junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Casa Brasil tem 190 vagas para cinco cursos gratuitos

Programa federal mantido em Caucaia pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec), a Casa Brasil abriu nesta segunda-feira (30/7) o período de inscrição para cinco cursos. Estão sendo ofertadas, ao todo, 190 vagas. As capacitações são gratuitas.

Para o curso Técnicas Administrativas Básicas, o programa oferece 35 vagas. As aulas iniciarão em 7 de agosto e encerrarão em 4 de outubro. Acontecerão todas as terças e quinta-feiras, sempre das 15 horas às 17 horas.

Para o curso Barbeiro Avançado, as vagas são 60 – com a primeira aula em 14 de agosto e a última em 26 de outubro, acontecendo às terças e sextas-feiras. Pela manhã, as atividades ocorrerão das 8 horas às 11 horas, enquanto que à tarde serão das 13 horas às 16h30min.

O curso Depilação Avançado tem 50 vagas. Metade delas será para a turma da manhã, cujas aulas serão das 8 horas às 11h30min. A outra metade será para a turma da tarde, com as atividades acontecendo das 13 horas às 17 horas. A primeira aula será em 29 de agosto e a última de 18 de outubro. As demais serão ministradas toda quarta e quinta-feiras.

Quinze vagas estão em aberto para o curso Estética Facial e Cosmético, que iniciará em 13 de agosto e encerrará em 8 de outubro. As aulas acontecerão às segundas-feiras, das 8 horas às 11h30min.

Já para o curso Maquiagem Básica, a Casa Brasil está oferecendo 30 vagas: 15 para o período da manhã (de 8 horas às 11h30min) e 15 para o período da tarde (de 13 horas às 17 horas). A primeira aula será em 14 de agosto e a última em 24 de agosto.

Os interessados devem dirigir-se à sede do programa portando cópia do RG e cópia do comprovante de endereço.

SERVIÇO
CASA BRASIL
ONDE:
 rua Santa Marta, 35, no Araturi.

Começa limpeza da lagoa

As frentes de trabalho montadas pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) para a limpeza das lagoas de Caucaia avançam em ritmo acelerado. Concentram-se agora no espelho d’água do Genipabu.

Os trabalhos iniciaram menos de dez dias depois de as equipes da SPSPTrans começarem a limpar a Lagoa do Jandaiguaba. Estão sendo retirados aguapés e resíduos sólidos.

Além disso, o entorno da lagoa do Genipabu está recebendo serviços de capinação, assim como aconteceu nas lagoas do Tabapuá, do Itambé, do Capuan e do Jandaiguaba.

Titular da SPSPTrans, Assis Medeiros destaca que os mutirões têm sido uma ferramenta de prevenção e melhoria da qualidade de vida das famílias que estão ao redor das áreas contempladas.

Além das lagoas, canais também receberam melhorias. Os canais dos bairros São Miguel, Itambé, Potira, Araturi e Picuí já foram contemplados com os serviços de limpeza.

Naumi dá posse a mais 20 professores; total chega a 472 em 18 meses

Na quarta posse de professores concursados levado a efeito na administração do prefeito Naumi Amorim, mais 20 professores tiveram suas vidas modificadas nesta sexta-feira (27/7) ao serem efetivados na Secretaria Municipal de Educação (SME).
Ao todo, em um ano e meio de gestão, Naumi já empossou 472 educadores, uma força nova destinada a elevar os índices educacionais do município e contribuir para a redução da vulnerabilidade da infância e adolescência. “Esses professores vão cumprir um papel fundamental para melhorarmos ainda mais os indicadores de Caucaia. Nosso município é muito grande e tem muitos desafios. Com a ajuda deles, tenho certeza de que vamos vencer todos”, avaliou Naumi Amorim.
Secretária municipal de educação, Lindomar Soares classificou a chamada desses profissionais como “um ato de coragem”. Ela lembrou que esses professores aguardavam convocação desde 2016 e que o prefeito, tão logo assumiu o cargo, em janeiro de 2017, adotou uma política de valorização dos educadores, promovendo também aumento salarial.
“Caucaia tem um guerreiro à sua frente, que com coragem e humildade muda, a cada dia, a realidade do município”, afirmou Lindomar.
Os empossados foram representados no evento pela professora Francisca  Florêncio e pelo professor Rômulo Aldo de Oliveira Castro. Ambos destacaram que a chamada para integrar os quadros da SME como servidores “significava a possibilidade de contribuírem mais com a educação de crianças e adolescentes.”

Feira é sucesso entre clientes e comerciantes

Segundo dia de praça cheia e grande movimento na I Feira da Agricultura Familiar de Caucaia, realizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca NA praça Fausto Sales, no Centro da Sede, com produtos até 50% mais baratos que os praticados pelo comércio regular.

São alimentos, frutas, verduras, plantas, ervas medicinais, artesanato e animais de criação. “Vim só pra comer o bolo de macaxeira e ver o artesanato. Achei ótimo porque ainda comprei umas plantas medicinais”, disse a professora aposentada Eluzai Ângelo enquanto passeava entre as barracas.

Os stands estão montados em frente à Câmara Municipal e servem de vitrine para os produtos de agricultores de Matões, Serra do Juá, Tucunduba, Salgadinho, Serra da Rajada, Boqueirão dos Cunha, Nova Metrópole, Sede e comunidade indígena Tapeba.

Para a expositora Vera Lúcia de Melo, um dos maiores benefícios é a visibilidade proporcionada pelo evento. “A iniciativa foi de primeira porque ajuda as pessoas que não têm renda e divulga o município. As pessoas de Caucaia vão comprar em Fortaleza e uma feira dessas ajuda a divulgar o nosso trabalho”, destaca a artesã, que dá cursos de crochê, pintura e biscuit no Conjunto Nova Metrópole.

A exposição, que atualmente acontece apenas em alusão ao Dia do Agricultor Familiar, passará a ser itinerante no segundo semestre desse ano. A informação divulgada pela Secretaria de Agricultura animou os participantes. “Tudo que eu tô trazendo, eu tô vendendo. Quando tiver uma próxima, eu quero participar de novo”, enfatizou o agricultor Francisco Moraes.

A I Feira da Agricultura Familiar encerra ainda nesta quinta-feira (26/7), mas uma nova edição está prevista para 3 de agosto no mesmo local, desta vez promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS). Os agricultores, produtores e artesãos interessados em participar devem procurar o Banco de Alimentos de Caucaia a partir da próxima segunda-feira (30/7).

SERVIÇO
BANCO DE ALIMENTOS DE CAUCAIA
ONDE: rua Acapulco, s/n, no Parque Guadalajara.

Ruas recebem mutirão de limpeza

A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes (SPSPTrans) está realizando mais um mutirão de limpeza em ruas e avenidas de Caucaia. Desta vez, as comunidades recebem ações de capinação, varrição e pintura de meio-fio.

Os bairros São Miguel, Tabapuá e Centro da Sede, além de localidades da BR-222 (desde a Praça do Anfiteatro até a rotatória de entrada de Caucaia), já receberam estes serviços. Os próximos a receberem melhorias serão: Metrópole, Picuí e as avenidas da Integração, Dom Almeida Lustosa e São Vicente de Paula.

Segundo o titular da pasta, Assis Medeiros, em breve todos os bairros serão beneficiados. “A Secretaria não tem descansado. Diariamente estamos percorrendo as localidades e trazendo melhorias para o bem-estar da população. Queremos que esta limpeza chegue em todos os bairros e trabalharemos para que isto aconteça no tempo mais breve possível”, conta.

SME distribui 71 toneladas de merenda para o retorno às aulas

A Secretaria Municipal de Educação (SME) já começou a distribuir a merenda escolar da rede de ensino de Caucaia. A expectativa da pasta é de as rotas de entrega serem concluídas até a próxima terça-feira (31/7). Antes, portanto, do reinício do ano letivo.

Todas as 189 unidades escolares da rede municipal serão abastecidas com produtos  como cereais, carne, frango, verduras e legumes. Estimado em 71 toneladas, o estoque será utilizado durante o mês de agosto. “A gente pode dizer que hoje a rede está organizada. E vamos continuar trabalhando pra continuar assim. Porque só quem ganha com isso são os alunos”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

Caminhões-baú estão fazendo rotas nas quatro grandes regiões de Caucaia desde essa quarta-feira (25/7). As primeiras escolas a receberem a merenda foram as localizadas na BR-020. Vinte e duas unidades foram beneficiadas, atendendo a um total de quase 3,5 mil alunos.

“Nosso objetivo é a oferta de uma merenda de qualidade. E nós temos conseguido isso com muito planejamento e zelo com o dinheiro público. A gente entende que o aluno bem alimentado tem mais chances de aprender e desenvolver suas capacidades”, diz a titular da SME, professora Lindomar Soares.

A observação da secretária faz alusão ao que tem sido desenvolvido pela Prefeitura para melhorar a qualidade da merenda escolar da rede municipal de ensino. Os itens do cardápio foram ampliados e redefinidos por nutricionistas, levando em consideração a real necessidade das crianças e dos adolescentes.

Além disso, o investimento feito mensalmente pela SME foi reduzido para menos da metade do que gestões anteriores gastavam. Ou seja: a atual gestão oferta aos estudantes pratos de melhor qualidade utilizando menos recursos. E mais: 70% dos produtos são oriundos da agricultura familiar.

Isso significa que a Prefeitura tem gerado renda para produtores locais. “O dinheiro circula dentro do município e a gente gera um ciclo positivo pra todo mundo. A Secretaria tem uma merenda boa, os alunos se alimentam bem e a economia da cidade fica mais forte”, conclui Naumi Amorim.

Caucaia promove segunda posse de professores em dez dias

O prefeito Naumi Amorim empossa nesta sexta-feira (27/7) mais 20 professores que atuarão na rede municipal de ensino de Caucaia. Será a segunda solenidade de posse para o setor em menos de duas semanas, já que outros 120 aprovados em concurso público foram incorporados aos quadros da Secretaria Municipal de Educação (SME) no último dia 17/7.

Trata-se de um feito histórico para o município, que vem implementando diversas medidas de reversão dos índices educacionais caucaienses desde janeiro de 2017, quando a atual administração municipal assumiu. A solenidade de amanhã acontecerá às 13h30min, no auditório da SME.

Com isso, o total de professores empossados por Naumi chegará a 472. Na primeira posse, em julho do ano passado, 172 educadores assumiram os cargos. Na segunda cerimônia, em janeiro de 2018, outros 160. Na posse do último dia 17, mais 120. E, agora, outros 20.

Assim como o grupo de 120 educadores, o que será empossado amanhã assumirá o comando de salas de aula já a partir de agosto, quando o ano letivo reinicia após o período de férias. Todos vão atuar na Educação Básica, seja em disciplinas específicas ou como polivalentes.

OS EMPOSSADOS
FRANCISCA FLORÊNCIO COSTA DA CRUZ
KATIUSCIA DA SILVA BASTOS OLIVEIRA
AMANDA AIRES LIMA DE SOUSA
MARILHA ARAÚJO DE MORAIS
JOSÉ CLÁUDIO TEIXEIRA DA ROCHA
ADRIANA MACHADO RIBEIRO
MARIA EDUARDA LINS DE BRITO
FRANCISCA FLAVIANA DE SOUSA ARAÚJO
FERNANDA DO NASCIMENTO MARQUES MONTEIRO
ALANA CRISTINA MACIEL MATOS
ROMULO ALDO DE OLIVEIRA CASTRO
BETUEL MAGALHÃES DE SOUSA
MARIANE PONTES FROTA
SÉRGIO MENEZES VARELA
CARLOS DANIEL SANTANA FREIRE
DANIEL ANGELO DOS SANTOS RIBEIRO
SAMUEL TEIXEIRA VIEIRA
WENDEL GOMES LINHARES
FRANCISCO CELIANO ALVES PINHEIRO
FRANCISCO THIAGO DA SILVA SOARES

SERVIÇO
POSSE DE PROFESSORES
QUANDO:
 27 de julho de 2018, às 13h30min.
ONDE: auditório da SME (rua Juaci Sampaio Pontes, 2.000, no Centro de Caucaia).

Vigilância Sanitária intensifica fiscalização

Em decorrência do crescente número de denúncias, a equipe de fiscalização da célula de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vêm intensificando ações nos estabelecimentos de Caucaia. No último dia 20, foram recolhidos diversos gêneros alimentícios fora do prazo de validade, embalagens danificadas e outras irregularidades em apreensão na Grande Jurema.

“Estamos promovendo essas ações regularmente, pois a população vêm fazendo denúncias e grande parte delas na Jurema”, contextualiza a supervisora da Vigilância Sanitária, Patrícia Franco Cavalcante.

No ato da apreensão é feita uma notificação, lavrado termo de infração e, em seguida, os produtos são inutilizados. O processo administrativo implica desde advertência à multa, de acordo com a Lei Federal nº 6.437.

Para evitar as medidas, os proprietários de estabelecimentos devem estar atentos à legislação. “Temos também que alertar sobre a importância dos estabelecimentos terem seu alvará sanitário em dia. É um ato de responsabilidade”, completa a responsável pela célula. A orientação da SMS é de que os interessados na obtenção do alvará procurem o órgão.

Devem estar regularizados os estabelecimentos enquadrados nestas três áreas:

– Alimentos (alimentos para consumo humano; bares e outros estabelecimentos em servir bebidas; restaurantes e similares; lanchonetes, casas de chá, sucos e similares; cantinas; marmitarias; cozinhas industriais; serviços de bufê; padarias; trailers, quiosques; sorveterias; mercearias, minimercados, supermercados e hipermercados; bombonieres; comércio de laticínios, frios e defumados; lojas de conveniência; comércio de alimentos não especificado anteriormente; açougues; peixarias; armazéns, distribuidoras e transportadoras de alimentos; depósito de bebidas (incluindo água mineral/adicionada de sais); indústria de alimentos; indústria de embalagens de alimentos);

– Saúde (consultórios ou clínicas médicas/odontológicas; ambulatórios; clínicas de fisioterapia; centros básicos de saúde; serviços de diagnóstico por imagem (ultrassonografia); laboratórios de análises clínicas, patológicas, citopatológicas e postos de coleta; comércio/depósitos/distribuidoras de produtos para saúde (correlatos): equipamentos e materiais médicos hospitalares/odontológicos; serviço de prótese dentária; farmácias/drogarias; distribuidoras/transportadoras de medicamentos; serviços de controle de pragas; comércio/ depósito/ distribuidoras/ transportadoras de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes e/ou saneantes e domissanitários; indústria de cosméticos, produtos de higiene pessoal, perfumaria e/ou saneantes; instituto de beleza e similares: cabeleireiros/ barbeiros/ depilação/ manicure/ pedicure; serviços de acupuntura; serviços de tatuagens/piercings; óticas; casas de repouso; instituição de longa permanência de idosos; comunidades terapêuticas; academias);

– Prestação de serviços (instituições de ensino fundamental, médio, superior, creches, pré-escolas; casas de festas e congêneres; clubes; hotel/ pousadas e congêneres; motéis; lavanderias; atividades funerárias, centros de velórios e cemitérios; coleta de resíduos perigosos).

SAIBA MAIS
O Alvará Sanitário é o documento emitido pela Vigilância Sanitária aos estabelecimentos que se enquadram nos padrões sanitários e estão aptos a oferecer serviços à população sem colocar em risco a saúde coletiva. Tem validade de um ano e deve ser exposto em local visível ao público. Importante citar que a renovação do alvará deverá ser solicitada até 60 dias antes do fim de sua vigência e que qualquer estabelecimento deve comunicar à Vigilância qualquer alteração de dados ou encerramento de atividades.

SERVIÇO
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
ONDE:
 Rua Coronel Correia, 2.089, no Centro.
TELEFONE: (85) 3342.8025.

DISK DENÚNCIA OUVIDORIA DA SAÚDE
0800 280 07 08

Ruas que dão acesso a lagoa são limpas

Além da limpeza geral da lagoa, a população do Capuan foi beneficiada por mais uma ação da Prefeitura. A Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes (SPSPTrans) efetuou a limpeza geral das ruas que dão acesso ao espelho d’água, ponto de lazer da comunidade.

Nos últimos dias, homens e máquinas fizeram serviços de capinação e varrição em três vias. A equipe retirou todos os pontos de lixo que existiam.

A SPSPTrans recentemente terminou a limpeza da Lagoa do Capuan e ainda criou o que chama de “praiazinha”, que são carradas de areia colocadas na beira da lagoa para melhorar o acesso e a permanência de visitantes no local.

Feira inicia com oferta de produtos até 50% mais baratos

A I Feira da Agricultura Familiar de Caucaia iniciou as atividades nesta quarta-feira (25/7) com a oferta de produtos cujos preços são até 50% mais baratos do que os praticados no mercado regular. As barracas estão montadas na praça Fausto Sales, no Centro, em frente à Câmara Municipal, onde ficarão até as 17 horas desta quinta-feira (26/7).

Trata-se de uma promoção da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca. “Eu fui feirante com meus pais e sei da imporância de ter um local para vender as coisas. Quanto mais o agricultor familiar for valorizado e tiver emprego, melhor. Porque o que ele comercializa é dinheiro que circula na própria cidade”, resumiu o prefeito Naumi Amorim na solenidade de abertura de hoje.

A dona de casa Maria do Nascimento, de 47 anos, é exemplo disso. Moradora do Novo Pabussu, ela aproveitou a passagem pela praça para fazer parte das compras do mês na Feira. Saiu com sacolas cheias de frutas, legumes, verduras e ervas medicinais. “Aqui está muito mais em conta do que no mercantil. Tem nem comparação. E a gente vê que é produto bom, de qualidade.”

Todos os produtos perecíveis da Feira são orgânicos. Ou seja: não receberam químicos sintéticos no cultivo. Além deles, os comerciantes oferecem tapetes, vassouras, bolsas, artesanato, pescados, molhos, petiscos, utensílios domésticos, doces e animais de criação. “Tudo o que você imaginar tem aqui pra vender. E a gente faz isso pra mostrar o potencial de produção que Caucaia tem; pra escoar essa produção de pessoas da nossa terra”, pontuou o secretário municipal de Agricultura, Samuel Ferreira.

A ideia é que a Feira torne-se itinerante a partir deste segundo semestre. Ela acontece apenas uma vez no ano, em alusão ao Dia do Agricultor Familiar. Com a nova logística, circularão por toda a Caucaia produtos de agricultores de Matões, Serra do Juá, Tucunduba, Salgadinho, Serra da Rajada, Boqueirão dos Cunha, Nova Metrópole, Sede e comunidade indígena Tapeba.

Parte deles, inclusive, aproveitou a Feira de hoje para solicitar crédito ao Banco do Nordeste e ao Banco do Brasil. Ambas as instituições montaram stands de atendimento. Nas três primeiras horas de evento, pelo menos 30 contratos já haviam sido fechados.

Foi assinado ainda um acordo de cooperação técnica entre a Prefeitura e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para estimular a criação de pequenos negócios em assentamentos rurais. As mulheres são o público-alvo da medida. Cada uma terá direito a R$ 5 mil. “É dinheiro para elas gastarem dentro do município; para fazerem circular no mercado. Com o “Fomento Mulher”, todo mundo sai ganhando”, detalhou o superintendente do Incra, Marcos Cals.

MERENDA ESCOLAR
Além de estimular a agricultura familiar de Caucaia com a realização da feira, a Prefeitura compra produtos de agricultores familiares locais para a merenda escolar da rede municipal de ensino.