junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Parceria entre Prefeitura e Judiciário viabiliza novo Juizado

O prefeito Naumi Amorim assinou nesta quinta-feira (2/8), na sede do Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia, convênio com o Poder Judiciário cearense para viabilizar o funcionamento de mais uma unidade daquela especializada no município.

A parceria prevê a cessão de seis servidores da Prefeitura para a unidade, que funcionará na sede da Faculdade Terra Nordeste (Fatene), no bairro Parque Soledade. O atendimento ao público será feito também por acadêmicos de Direito da instituição.

A solenidade de inauguração do espaço acontecerá no próximo dia 20 de agosto, às 10 horas. A unidade será comandada pelo juiz Edison Ponte. Ele irá reforçar o trabalho desenvolvido pelo juiz Luiz Augusto de Vasconcelos, responsável pela primeira unidade do Juizado Especial Cível e Criminal de Caucaia.

“A demanda do Judiciário tem crescido muito nos últimos anos. Se a Prefeitura tem como colaborar para o atendimento ser maior e melhor, nós vamos ajudar. É fundamental que os caucaienses sejam bem recebidos e possam resolver seus problemas o quanto antes. Por isso a nossa contribuição”, pontua Naumi.

Seminários apresentam funcionamento de postos à comunidade

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está promovendo uma importante agenda de fortalecimento do vínculo entre usuários e funcionários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caucaia. Desde a última semana, profissionais do Serviço de Arquivamento Médico e Estatística (Same) estão apresentando seminários às comunidades e usuários dos equipamentos.

Nesta quinta-feira (2/8), a UBS Dr. Joaquim Braga, localizada no Planalto Caucaia, recebeu as atividades, que são organizadas em parceria com os Conselhos Locais de Saúde (CLS). O objetivo é repassar informações sobre a marcação de consultas e exames e o funcionamento de cada unidade.

“Tem sido bem proveitoso porque é um momento que o Same, que é a recepção do posto, convida o conselho e os agentes de saúde, e chama a comunidade para escutar os fluxos do posto”, explica a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da SMS, Camila Moreira.

Durante a ação, a população pode interferir, tirar dúvidas, fazer elogios e reclamações. “É um contato mais afinado e apurado com a comunidade”, complementa a representante do setor.

O Same é formado por profissionais de nível médio, responsáveis pelo atendimento ao público nas UBS. Eles participam, desde dezembro de 2017, de uma capacitação ofertada pelo órgão, que propôs o exercício dos seminários. O Curso de “Ambiência Acolhedora para Unidades Básicas de Saúde” tem carga total de 200 horas e encerra este mês.

Ano letivo reinicia na rede municipal de Caucaia

Um batalhão de vigias, porteiros, pedagogos, merendeiras, agentes administrativos e agentes de serviços gerais mobilizaram-se nesta quarta-feira (1/8) para dar suporte aos mais de 56 mil alunos da rede municipal de ensino de Caucaia que retornaram às aulas hoje após as férias de meio do ano.

As aulas recomeçam “oxigenadas pela posse de 140 professores concursados, empossados pela gestão Naumi Amorim em julho e com professores e pedagogos focados na melhoria da qualidade do ensino”, conforme sintetiza a secretária Lindomar Soares.

Para este semestre, ela vislumbra o fortalecimento do sistema municipal de ensino. “No primeiro semestre, nós cuidamos da estrutura e dos equipamentos. Era preciso dar uma estrutura mínima para o funcionamento da rede”, disse. Por conta dessa ação, os alunos encontraram, já no primeiro dia de aula, carteiras novas, salas com ventiladores e merenda assegurada, além de terem recebido novo fardamento.

Lindomar Soares considera que agora “estamos com tudo preparado para focar no grande desafio que é a melhoria dos índices educacionais do município”, que, como afirma, estão inversamente proporcionais à importância de Caucaia para o Ceará.

Nessa direção, encontra-se em fase de licitação um “programa de intervenção direta para a melhoria do resultado do Spacece ( Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), uma plataforma que fornecerá aos professores e alunos informações, textos, exercícios e propostas de acompanhamento, destinada a fortalecer o ensino aprendizagem.

Outra aposta é o Sistema Ludis. “Para chegar aos índices desejados, é necessário estimular a formação de valores e trabalhar a mediação e a cultura de paz nas escolas, rompendo com a violência instalada e com a vulnerabilidade das crianças e adolescentes, muitos deles, hoje, vítimas do tráfico”, explica a secretária.

Atenção Especializada de Caucaia recebe capacitações

Representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram nesta quarta-feira (1/8) da oficina de abertura do projeto Qualifica ESPSUS, que está sendo implantado na Policlínica Regional de Caucaia. O município é laboratório da experiência, desenvolvida em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

“O objetivo é determinar fluxos e contrafluxos da rede, organizando processos de trabalho na Atenção Especializada e estabelecendo uma comunicação fluida com os demais níveis de atenção”, contextualiza o secretário de Saúde Moacir Soares.

O projeto visa integrar a Atenção Ambulatorial Especializada à Atenção Primária por meio da qualificação dos processos de trabalho de seus equipamentos na perspectiva de fortalecimento das redes de atenção às condições crônicas.

“Já estamos trabalhando internamente ao longo de sete meses. Foram escolhidas as linhas de cuidado materno-infantil e oncologia, além de hipertensão e diabetes, que fazem parte da situação epidemiológica mais gritante. Então estamos trabalhando com um modelo de atenção às condições crônicas e com a estratégia de estratificação de risco”, explica a assessora técnica do Conass, Zélia Lins.

Para isso, todos os profissionais da Policlínica envolvidos nessa linha de cuidado, além de coordenadores da APS dos outros municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, serão capacitados.

O evento acontece em um momento de intensos investimentos da SMS no que diz respeito à educação continuada. Na última terça-feira (31/7), cerca de 30 médicos e enfermeiros das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município foram contemplados com um treinamento para urgência e emergência em adultos. O foco é o atendimento em situações de parada cardíaca e enfarto agudo do miocárdio.

Este é o primeiro dos cinco módulos, ministrados por profissionais que estão atuando como multiplicadores da experiência após passarem por capacitação do Ministério da Saúde. Doze representantes das duas UPAs de Caucaia foram enviados a São Paulo no último mês de julho, quando receberam formação voltada ao tema.

“É válido ressaltar a importância de adquirir novos conhecimentos relacionados à urgência e emergência, tendo em vista o nosso perfil de atendimento. E mais gratificante ainda é poder repassar o meu aprendizado com colegas de trabalho através da educação continuada, onde priorizamos a capacitação dos nossos colaboradores”, destaca a enfermeira Priscilla Rocha, uma das multiplicadoras da iniciativa.

Placas de sinalização e lixeiras serão instaladas na Lagoa do Cauípe

O Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) vai instalar placas sinalizadoras e lixeiras na área da Lagoa do Cauípe, localizada na Barra do Cauípe. O lugar é conhecido por receber praticantes de kitesurfe de todo o mundo.

A decisão de instalar os equipamentos foi fruto de reunião ocorrida entre membros da Associação de Kitesurf de Caucaia (AKCA) e representantes da Prefeitura. O encontro ocorreu nessa segunda-feira (30/7). “Trata-se de uma forma de organizar, sensibilizar e oferecer mais segurança para os banhistas e praticantes do kitesurf”, explica o presidente do Imac, Hugo Pontes.

Conforme a gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes, os depósitos de lixo serão colocados estrategicamente no trecho do litoral onde os frequentadores do Cauípe costumam acampar. Já as placas sinalizadoras terão o objetivo de estimular a educação ambiental dos visitantes, além de identificarem a área para prática do kitesurf e de banho.

As placas serão de madeira. Já os depósitos de lixo serão destinados a resíduos de material reciclável e resíduos orgânicos. “Estamos organizando também uma ação de limpeza para a Lagoa do Cauípe que será realizada no próximo dia 19 de agosto”, adianta Márcia Ximenes.

Professores e diretores são acolhidos com cultura e balanço de atividades

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promoveu nesta terça-feira (31/7) um café-da-manhã de acolhida dos coordenadores e diretores de escolas e anexos da rede municipal de ensino de Caucaia. O encontro aconteceu no Centro de Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, e foi marcado por apresentações culturais e pelo balanço de atividades.

Feita pela secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, a apresentação das realizações teve como objetivo preparar os gestores para o segundo semestre letivo de 2018, cujas aulas iniciam nesta quarta-feira (1/8). Ela citou a recuperação dos equipamentos educacionais, desde reformas nas unidades escolares até a distribuição de fardamentos.

Segundo Lindomar, 41 unidades da rede receberam ou estão recebendo reformas estruturais. Desse total, dez foram entregues. O mesmo aconteceu com as quadras poliesportivas, num total de 25 equipamentos – tendo seis já sido inaugurados pelo prefeito Naumi Amorim.

Ainda conforme a secretária, dois Centros de Ensino Infantil (CEI) serão inaugurados até setembro. Um no Parque Albano e outro no Planalto Caucaia. Ambos foram recebidos pela atual gestão como obra inacabada pela administração anterior e com débito junto ao Governo Federal.

Além disso, Lindomar Soares destacou a climatização das salas de aula com a distribuição de mais de 1.000 ventiladores, a renovação do mobiliário e a entrega de quase 60 mil fardamentos.

Por fim, a secretária pediu aos diretores atenção para os projetos pedagógicos que nortearão este segundo semestre, especialmente ao sistema Ludis (metodologia de educação socioemocional). Ela avalia que, junto com a oxigenação do sistema educacional de Caucaia, resultante da convocação de 472 professores concursados, o Ludis contribuirá para a construção de uma cultura de paz entre as crianças e jovens do município.

Casos de dengue e chikungunya caem 967% em Caucaia

Boletim da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) indica: os casos de dengue e chikungunya em Caucaia reduziram 967% em 2018 num comparativo com o mesmo período do ano passado. Até a 25ª semana epidemiológica deste ano, 235 casos de dengue e 185 casos de chikungunya foram confirmados no município. São, até agora, apenas 420 ocorrências.
Em 2017, a cidade tinha confirmado 656 casos de dengue e 3.827 casos de chikungunya. Um total, portanto, de 4.483 registros. Ambas as doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti. “Ano passado foi bastante desafiador. Mas os números mostram que as medidas que a Prefeitura adotou foram eficazes. Vamos continuar fortes no controle do mosquito”, assegura o prefeito Naumi Amorim.
Além de promover Levantamentos de Índice Rápido, os chamados Liras, para acompanhar a proliferação do Aedes aegypti em Caucaia, outras iniciativas vêm sendo adotadas pela Secretaria, como o Curso de Capacitação em Vigilância e Controle das Arboviroses. Ministrado em parceria com a Escola de Saúde Pública, a formação está capacitando cerca de 80 agentes de endemias de todas as localidades do município.
Coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza lembra que a população tem papel fundamental na luta contra o mosquito. “É importante que as pessoas continuem atentas aos pontos de acúmulo de água e outros possíveis criadouros em suas casas.”

Inscrições para nova feira estão abertas

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) promove na próxima sexta-feira (3/8) mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar de Caucaia. E os interessados em participar já podem efetuar inscrição.

Agricultores, produtores e artesãos que querem ter produtos expostos na feira devem ir à sede do Banco de Alimentos nesta segunda (30/7) e terça-feiras (31/7) de julho), de 8 horas às 15 horas.

É necessário portar somente a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento que identifica o produtor familiar e o autoriza a participar das políticas públicas para a agricultura familiar.

Serão vendidos na feira frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, bolos, doces, animais de criação, artesanato, dentre outros produtos. Todos com os preços entre 25% e 50% abaixo do valor praticado no mercado reguar.

A Feira da Agricultura Familiar acontecerá na Praça Fausto Sales (a Praça da Câmara), no Centro de Caucaia.

SERVIÇO
BANCO DE ALIMENTOS DE CAUCAIA
ONDE:
 rua Acapulco, s/n, no Parque Guadalajara.

Campo do Esplanada ganha iluminação e comunidade tem lazer garantido

Os times de futebol amador da Esplanada do Araturi podem, enfim, jogar despreocupados. Principal ponto de encontro da comunidade, o Campo do Esplanada agora tem iluminação adequada para sediar partidas. A entrega do parque elétrico foi feita neste sábado (28/7) pelo prefeito Naumi Amorim.

“Essa é uma iluminação que garante não só o lazer da comunidade, que já é algo por si só muito importante. Mas ela significa mais. Representa também mais segurança para quem mora no entorno do campo ou para quem passa por aqui. É comprovado que lugares bem iluminados são menos violentos”, pontuou Naumi.

Praticamente do tamanho de um campo de futebol profissional, o espaço é utilizado diariamente pela comunidade. Estima-se que 20 times amadores utilizem o gramado. Às segundas, às quartas e às sextas-feiras, o lugar também recebe escolinhas para crianças.

“Se já lotava de gente pra jogar sem ter iluminação uma boa, com essa iluminação que colocaram é que vai chegar time mesmo. E a gente acha é bom. Quanto mais gente, melhor. A competição fica mais disputada”, comemorou o estudante Francisco Rafael Santos, de 17 anos.

Além dos jogos de futebol, o espaço é utilizado também por muita gente que pratica caminhada e corrida. “Nós viemos de uma luta muito grande pra isso acontecer. Tivemos que fazer três projetos diferentes até a Enel aprovar. E agora entregamos um equipamento que vai dar muito lazer, tirar muita gente da ociosidade e dar uma qualidade de vida muito melhor”, sintetizou o titular da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans).

A instalação dos refletores atendeu a requerimento do vereador Evandro Maracujá. Um sonho de desportistas e comerciantes. “Aqui, antes, não tinha era nada. Nem campo. Então, a felicidade é enorme com a chegada dessa iluminação. O esporte é a minha luta. Uma luta para resgatar crianças, que são o nosso futuro. Quem ganha é toda a comunidade”, declarou o parlamentar.

Essa foi a quarta entrega de sistemas de iluminação pela Prefeitura só neste mês de julho. A primeira foi a do campo da comunidade indígena Tapeba, às margens da BR-222. A segunda foi a da Lagoa do Tronco, no Arianópolis, comunidade que existe há quase 20 anos e nunca teve luz. A terceira aconteceu no Campo dos Cobras, no Padre Júlio Maria.

MAIS BENEFÍCIO

O Campo do Esplanada fica ao lado de outro importante equipamento do Araturi. Em parceria com o Instituto Myra Eliane, a Prefeitura está construindo o Centro de Educação Infantil (CEI) Olga e Parsifal Barroso. As obras estão avançadas. E quando estiver pronta a unidade oferecerá ensino em tempo integral para cerca de 700 crianças.

“Essa obra vai ser uma das mais bonitas do Ceará. Vai ter areninha, academia, parquinho pra criança e uma série de outras coisas. Vai ser entregue em novembro e vai mudar a realidade desse bairro. Aqui vai ser um dos melhores lugares de Caucaia”, enalteceu o prefeito Naumi Amorim.

Lideranças escolares reúnem-se nesta terça-feira (31)

A secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, reúne-se nesta terça-feira (31/7) com 170 diretores e coordenadores de unidades escolares da rede municipal de ensino de Caucaia para uma acolhida de início de semestre. O ano letivo reinicia na próxima quarta-feira (1º/8).

O café-da-manhã acontecerá no auditório do Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), localizado na praia da Tabuba, a partir das 9 horas, e contará com apresentações culturais.

Também será exibido um documentário sobre o papel do “Nas Ondas da Leitura” em Caucaia. O programa tem gerado melhorias significativas para o ensino municipal, como a produção de livros por estudantes caucaienses com idade entre cinco e 16 anos.

A acolhida de amanhã tem o objetivo de gerar uma maior integração entre as lideranças das unidades escolares, estimulá-las para a retomada do ano letivo, além de levar até elas as ideias, planos, programas e projetos que as direções da SME pretendem executar para conseguirem o melhor desempenho possível do processo de ensino e aprendizagem.