junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Comissão debate promoção de Fórum

A Prefeitura de Caucaia vêm dando largos passos na preparação para o I Fórum Comunitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, iniciativa que visa endossar a campanha do município pela conquista do Selo Unicef.

Em encontro realizado nesta quarta-feira (25/7), representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria Municipal de Educação (SME), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) estiveram reunidos para debater a organização do evento.

Uma das pautas foi a nova data para realização do fórum, que agora está previsto para 29 de agosto. A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Caucaia discutiu ainda estratégias de consolidação de indicadores de impacto social para o levantamento situacional das crianças e adolescentes no município.

Os dados serão amplamente discutidos durante o evento, bem como proposições e soluções para o diagnóstico encontrado. “Cada órgão vai agora ter reuniões e capacitações com suas equipes para a atualização dos indicadores”, destaca a subsecretária da SDS, Telma Diógenes, relatando os próximos passos para a construção das apresentações.

AMT começa a instalar novas sinalizações e semáforos

A Prefeitura de Caucaia, através da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), deu início à execução de importantes serviços para a política local de mobilidade urbana.

Nessa segunda-feira (23/7), ruas e avenidas do Conjunto Nova Metrópole receberam sinalizações horizontais e verticais, assim como tiveram novos semáforos instalados. O bairro foi escolhido por registrar grande número de acidentes, conforme relatórios da AMT.

“O acesso ao carro, à moto e à carteira de motorista facilitou muito nos últimos anos. E Caucaia não acompanhou esse fluxo. A frota cresceu, a cidade cresceu e os investimentos em segurança no trânsito andaram em ritmo menor. Uma rua bem sinalizada pode salvar vidas e uma rua sem sinalização nenhuma é sinônino de morte”, resume o prefeito Naumi Amorim.

Pelo menos outros seis bairros de Caucaia terão ruas e avenidas beneficiadas nessa primeira fase de trabalhos da AMT, que se estende pelas próximas semanas. São eles: Conjunto Metropolitano (Picuí), Planalto Caucaia, Parque Albano, Conjunto São Miguel, Tabapuá e Tabapuazinho. Além disso, serão contempladas comunidades que receberam pavimentação asfáltica da Prefeitura nos últimos meses.

Coordenador de operações e vice-presidente da AMT, Carlos Gomes explica que o objetivo desta força-tarefa é “reforçar a sinalização horizontal nas principais ruas e avenidas de Caucaia para oferecer ainda mais segurança aos pedestres e melhor indicação aos usuários do sistema viário municipal.”

Presidentes dos Conselhos Locais se reúnem

Pela quinta vez este ano, o Conselho Municipal de Saúde (CMS) reuniu presidentes dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) para debater pautas referentes à área. Durante toda a manhã desta terça-feira (24/7), os representantes dos colegiados ouviram informes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e discutiram questões de interesse público no tocante à gestão das unidades de saúde.

Presente na discussão, o titular da SMS Moacir Soares ouviu representantes dos diversos colegiados locais. “Nós queremos avançar o nível de gestão, melhorar e fortalecer os serviços. Para isso, o papel participativo e fiscalizador dos Conselhos é fundamental”, frisou o secretário.

“A discussão foi salutar e cada um se apropriou da fala como construção da cidadania. A gestão está buscando a transparência com a participação popular”, destacou a presidente de colegiado municipal, Marlúcia Ramos.

Os 46 CLS tomaram posse em abril deste ano. Eles são formados por 12 titulares e seus respectivos suplentes, somando um total de 736 conselheiros atuando na fiscalização e contribuindo para o planejamento de ações e serviços de cada Unidade Básica de Saúde do Município.

Naumi empossa membros da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional

O prefeito Naumi Amorim deu mais um importante passo na garantia de melhores condições de alimentação para o caucaiense. Em solenidade realizada nesta segunda-feira (23/7), no Grêmio de Recreios e Estudos de Caucaia, Naumi empossou 14 membros, entre titulares e suplentes, da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), uma iniciativa que visa a integração de todos os órgãos da administração pública na efetivação de uma alimentação mais adequada e segura.
“Com essa integração entre os órgãos, nós iremos conseguir não apenas otimizar os nossos recursos, mas também iremos executar cada vez ações na garantia de uma alimentação mais saudável, um dever do poder público”, comenta o prefeito. Naumi pontua, ainda, que “cada membro terá que vestir a camisa para que os resultados sejam de fato concretos”.
Presidente da Caisan, a titular da pasta de Desenvolvimento Social, Danielle Alexandre, reforça a importância da ação da Câmara principalmente para aqueles em condição de vulnerabilidade social. “São os que mais necessitam de ações urgentes pois também se encontram em situação de insegurança alimentar”, comenta. De acordo com a secretária, “um dos papéis mais importantes da Câmara é elaborar o Plano Municipal de Segurança Alimentar” em Caucaia.
A lista completa dos membros pode ser conferida no portal www.caucaia.ce.gov.br.

Unidade de Tabuleiro Grande ganha ponto de apoio

Em ação ampliada na localidade de Tabuleiro Grande, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugurou nesta segunda-feira (23/7) um ponto de apoio à Unidade Básica de Saúde (UBS) Tecla Gonzaga Sales.

A manhã de serviços ofertou atendimento médico e de enfermagem, ação coletiva de Saúde Bucal, verificação de pressão arterial, vacinação, teste rápido das hepatites B e C, emissão de cartão do SUS e orientações sobre o combate às arboviroses.

Localizado na microárea de Pirapora, o novo equipamento vai estender o alcance da Atenção Primária na região, possibilitando o acolhimento à população que mora longe do posto de saúde.

De acordo com a SMS, o espaço vai beneficiar moradores das comunidades de Caraúbas, Tanupaba, Canto Verde, Área Verde e Lagoa da Rosa, além da própria Pirapora. “Ele viabilizará a descentralização dos atendimentos da equipe de saúde, ampliando o acesso das comunidades vizinhas aos serviços de saúde”, ressalta Simara Moreira, coordenadora do Distrito III, referente às unidades da zona rural e da BR-222.

O ponto de apoio vai funcionar às segundas e terças-feiras, das 8 horas às 15h30min.

SERVIÇO
PONTO DE APOIO À UBS TECLA GONZAGA SALES
ONDE: Rua Antônio Alcântara, 106, Pirapora.

FUNCIONAMENTO: segundas e terças-feiras, de 8 horas às 15h30min.

Secretaria Municipal de Educação prepara projeto para Fórum

Segue a todo o vapor a preparação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para o “I Fórum Comunitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente”, iniciativa para reforçar a busca do município pelo Selo Unicef. A pasta trabalha o segmento “Relatoria”, com a proposta de inserir no encontro a participação popular, valorizando as manifestações culturais das comunidades e contando com a presença de uma ciranda e de um repentista.

O Fórum, marcado para o dia 14 de agosto em Caucaia, tem o objetivo de sublinhar todo o esforço do município para tornar-se apto a receber o Selo Unicef, certificação que demonstra crescimento do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e, consequentemente, a redução do número de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Além disso, o encontro sinaliza os passos seguintes para conquista do Selo, a continuação ou início de novos esforços, conforme sejam identificados pelos participantes.

A reunião preparatória para o Fórum contou com a Coordenadora de Programas e Projetos Especiais da SME, Andrea Herculano, juntamente com representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e Saúde (SMS).

Secretaria de Educação trabalha na climatização das escolas

A coordenação de manutenção da Secretaria Municipal de Educação (SME) trabalha intensamente durante as férias escolares para melhorias na rede municipal de ensino. Agora, os serviços abrangem a climatização das salas. O objetivo da pasta é, até gosto, instalar cerca de 1.200 ventiladores nas salas de aula das Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF). No primeiro semestre deste ano já foram instalados 700 ventiladores, priorizando o ensino integral e infantil.

Na região da BR-020, 15 escolas serão atendidas com números variáveis de aparelhos, considerando a capacidade já instalada e a necessidade levantada pelas equipes gestoras. A região da Praia terá 16 escolas atendidas, a Sede contará com 15 e a grande Jurema com 20. Por fim, a BR-222 será contemplada com 16 escolas.

A instalação de ventiladores completa o programa de reformas das infraestruturas das escolas e das quadras poliesportivas realizada pelo prefeito Naumi Amorim. Além disso, os alunos da rede municipal também estão sendo beneficiados com novos fardamentos, novas carteiras escolares e novos jogos de mesa infantil.

Caucaia é destaque do Fórum Regional de Conselheiros de Saúde

Caucaia sediou nesta sexta-feira (20/7) o I Fórum Regional de Conselheiros de Saúde. A edição, voltada aos dez municípios da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, é um dos 22 encontros com programação quadrimestral organizado pelo Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau) em todas as microregiões cearenses.

Ao reunir conselheiros e suplentes municipais, o evento representa um espaço democrático de educação permanente, com a troca de informações e saberes no âmbito do controle social. “Este é um momento de fortalecimento e qualificação dos conselhos. O trabalho que estamos fazendo é em prol de um SUS universal, igualitário e integral”, frisou a assessora técnica do Cesau e coordenadora dos Fóruns, Laciana Lacerda.

O fórum colocou Caucaia em destaque ao debater a criação dos Conselhos Locais de Saúde (CLS) com participação popular, iniciativa pioneira do município. A ideia é que, com o intercâmbio de experiências, outras cidades possam adotar a ideia.

De acordo com Moacir Soares, titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), com reuniões e debates descentralizados e integrados, os colegiados de Caucaia vêm alcançando respaldo e contribuindo com os avanços da gestão. “Se estamos criando conselhos, estamos compartilhando o poder com o povo. Em poucos meses, já temos respeitabilidade e bons frutos”, avalia o secretário.

A repercussão positiva também foi comentada pela presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Marlúcia Ramos, que destacou que “Caucaia vêm sendo elogiada pela implantação dos conselhos locais e agora somos referência no controle social.”

Vias de Caucaia recebem serviços de capinação, poda, varrição e pintura

Além de manter frentes de trabalho destinadas à limpeza de canais e lagoas de Caucaia, a Secretaria de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) tem diversas equipes executando melhorias em ruas e avenidas de várias localidades do município.

Durante toda a semana, homens e máquinas fizeram serviços de capinação, poda, varrição e pintura. Nesta sexta-feira (20/7), os esforços estão concentrados em vias da Sede e do bairro do Açude.

Além disso, as localidades de Mangabeiras e Camará tiveram seus acessos beneficiados pela batição das margens das estradas. Moradores do Guaié receberam serviços de poda.

Também foram limpos diversos bueiros da avenida Coronel Correa, no Centro de Caucaia. Os equipamentos tiveram ainda as tampas reformadas pelas equipes da SPSPTrans.

Demanda aumenta 25%, prazos reduzem e tramitação acelera

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Ambiental (Seplam) tem implementado uma série de medidas que facilitam a chegada de investidores e aceleram o desenvolvimento de Caucaia. A pasta modificou logísticas internas, implementou sistemas, estabeleceu novas metas e já colhe os frutos de tudo isso.

A demanda processual da Seplam já é hoje 25% maior. Além disso, prazos reduziram e tornaram a tramitação bem mais ágil. Um alvará de construção, por exemplo, pode ser emitido agora em até 20 dias.

“Isso contribui de forma significativa na satisfação de quem nos procura, no aumento da arrecadação do município e na chegada de novos investimentos, gerando emprego e renda para Caucaia”, sintetiza o titular da Seplam, Daniel Cavalcante.

Até essa quinta-feira (19/7), a Seplam registrava 195 solicitações de alvarás de construção. Desse total, 134 já haviam sido entregues – o que corresponde a quase 70% de resolução.

As Cartas de Anuência emitidas para fins de licenciamento ambiental junto ao Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) somavam 89, dos quais 59 já haviam sido liberados. Quase 90% do total. “Isso demonstra a preocupação do município em promover o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação dos recursos ambientais”, pontua Daniel Cavalcante.

No tocante ao Habite-se, quase 75% dos 130 casos já haviam sido vistoriados e concluídos. E quanto aos Alvarás de Funcionamento, a Seplam tinha 2.061 registros, sendo que 1.965 já solucionados. Isso equivale a 95% do total. “O número é o dobro do que registramos no ano passado”, revela o secretário.