junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Caucaia comemora a entrada de 19 escolas na rede de atenção da Unesco

Caucaia comemora a entrada da 19ª Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF), a Helena de Aguiar Dias, no seleto grupo de unidades educacionais que integram a Rede de Escola Associadas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O programa, internacionalmente conhecido pela sigla PEA, existe desde 1953 e trabalha para “apoiar e colocar em prática a compreensão internacional, a paz, o diálogo intercultural, o desenvolvimento sustentável e a educação
de qualidade.”

Segundo a coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andrea Herculano, a entrada da primeira escola no programa “teve menos exigências, mas a Unesco, com o passar do tempo, começou a exigir das unidades um plano de ação mais exequível e com resultados mais plausíveis.”

Isto significa responder à “necessidade de fortalecer os quatro pilares da Educação para o século XXI: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a viver juntos”. Dessa forma, a Unesco exige que os projetos das escolas levem professores e alunos a trabalharem juntos em atividades além da sala de aula, a fim de desenvolverem abordagens, métodos e materiais educacionais inovadores.

As demais escolas de Caucaia na rede da Unesco são: Nedi Maria Simone, Yara Guerra Silva, Plácido Monteiro Gondim, Pedro Moreira de Oliveira, Patronato Pio XI, Osmira Eduardo de Castro, Nossa Senhora da Conceição, Nair Magalhães Guerra, Maria de Lourdes Rocha, Manoel Pereira Marques, José Pontes Filho, Helena de Aguiar Dias, Francisca Alves do Amaral, Dona Lavínia de Medeiros, Alice Moreira de Oliveira, Affonso de Medeiros, 7 de setembro e Aba Tapeba.

Campanha de vacinação é exclusiva para crianças

Iniciada nessa segunda-feira (6/8), a campanha de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo tem levado muita gente aos postos de saúde de Caucaia. Até o fim do mês, a Prefeitura deve imunizar cerca de 40 mil pessoas. Mas boa parte do público que procurou o serviço nesses dois três dias de força-tarefa, no entanto, está fora da faixa etária que precisa ser protegida.

A campanha é destinada a quem tem entre um ano e cinco anos incompletos. “Tem muito adulto indo pros postos atrás de vacina. E a gente não está vacinando adulto. Em hipótese nenhuma. Só estamos vacinando crianças”, alerta o coordenador de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Luiz Júnior.

Ele esclarece que Caucaia não precisa vacinar adultos pelo fato de o município não ter casos confirmados – e, consequentemente, não estar em surto de nenhuma das duas doenças. “O Ministério da Saúde falou muito da situação de Roraima e do Amazonas, que estão em surto. Mas nós não estamos. Então, não tem motivo pra vacinar adulto”, acrescenta o coordenador.

De segunda a sexta-feira, a população pode procurar postos de saúde entre as 8 horas e as 17 horas. Todas as 46 salas de vacina de Caucaia receberam lotes de imunização. O estoque total é de 40.508 doses. Em 18/8, a Prefeitura promoverá o Dia D de mobilização.

SERVIÇO
VACINAÇÃO
QUANDO: de 6 a 31 de agosto.
ONDE: em todas as 46 salas de vacina de Caucaia.

SME lança documentos para melhorar índices educacionais de Caucaia

A Secretaria Municipal de Educação (SME) lançou nesta quinta-feira (9/8) para 114 escolas da rede local de ensino, todas com ensino do segundo ao nono ano, os manuais “Guia de Programas e Projetos Educacionais” e “Plano de Metas dos Indicadores da Educação Municipal de Caucaia”. Os dois documentos destinam-se a elevar os índices de aprovação e reduzir a evasão e a reprovação de alunos.

As publicações foram elaboradas por técnicos da SME, todos imbuídos de alterar a situação de Caucaia no ranking escolar do Estado, hoje em condições melhores que na gestão anterior, mas em colocação ainda preocupante.

O material foi distribuído para diretores e articulam o Plano Municipal de Educação (2017-2020) com o Plano Estadual de Educação (2016-2025). Em síntese, os documentos pretendem que sejam reduzidos os índices de reprovação e evasão escolar de crianças e adolescentes.

Por isso, os programas e projetos apresentados trabalham a cidadania, valores sociais, mediação de conflitos e estímulo à leitura, compreensão de texto, escrita, matemática e, considerando a transversalidade, valorizam cultura e elevam a autoestima dos alunos, criando uma escola agradável e estimulante. São estratégias e métodos cujos objetivos são a permanência e o melhor aproveitamento dos estudantes.

O lançamento dos dois documentos hoje convida os gestores da educação municipal ao absoluto comprometimento com a melhoria educacional, a focarem nas avaliações periódicas, e, em suma, ao compromisso constante com o rendimento escolar.

Central de Atendimento da AMT é inaugurado em shopping

O prefeito Naumi Amorim inaugurou nesta quarta-feira (8/8) a nova Central de Atendimento da Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT). O espaço fica no segundo piso do Iandê Shopping e já está funcionando. Com isso, a população dispõe de mais um ponto para apresentar demandas à AMT.

É a primeira vez que a Autarquia ganha uma unidade fora da sua sede, localizada no Grilo. O funcionamento da nova central será de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 21 horas. “O contribuinte tem que ser melhor atendido. E cabe à Prefeitura facilitar a vida das pessoas. Esse espaço oferece mais conforto e segurança, e fica mais perto de tudo”, declarou o prefeito Naumi Amorim.

Nesse ponto de apoio, o caucaiense pode consultar a situação de veículos e a pontuação da Carteira Nacional de Habilitação, recorrer das notificações de autuação e de penalidade, indicar o condutor responsável por infração, entregar ofícios e solicitar a realização de fiscalizações e a instalação de sinalizações.

Vai ser possível ainda pedir credencial para idosos e para pessoas com necessidades especiais, reivindicar ressarcimento de multas pagas em duplicidade, contestar dívidas ativas, receber orientações e registrar sugestões e reclamações. “Nós queremos oferecer um atendimento humanizado. A ideia é trazer o povo para cada vez mais próximo da gestão”, pontuou o presidente da AMT, Carlos Cavalcante.

A expectativa é de que o espaço supere os 60 atendimentos diários, especialmente quando a Casa Lotérica que está sendo montada na loja ao lado começar a operar nos próximos dias. “Como estamos trazendo o serviço para meis perto do povo, num local estratégico, esperamos que esse número seja facilmente alcançado. Ainda mais porque pagar eventuais taxas na sala vizinha não é possível no atendimento na sede lá no Grilo. E aqui é”, avalia o vice-presidente da AMT e coordenador de operações do órgão, Carlinhos Gomes.

O atleta Paulo André dos Santos Barbosa, de 26 anos, chegou cedo para ser atendido. “Soube semana passada que iam abrir esse espaço e vim logo. É mais fácil o acesso”. Sentimento compartilhado pelo estudante Fábio Silva. “Eu achei aqui bem melhor! É mais bem localizado. E o atendimento foi bem mais rápido.”

Comitê é legitimado em fórum de enfrentamento ao câncer de mama

Na manhã desta quarta-feira (8/8), foi realizado no auditório da Faculdade Terra Nordeste (Fatene), no Centro, o I Fórum de Enfrentamento ao Câncer de Mama no município de Caucaia. Na ocasião, foi legitimado o Comitê de Enfrentamento ao Câncer de Mama com a participação de 24 membros e suplentes, por meio de portaria municipal, com natureza institucional e multiprofissional, com carácter ético, educativo, mobilizador e de assessoria.

Para o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Moacir Soares, Caucaia entra em um novo patamar no combate ao câncer. “As rodas de conversas têm sua importância em conjunto com as intervenções que a SMS vem realizando para oferecer uma saúde pública de mais qualidade para a população. Caucaia hoje evoluiu no combate ao câncer de mama.”

Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marlúcia Ramos, o evento contou com a participação de 200 mulheres e teve o objetivo de fortalecer a política pública de saúde voltada para o combate ao câncer. “Lutamos há 26 anos para chegar neste estágio. Os avanços hoje são bastantes significativos, como o acesso à mamografia. Esse Fórum estimula as pessoas a se prevenirem e também a buscarem tratamento.”

Moradora do Parque Potira, Fátima Serpa há quatro anos teve câncer de intestino e venceu a doença. Ela acredita que o encontro ajuda as pessoas a terem mais cuidado e coragem para irem ao médico regulamente. “Temos que nos cuidar para nos precavermos porque o câncer quanto mais cedo for descoberto maior a chace de cura”, explica.

Durante o fórum, foi ministrada também a palestra voltada à prevenção e ao combate ao câncer. O assunto foi discutido pelos médicos Luiz Gonzaga Pinheiro Porto (oncologista) e Eduardo Cromenberg (oncologista).

Secretário de Estado conhece projeto esportivo de escola municipal

Os alunos da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Francisca Alves do Amaral, localizada no Conjunto Nova Metrópole, receberam nesta quarta-feira (8/8) a visita do titular da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), Euler Barbosa. O gestor quis conhecer os projetos de esporte da unidade, referência em Caucaia.

A escola oferece aulas de futsal, vôlei, judô, luta olímpica, jiu jitsu e basquete para alunos. Com isso, os jovens ocupam o tempo desenvolvendo atividades físicas, interajem mais entre si e engajam-se mais nas aulas regulares.

Conforme o Euler Barbosa, “aqui nos deparamos com uma realidade atípica: uma escola que tem praticantes regulares no esporte. Vamos estreitar a parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Caucaia para que não falte nada para a prática do esporte e também não deixe de funcionar o projeto por falta de material ou apoio.”

Segundo a diretora da escola, professora Raquel Di Paula, há uma preocupação em trabalhar o esporte atrelado ao lazer e ao envolvimento da comunidade no ambiente escolar. “Temos várias modalidades esportivas que tiram muitos alunos das ruas. Com a prática do esporte, até o rendimento dentro da sala de aula melhora.”

Com cinco anos, Edrei Gomes Siqueira Araújo fica ansioso todas as quartas-feiras para chegar a hora de ir a escola e praticar judô. “Gosto de treinar, lutar, competir e me divertir. No futuro, quero ser um campeão.”

Naumi discute adoção de praças com empresários italianos

O prefeito Naumi Amorim reuniu-se nesta quarta-feira (8/8) com empresários italianos que têm empreendimentos imobiliários em Caucaia. O encontro aconteceu no gabinete do gestor, que discutiu a possibilidade de praças do município serem adotadas por investidores.

Seria uma forma de a iniciativa privada colaborar com a promoção e a manutenção de espaços públicos de qualidade. “A gente tem feito de tudo pra atrair investidores pra Caucaia. Fazemos isso porque quando começamos a gestão eles estavam indo embora, de tão desestimulados e sem apoio. Agora que estão voltando fazemos questão que permaneçam. Facilitamos a instalação e viabilizamos parcerias”, pontuou Naumi.

Diversas praças foram apresentadas aos empresários. “A gente veio aqui encantado com a proposta dessas praças. Juntos, todos nós vamos deixar benefícios para as pessoas. Em gestões anteriores, a gente nunca teve abertura para tratar com o prefeito”, pontuou a vice-diretora da Inova Construtora, Socorro Diógenes.

As localidades serão estudadas. E visitas in loco acontecerão nos próximos dias. “Nós tínhamos muita dificuldade na emissão de alvarás para construção. A gestão hoje está completamente diferente. Um diferente para melhor. Por isso, a gente tem uma grande satisfação de investir em Caucaia”, acrescentou o coordenador de área técnica da Inova, Phelipe Esteves.

Caucaia tem, ao todo, 55 praças. “Várias empresas estão nos procurando nessa proposta da adoção de praças e espaços públicos. É algo muito valioso não só pra cidade em si como pra população, que será, no fim das contas, a maior beneficiada com essas parcerias”, finalizou Naumi Amorim.

NOTA OFICIAL SOBRE A UBD

A Prefeitura de Caucaia informa que em nenhum momento a atual gestão destinou qualquer recurso à União Brasileira de Divulgação (UBD) para receber premiação de excelência administrativa ao Município ou ao prefeito Naumi Amorim. Também não há destinação de qualquer recurso de ordem particular para tal finalidade.
Todas as transações financeiras da Prefeitura podem ser conferidas no Portal da Transparência. As despesas foram, inclusive, recentemente inspecionadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
A Prefeitura já entrou em contato com a UDB para se inteirar de quais critérios foram adotados para Caucaia e o prefeito Naumi Amorim serem citados na lista de agraciados pela entidade.

AMT inaugura Central de Atendimento no Shopping Iandê nesta quarta (8)

A Prefeitura de Caucaia inaugura nesta quarta-feira (8/8) um novo ponto de atendimento ao público da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT). O espaço funcionará no segundo piso do Shopping Iandê, no Centro da cidade.

A Central tem como objetivo melhorar e ampliar a qualidade do serviço prestado à população, que terá mais flexibilidade para buscar atendimento. O posto funcionará no horário do shopping. Das 9 horas às 21 horas, portanto.

Serão disponibilizados atendimentos como: consulta à situação de veículos, consultas de pontuação da CNH, defesa de recursos das notificações de trânsito, indicação de condutor que dirigia o veículo no momento da autuação, solicitação de fiscalização, sinalização e semáforo, além da oferta de orientações e possibilidade de registro de reclamações e sugestões.

Também estará disponível uma linha telefônica (3342.1355), pela qual a população poderá tirar dúvidas.

SERVIÇO
CENTRAL DA AMT NO IANDÊ
QUANDO:
 8 de agosto, às 9 horas.
ONDE: avenida Edson da Mota Correa, 620, no Centro de Caucaia.

I Fórum do Comitê de Combate ao Câncer de Mama acontece nesta quarta (8)

Com o intuito de promover a sensibilidade e estimular a prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza nesta quarta-feira (8/8) o I Fórum do Comitê de Combate ao Enfrentamento ao Câncer de Mama de Caucaia. O encontro acontecerá na Faculdade Terra Nordeste (Fatene).

O fórum tem a finalidade de legitimar o Comitê de Enfrentamento, apoiado pelo médico ancologista Luiz Porto e que consolida um projeto de combate ao Câncer.

A legitimação acontecerá por meio de portaria municipal, com natureza institucional e multiprofissional, com carácter ético, educativo, mobilizador e de assessoria.

SERVIÇO
I Fórum de Câncer de Mama de Caucaia
Onde: Faculdade Terra Nordeste (Fatene), localizado na rua Coronel Correia, 1.119, Parque Soledade.
Quando: às 8 horas desta quarta-feira (8/8)