junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Secretaria adota novo método para combate ao Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Vigilância em Saúde, está desenvolvendo uma nova técnica no combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ferramenta de monitoramento e controle populacional, adotada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), foi instalada inicialmente em 16 pontos e terá o objetivo de eliminar os focos do inseto.

Conforme o coordenador do Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses, Francisco Sousa Pires, as armadilhas utilizadas são “pequenos depósitos de plástico, na cor preta, e com capacidade de 500 ml cada”. “Os depósitos contêm uma paleta de eucatex para coletar os ovos das fêmeas”, acrescenta.

O método possibilita um mapeamento, além da eliminação de ovos e a retirada de novos vetores de circulação. Indica também diagnósticos para a execução de ações estratégicas, como a mobilização de mutirões de limpeza e instalações de brigadas.

Após o período de testes com os 16 pontos iniciais, a SMS pretende instalar um depósito a cada nove quarteirões de Caucaia. De sete em sete dias, o material será coletado para análise dos dados do risco de transmissão e realização do controle dos ovos do mosquito.

Neste primeiro momento, os depósitos estão localizados em prédios públicos da Grande Jurema e da Sede. A SMS pretende levar o projeto para localidades da zona rural e distritos que também tenham elevado índice de infestação predial.

A próxima região beneficiada pela medida será a de Sítios Novos.

Escolas recebem equipe para promoção da cultura de paz

A equipe de Mediação da Secretaria Municipal de Educação(SME) beneficiou mais uma unidade da rede municipal de Caucaia. A Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Paulo Ferreira da Rocha, em Matões, recebeu o programa “Mediação de Conflitos: Uma Cultura de Paz é Assim que se Faz.”

Trata-se de uma inovação da SME baseada nos princípios mais avançados da gestão escolar do planeta. Com isso, a Prefeitura pretende implementar uma política de redução da violência com ações que perpassam o ambiente escolar e envolve a comunidade na qual a unidade está inserida. Desta forma, a gestão municipal promoverá o combate ao bullying, por exemplo.

Nas sete escolas por onde passou, a equipe de Mediação (formada pela diretora de Gestão Escolar da SME, Camila Bezerra, e os técnicos professores Paulo Ricardo e Cláudia Tânia) conseguiu corrigir os desvios de organização motivados pela violência.

O programa envolve ainda a Ouvidoria da Prefeitura, de onde partem demandas. As escolas já visitadas pela equipe de Mediação da SME foram: Maria Luíza, Antônio Albuquerque, Corália Gonzaga, Pedro Laurindo, Rubens Vaz, André Camurça, Nair Guerra e Paulo Ferreira.

Criado para estimular a cultura de paz na rede municipal de ensino, o programa tem como parceiros: Ministério Público do Ceará, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Polícia Militar, Faculdade Terra Nordeste (Fatene), Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Terre des Homme Lausanne do Brasil e Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).

Naumi Amorim entrega 4 novas viaturas para fiscalização

 

O prefeito Naumi Amorim entregou na tarde desta terça-feira (14/8) para o Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac) quatro viaturas 4×4. Os veículos serão utilizados para fiscalização ostensiva em pisos de difícil acesso. A solenidade de entrega foi realizada na Praça da Matriz, no Centro da Sede. Ao todo, a Prefeitura investiu R$ 558 mil nos automóveis.
Conforme Naumi Amorim, as novas viaturas do Imac vão trabalhar em conjunto com a Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam). “Os novos equipamentos darão um maior suporte de segurança para população de Caucaia. Estamos esperando mais três viaturas para avAMT e 26 motos para Guarda Municipal e AMT”, revelou o gestor.
Para o presidente do Imac, Hugo Pontes, os carros darão um apoio maior para a fiscalização nas questões ambientais do município. “Em especial terá um destaque na região das praias, no monitoramento das dunas, no intuito de preservar o meio ambiente. Vai melhorar muito o nosso trabalho com maior agilidade no deslocamento.”
As viaturas são equipadas com sirenes, sinalizadores visuais e sonoros, além de rádio de comunicação móvel e padronizados com pinturas especiais para identificação.

Bairros de Caucaia ganham nova sinalização e redutores de velocidade

A Prefeitura de Caucaia, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), trabalha para garantir mais segurança viária a condutores e pedestres.

Nessa segunda-feira (13/8), ruas e avenidas dos bairros Conjunto Nova Metrópole, Parque Albano, Pabussu e Conjunto São Miguel receberam nova sinalização horizontal e redutores de velocidade.

Os bairros foram escolhidos por ainda registrarem elevado número de acidentes, conforme o relatório da AMT.

Tabapuá e Tabapuazinho serão os próximos bairros a receber os serviços.

Grupo de trabalho é criado para prevenir suicídios em Caucaia

Em encontro realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na tarde desta terça-feira (14/8), a Prefeitura criou um grupo de trabalho com objetivo de promover uma abordagem intersetorial e traçar estratégias de atuação para prevenção do suicídio em Caucaia. Trata-se do Projeto Vidas Preservadas.

O projeto trabalha com dois pilares: falar sobre o suicídio e de políticas públicas efetivas de prevenção ao suicídio. Ainciativa é da SMS, Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), com orientação do Ministério Público Federal.

Conforme o assessor governamental e articulador do Projeto Vidas Preservadas em Caucaia, Daniel Gadelha, o primeiro encontro do grupo consolida a adesão para interagir e abordar a temática da prevenção. “Hoje foi formado um grupo de trabalho com entes da sociedade civil e governamental. O trabalho terá continuidade com várias ações através das diretrizes do diagnóstico no intuito de fortalecer a prevenção.”

No próximo dia 29 de agosto, será entregue ao Ministério Público a primeira análise do diagnóstico dos potenciais do Município. Um projeto de governo será elaborado. A previsão é de que em 2019 o projeto seja concluído e colocado em prática.

Projeto oferta 80 vagas para capacitações em Caucaia

Estão abertas até a próxima quinta-feira (16/8) as inscrições para cursos de capacitação do projeto “Criando Oportunidades”, uma iniciativa em Caucaia mantida pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem) em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

Quatro cursos gratuitos têm 20 vagas cada em aberto (80, ao todo, portanto). No Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Planalto será ministrado o curso de operador de caixa. No Cras Guadalajara, o curso de auxiliar administrativo. No Pólo do Camurupim será ofertado o curso de recepcionista. Já o Cras Sede ofertará curso de inglês.

A titular da Setem, Laís Sales, classifica o programa como “oportunidade única de capacitação”. “É direcionado para pessoas de baixa renda e desempregadas. Visa uma maior oportunidade de ingressar no mercado de trabalho”, explica a secretária municipal.

As vagas são destinadas a: pessoas com idade a partir de 16 anos e renda per capita de até meio salário mínimo; mulheres chefes de família cadastradas no Cadúnico; trabalhadores sem ocupação e desempregados; pessoas que trabalham na condição de autônomo; jovens de 16 a 29 anos à procura de emprego; indígenas; quilombolas; afrodescendentes; pessoas com deficiência; LGBTq+; e apenados e egressos do sistema penal e de medidas socioeducativas.

Os interessados devem preencher cadastro anexando as cópias de RG, CPF, comprovante de endereço e NIS ou PIS. As inscrições são feitas nos próprios Cras onde os cursos serão ministrados. As aulas têm início de previsão para 3 de setembro.

MAIS INFORMAÇÕES
SECRETARIA MUNICIPAL DO TRABALHO
CONTATO: 33421852.

CRAS GUADALAJARA
ONDE: rua Acapulco, 706, no Parque Guadalajara

CRAS SEDE
ONDE: rua José de Pontes, s/n, no Açude

CRAS PLANALTO
ONDE: rua Cento e Seis, 352, Planalto Caucaia

POLO CAMURUPIM
ONDE: rua Santo André, s/n, no Camurupim

Colaboradores são capacitados sobre indicadores de impacto social

A manhã desta segunda-feira (13/8) foi de muita capacitação no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizado no Centro de Caucaia. Vinte e dois colaboradores iniciaram o trabalho intersetorial abordando a importância dos 11 indicadores de impacto social na conquista para o município do Selo Unicef.

Conforme a subsecretária da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Telma Diógenes, o momento é de nivelamento para o I Fórum Comunitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que será realizado pela Prefeitura no próximo dia 29 de agosto. “Relatores e facilitadores ficarão com quatro grupos para trabalhar os indicadores. Será construído um plano de ação para contemplar os 11 indicadores sociais”, adianta ela, que é articuladora do Selo Unicef em Caucaia.

O encontro também analisou a política municipal da criança e do adolescente que já está em prática ou que já tenha algum projeto. “Temos que avançar estabelecendo objetivos e metas”, analisa Telma Diógenes.

Segundo a coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andréa Herculano, capacitações como a de hoje permitem aos participantes entenderem um pouco mais as políticas públicas do município. “A ação é para crescer ainda mais a mobilização e o Selo ser conquistado com Caucaia melhorando os indicadores da Saúde, da Educação, do Desenvolvimento Social e sendo uma cidade mais promissora para todos”, explica.

Os 11 indicadores sociais abordados na capacitação são:

Percentual do total de nascidos vivos até um ano com registro civil;
Taxa de abandono no ensino fundamental;
Percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola;
Percentual de crianças menores de cinco anos acima do peso;
Percentual de nascidos vivos de meninas com idade entre 10 e 14 anos;
Percentual de gestantes com sífilis realizando tratamento adequado;
Percentual investigado de óbitos de mulheres em idade fértil;
Distorção idade-série nos anos finais (6 a 9) do Ensino Fundamental;
Percentual investigado de óbitos infantis;
Taxa de mortalidade entre 10 e 19 anos por causas externas:
Percentual de adolescentes de 16 e 17 anos cadastrados no TRE.

Cisternas normalizam o abastecimento d’água em 40 escolas

Com a conclusão das obras de cisternas em mais nove escolas, a rede local de ensino de Caucaia chega a 40 unidades com oferta regular de água independente do abastecimento de carros-pipa. Isso equivale a 21% do total de 189 escolas e anexos mantidos atualmente pela Secretaria Municipal de Educação (SME).

Os reservatórios são resultado do programa “Cisternas nas Escolas”, que em Caucaia nascem fruto da parceria entre a Prefeitura e a Organização Não Governamental (ONG) Esplar Centro de Pesquisa e Assessoria. A entidade trabalha com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), do Governo Federal.

Até o início da parceria com o Esplar, as escolas da região rural caucaiense sofriam com a falta d’água principalmente para a produção da merenda escolar e higiene das unidades. Com o Programa, não só o reservatório é viabilizado como também as calhas são construídas para a captação da água da chuva.

São feitos ainda caixa d’água e encanamento. Ou seja: o “Cisternas nas Escolas” deixa a água disponível nas torneiras. “O aprendizado dos alunos não pode ficar comprometido pelo fato de a escola não ter água. Seja com recursos próprios ou através de parcerias, a gente vai dar um jeito de solucionar esse tipo de problema sempre que ele aparecer. O acesso à água é um direito universal. E nós estamos lutando para garantir isso”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

Nesta última fase da parceria da Prefeitura com a ONG Esplar, foram atendias as escolas da região da BR-222: Alice Moreira, em Sítios Novos; Plácido Monteiro Gondim, na Catuana; Maria Iracema do Nascimento, na Serra do Juá; e Maria Gomes Brasileiro, em São Pedro.

Escolas da BR-020 também foram beneficiadas pela construção de cisternas. São elas: Aluízio Pereira Lima, em Brasília; Francisco Nunes de Miranda, no Minguaú II; Lauriano Braz Xavier, nos Pinhões; Nely Sales Gadelha, no Bom Princípio; e José Pontes Filho, no Garrote.

Aquisição de equipamentos e materiais vai melhorar serviço da Saúde

Três convocações de pregões presenciais publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) vão melhorar ainda mais o serviço prestado pela rede local de saúde à população de Caucaia.

Nos três casos, a Prefeitura vai adquirir equipamentos e materiais permanentes e cirúrgicos para atender às demandas de Unidades Básicas de Saúde (UBS), do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha e de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Para solucionar necessidades de postos de saúde, a SMS vai comprar geladeiras, compressores odontológicos, computadores portáveis, aparelhos de ar condicionado, televisores, bebedouros, cadeiras, lixeiras, entre outros produtos.

Já para o Hospital Municipal, a Prefeitura vai adquirir balança para laboratório, aparelho de anestesia, aparelho de ar condicionado, estufa de secagem, lixeiras, freezer, arco cirúrgico, cadeiras, entre outros.

Serão comprados ainda materiais instrumentais, clínico-cirúrgico e odontológico para o Hospital, para a manutenção do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Municipal e para atendimento dos postos no valor total de R$ 412 mil.

Conforme a Comissão de Licitação da Prefeitura, as empresas convocadas terão até cinco dias úteis, a contar da publicação no Diário Oficial do Município, para firmar contrato.

MULTIMÍDIA
O Diário Oficial do Município pode ser acessado em:
www.caucaia.ce.gov.br/index.php?tabela=pagina&acao=diario_listar_todos_limite

Operação aplica 50 mil metros quadrados de asfalto em Caucaia

A Prefeitura está empenhada em melhorar a qualidade da malha viária de Caucaia. Para isso, além de programar intervenções de grande porte, frentes de trabalho atuam em diversos pontos do município. Ao todo, a Operação Tapa Buracos aplicará 50 mil metros quadrados de asfalto.
Estão sendo beneficiados 18 bairros de Caucaia. Na primeira etapa da força-tarefa, as equipes já passaram por ruas do Potira, Icaraí e Metrópole, além de toda a avenida da Integração, toda a avenida Contorno Sul e toda a avenida São Vicente de Paula. Serão beneficiadas nos próximos dias vias do Centro da Sede, do Mestre Antônio e as saídas da cidade.
Desta forma, a Operação Tapa Buracos beneficiará diretamente a quem mora ou passa pelo Picuí, Cigana, Planalto Caucaia, Nova Cigana, Açude, Patrícia Gomes, Metrópole, Arianópolis, Araturi, Conjunto Novo Paraíso, Parque Soledade, Grilo, Padre Romualdo, Pabussu, Centro, Mestre Antônio, Icaraí e Parque Potira.
A expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados em três semanas. Com isso, a operação terá durado, ao todo, 40 dias. “Junto com a saúde, a mobilidade é a coisa que o povo mais me pede pra melhorar. A gente sabe que o trânsito de Caucaia tá complicado e é por isso que operações como essa existem. Mas a gente se preocupa com obras maiores também”, afirma o prefeito Naumi Amorim.
Ele refere-se à parceria firmada pela Prefeitura com o Governo do Estado e que nos próximos dias resultará na aplicação de mais 70 mil metros quadrados de asfalto em Caucaia. Trata-se do programa Sinalize, que beneficiará 11 bairros também com instalação de sinalização horizontal e vertical numa tentativa de reduzir o índice de acidentes.