadalajara

ESCOLA HELENA DE AGUIAR DIAS
ONDE: rua Almirante Jaciguay, 1945, Cumbuco.

SECRETARIA MUNICIPAL DO TURISMO E CULTURA
ONDE: Rodovia CE-090 KM 01, 970, Itambé.

SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO EMPREGO E EMPREENDEDORISMO
ONDE: Rua Coronel João Licinio, 517, Centro.

Prefeito assina ordem de serviço para criação de Centro de Parto Normal

Na tarde desta segunda-feira (20/8), o prefeito Naumi Amorim assinou ordem de serviço para a reforma e ampliação da Maternidade Santa Terezinha, na Jurema. Com valor global de R$270.617,46, a obra tem prazo de 60 dias para se iniciar.

Com a reforma, será criado um Centro de Parto Normal no equipamento, com um total de 8 leitos adequados às práticas do parto humanizado. Além disso, serão construídos um berçário de médio risco e um bloco para a farmácia. As medidas estão conformidade com a Lei do Parto Humanizado (n. 2.832), implantada no município em setembro do ano passado.

“Essa reforma está vindo dentro de 60 dias e novos móveis estão sendo licitados, para que cheguem antes da obra concluída. Além disso, quero anunciar também a reforma dessa praça, com academia e parque para as crianças”, destacou Naumi referindo-se ao espaço de entrada da maternidade.

O investimento vai beneficiar mensalmente cerca de 500 mulheres e seus bebês, além de fomentar o fortalecimento e a ampliação do número de partos normais.

“As gestantes precisam de conforto e segurança e é essa a condição que caracteriza um centro de parto normal, onde elas serão bem acolhidas e vão ter um espaço só delas, com o apoio de uma equipe multiprofissional”, contextualiza o secretário de Saúde, Moacir Soares.

“Vale ressaltar que esse compromisso e benfeitorias atingem também aos nove municípios agregados”, destaca Rita Saunders, diretora geral da Maternidade.

Na ocasião, o prefeito ainda autorizou a aquisição de aparelhos como um ultrassom, cardiotocógrafo, mesa ginecológica elétrica, berço aquecido, incubadoras e outros equipamentos. O recurso, da ordem de R$522.627,30, é oriundo de emendas parlamentares.

Caucaia ganha segunda unidade de Juizado Especial

Em parceria com a Prefeitura, o Poder Judiciário do Ceará inaugurou nesta segunda-feira (20/8) as instalações da segunda unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia. O espaço fica nas dependências da Faculdade Terra Nordeste (Fatene), localizada no Parque Soledade.

O Juizado é fruto de convênio celebrado no último dia 2 de agosto. “Esse novo espaço é muito importante devido a grandiosidade de Caucaia. É de muita relevância pro nosso povo porque vai dar mais assistência à população”, ressaltou o prefeito Naumi Amorim.

A parceria prevê a cessão de seis servidores da Prefeitura para a unidade judiciária. O atendimento ao público será feito também por acadêmicos de Direito da Fatene.

Conforme o presidente da Coordenação do Sistema do Juizado Especial Cível Criminal e da Fazenda Pública, Darival Beserra Primo, a nova estrutura oferecerá “mais esperança para cumprir um serviço que possa atender aos reclames do Judiciário”. “Que venha a se firmar uma execução dos trabalhos de maneira mais rápida, justa e legal no município”, pontuou.

A unidade será comandada pelo juiz Edison Ponte. Ele irá reforçar o trabalho desenvolvido pelo juiz Luiz Augusto de Vasconcelos, responsável pela primeira unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia.

SERVIÇO
2ª Unidade do Juizado Especial Cível e Criminal
ONDE: rua Porcina Leite, S/N, no Parque Soledade (ao lado da Fatene).
QUANDO: segunda a sexta-feira, das 8 horas às 13 horas

Quase 50% do público-alvo já foi imunizado em campanha

Após duas semanas de campanha, a Prefeitura de Caucaia já conseguiu aplicar 10.310 doses da vacina contra o sarampo e 10.062 contra a poliomielite. Os números foram registrados nesta segunda-feira (20/8), dois dias depois da promoção do Dia D, realizado pela  Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Com as salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde ativas durante a ação intensificada, o município registrou o importante incremento na cobertura vacinal e conseguiu bater a meta prevista pelo órgão de vacinar entre 5 mil e 10 mil crianças. A força-tarefa das equipes da SMS alcançou o índice de 49,63% e 48,44% do público-alvo para a imunização contra o sarampo e a pólio respectivamente.

A campanha segue até o dia 31 de agosto e a vacina pode ser encontrada em todos os postos de saúde de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A oferta pode variar de acordo com a demanda de cada equipamento.

Devem ser vacinadas apenas crianças entre um ano e cinco anos incompletos, mesmo que já tenham tomado a vacina. A SMS orienta que os pais levem seus filhos portando o cartão de vacinação.

Cumbuco e Urucutuba serão beneficiados com pavimentação

Mais duas regiões de Caucaia serão beneficiadas com melhorias da malha viária. Através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), a Prefeitura executará obra de pavimentação na comunidade da Urucutuba e no Cumbuco. O investimento total será de R$ 750.199,99.

O contrato de repasse do recurso federal já foi assinado pelo prefeito Naumi Amorim e pelo titular da Seinfra, Kleber Correia, na sede da Caixa Econômica Federal em Fortaleza. A verba será liberada pelos ministérios do Turismo e das Cidades.

A intervenção no Cumbuco será nas ruas de acesso ao Centro de Apoio ao Turista (CAT). As vias da comunidade da Urucutuba que serão beneficiadas ainda estão em processo de definição pela Seinfra.

“A gente está montando várias frentes de trabalho para melhorar a situação de ruas e avenidas de toda a Caucaia. Tem obra que é com recurso próprio, tem obra que é em parceria com o Governo do Estado e tem obra que é em parceria com o Governo Federal. Em breve, a população vai sentir a diferença”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

SINALIZE
No próximo dia 31 de agosto, Caucaia começa a receber as obras de pavimentação do Programa Sinalize. A Prefeitura receberá 70 mil metros quadrados de asfalto e sinalizações horizontal e vertical para reduzir acidentes e promover uma melhor convivência no trânsito.

Prefeito autoriza reforma da Maternidade na segunda (20)

A Prefeitura vai celebrar um marco no cuidado às gestantes de Caucaia. Na próxima segunda-feira (20/8), o prefeito Naumi Amorim vai assinar ordem de serviço para a reforma e ampliação da Maternidade Santa Terezinha, na Jurema. A obra vai incluir reparos na estrutura do equipamento, a construção de um berçário de médio risco e a criação de um Centro de Parto Normal.

“Investindo na requalificação da Maternidade, a gente já conseguiu aumentar a quantidade de partos feitos por mês. Isso resgatou a credibilidade da unidade, que agora vai receber este importante reforço pra seguir avançando”, destaca o prefeito Naumi.

A obra vai adequar o ambiente ao plano municipal para parto humanizado em Caucaia, implementado por meio do projeto Humana Luz. Entre outras práticas, ele vem investindo na capacitação dos profissionais da Atenção Primária para garantir assistência humanizada desde o pré-natal e na adaptação dos equipamentos municipais para atender às diretrizes do programa.

SERVIÇO
O.S. DA MATERNIDADE 

QUANDO: 20 de agosto de 2018, às 16 horas
ONDE: Maternidade Santa Terezinha (avenida Dom Almeida Lustosa, 3702)

Dia D de vacinação foi realizado neste sábado (18)

Após duas semanas seguidas de campanha de vacinação de segunda a sexta-feira, a Prefeitura de Caucaia promoveu neste sábado (18/8) o Dia D de imunização contra a poliomielite e o sarampo. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) facilitou o acesso às doses aos pais e responsáveis que não podem levar os filhos aos aos postos durante a semana.

Desta forma, mais crianças podem ser protegidas. São elas – especificamente as que têm entre um ano e cinco anos incompletos – o público-alvo da mobilização. No Ceará, adultos não estão sendo vacinados em nenhuma hipótese. Essa necessidade existe apenas em localidades que enfrentam surtos da doença. E esse não é o caso nem de Caucaia nem do estado.

Todas as 46 salas de vacina do município estavam abastecidas para o Dia D. A expectativa da SMS é de imunizar entre cinco mil e dez mil crianças das 8 horas, quando os postos abrem, às 17 horas, quando a força-tarefa de amanhã encerra em todo o Brasil.

Alcançando o teto previsto (10 mil), Caucaia imunizará em um dia mais crianças do que em toda a primeira semana de campanha (7.180) e em parte da segunda semana. Por ter esse potencial de mobilização, o Dia D é estratégico para o aumento da cobertura vacinal e, consequentemente, evitar a (re)introdução de doenças.

Para quem não puder participar do Dia D e ainda não tiver vacinado os filhos, a campanha seguirá de segunda a sexta-feira, em horário comercial, até 31 de agosto. A oferta de doses, no entanto, vai variar conforme a demanda de cada Unidade Básica de Saúde (UBS).

Diagnóstico será enviado amanhã para comissão do “Praia Limpa”

O Núcleo de Educação Ambiental do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) dará mais um passo para o município conquistar o selo de Certificação Ambiental Praia Limpa. Nesta sexta-feira (17/8), será entregue na sede da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) o Questionário de Gestão da Praia com todos os indicadores diagnosticados para elaborar o documento.

A avaliação passará pela análise de técnicos da Sema, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). O selo de Certificação Ambiental avalia condições de higiene, segurança e conservação do litoral.

Serão avaliados, ao todo, sete indicadores: políticas e ações de conservação e qualidade da praia; políticas e ações de educação ambiental e sanitária; política e ações de coleta de resíduos; comunicação; educação ambiental e acessibilidade; politica e ações visando a promover a segurança pública; e os instrumentos legais e administrativos que incidam sobre a qualidade da praia.

O resultado do certificado Praia Limpa está previsto para ser divulgado no próximo dia 26 de outubro.