junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Gestantes participam de atividades físicas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ofereceu nesta quinta-feira (19/7) um serviço especial às gestantes do Distrito 5 de Caucaia. O grupo recebeu orientações sobre a importância da prática de atividades físicas e participou de um aulão de pilates.

Desde maio, atividades com esse público vêm sendo realizadas mensalmente pelos enfermeiros e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Unidade Básica de Saúde Antônio Jander P. Machado, como ação estratégica do Projeto Humana Luz no bairro Araturi.

“Estamos pensando no fortalecimento do projeto, trabalhando posições de parto, questões de protagonismo da mulher. Estamos valorizando o ser e o empoderamento da gestante diante desse momento tão especial da vida dela”, explica a coordenadora da Atenção Primária no distrito, Elvira Clene Rêgo.

Esta, no entanto, foi a primeira vez que o evento trabalha com exercícios físicos. “Achei o encontro muito participativo e fui surpreendido pelas gestantes. Esse é um público ótimo, que requer cuidados exclusivos. Gosto de conhecer a realidade de cada um, se tem restrições ou praticam atividades físicas”, comenta o educador físico responsável pela atividade, Antônio Oliveira.

As interessadas em participar das próximas edições devem buscar informações sobre datas e horários diretamente no posto de saúde do Araturi.

Começa limpeza da Lagoa do Jandaiguaba

Mais uma lagoa de Caucaia está sendo beneficiada por ações da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Nessa quarta-feira (18/7), técnicos da pasta começaram a limpeza do espelho d’água do Jandaiguaba.

É o quarto espaço do tipo que tem aguapés e resíduos retirados, e o entorno capinado. Já receberam equipes da SPSPTrans as lagoas do Tabapuá, Itambé e Capuan. E nos próximos dias a Lagoa do Genipabu também será contemplada, conforme o titular da pasta, Assis Medeiros.

“Os trabalhos no Jandaiguaba estão em ritmo acelerado. E os do Capuan nós terminamos fazendo até uma “praiazinha” em dois pontos da lagoa. Em um, beneficiamos diretamente lavadeiras de roupa que deixaram de frequentar o lugar porque estava sujo e o acesso não era bom. Nós limpamos, melhoramos esse acesso e ainda temos um projeto de iluminação”, resume o secretário.

Além disso, a SPSPTrans mantém frentes de trabalho na limpeza das margens das estradas vicinais, serviços de poda e limpeza e reforma de tampas de bueiros em diversas localidades de Caucaia.

SMS vai monitorar desempenho das salas de vacina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai contar com uma importante ferramenta para o monitoramento vacinal a partir de agosto. O setor de Imunização do órgão desenvolveu um sistema que vai relatar o desempenho mensal das 46 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

O relatório vai apontar uma meta mínima e o número ideal de aplicações para cada vacina. Referências que, além de fomentarem a busca ativa do público-alvo, podem ajudar a detectar áreas que merecem mais atenção e ações específicas. Os profissionais dos postos serão responsáveis por alimentar os dados e enviá-los à coordenação do setor.

“Queremos identificar a realidade em cada território. Nós elevamos todos os índices de cobertura vacinal em Caucaia, mas sabemos que para cada localidade há condições e situações diferentes. E é isso que vamos analisar”, justifica o coordenador da Imunização da SMS, Luiz da Silva Moura Júnior.

De acordo com a SMS, a campanha de vacinação contra a gripe deste ano, que se encerrou em 21 de junho, atingiu o índice histórico de 95% de cobertura no município. Outros indicadores também sinalizam resultados exitosos da gestão, como a Tríplice Viral, que previne contra caxumba, sarampo e rubéola, e imunizou 106,99% do público-alvo em 2017.

Comissão planeja Fórum Comunitário para agosto

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Caucaia se reuniu na tarde desta quarta-feira (18/7) para debater o planejamento e a execução do I Fórum Comunitário de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento, que deverá acontecer no dia 14 de agosto, representa um importante instrumento de participação popular para o levantamento situacional de crianças e adolescentes.

Hoje formada por representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), a comissão discutiu as estratégias de promoção, logística, metodologia e mobilização do evento.

O Fórum é um dos compromissos da gestão enquanto pré-requisito a ser adotado na busca pela conquista do Selo, uma certificação internacional expedida a gestões municipais engajadas na redução de desigualdades e garantia de direitos das populações menores de idade.

Durante a atividade, a sociedade irá identificar problemas que envolvem a situação de crianças e adolescentes em Caucaia, além de discutir ideias de como resolvê-los. “Lá, nós apresentaremos um diagnóstico e faremos um plano de ação para superar as dificuldades encontradas”, explica a subsecretária da SDS, Telma Diógenes.

31 novos professores começam a ser convocados

Mais professores serão empossados pela Prefeitura de Caucaia ainda em julho para a rede municipal de ensino. Conforme anunciado nessa terça-feira (17/7) pelo prefeito Naumi Amorim, 31 novos servidores já começaram a ser convocados hoje. Eles vão compor os quadros da Educação Básica.

Todos os 120 empossados ontem e os 31 novos convocados fazem parte do Cadastro de Reserva do último concurso público municipal. “Nós sabemos da nossa responsabilidade. Sabemos que precisamos de professores de qualidade para subir o patamar da educação. Por isso, além dos aprovados no concurso, decidimos convocar o Cadastro de Reserva. A demanda é grande e para atendê-la da melhor forma precisamos de profissionais gabaritados”, explica o prefeito.

A expectativa é de que a posse dos novos convocados aconteça dia 27 de julho. Antes disso, nos dias 19 e 20, eles devem dirigir-se à Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (Sead) para entrega da documentação e no Instituto de Previdência do Município de Caucaia (IPMC) para a realização de exames médicos.

Dos 31 novos professores, 16 atuarão em áreas específicas, como Ciências, História, Educação Física, Língua Estrangeira, Língua Portuguesa, Matemática  e Geografia. Os demais são professores de Educação Básica, atuando de forma geral, do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

OS JÁ EMPOSSADOS

Os 120 empossados ontem começaram a ser lotados hoje pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Todos podem acessar o cronograma de lotação disponibilizado pela Prefeitura na Internet (https://www.caucaia.ce.gov.br/index.php?tabela=pagina&acao=concurso2016

Naumi entrega iluminação e realiza sonho de comunidade

O prefeito Naumi Amorim inaugurou nesta quarta-feira (18/7) o novo sistema de iluminação do Campo dos Cobras, no bairro Padre Júlio Maria. O espaço recebeu seis postes com 18 refletores com luzes brancas de vapor metálico e potência de 400 watts.
Os equipamentos serão ligados diariamente das 17h45min até 23 horas. “Através desse serviço, estamos trazendo mais dignidade para todos dessa localidade. E vamos trabalhar para trazer mais melhorias para vocês. Porque o povo não pode esperar. Nós precisamos trazer mais dignidade para Caucaia! E incentivar o esporte é uma forma disso se concretizar”, afirmou o prefeito.
Os projetos de iluminação que estão sendo executados no município são elaborados pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) e aprovados pela Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Ceará.
Segundo o titular da pasta, Assis Medeiros, essa inauguração é só a primeira melhoria que a comunidade vai receber. “Isso é só um pouco do muito que traremos. Vamos cuidar com carinho de vocês. Estamos trabalhando para vocês terem uma qualidade de vida melhor, com mais lazer, mais esporte, mais saúde”, pontuou.
Moradora da localidade há 47 anos, Adriana Gomes conta que o Campo dos Cobras nunca teve iluminação. “Agora, a gente se sente até mais seguro. Podemos sair de casa sem tanto medo.”
Elenilda Teixeira conta que nasceu e cresceu no bairro e se alegra por depois de tantos anos ver o campo iluminado pela primeira vez. “Estávamos ansiosos pela iluminação! Agora vamos poder aproveitar o campo. Nossas crianças brincarão com mais segurança.”
Após a solenidade, o prefeito Naumi Amorim deu início à primeira partida de um torneio organizado pela comunidade para inaugurar a nova iluminação do campo.

Protocolo gera empregos e aumento de arrecadação

O prefeito Naumi Amorim assinou nesta quarta-feira (18/7) um protocolo de intenções que visa a expansão de uma fábrica de moda íntima no bairro Arianópolis, na Grande Jurema. Com isso, o município gerará mais de 1.000 empregos diretos e aumentará sua capacidade de arrecadação.

O encontro com empresários aconteceu na sede da Prefeitura. “Quando o município cria vagas de trabalho, isso significa que a economia vai bem. Que os investidores confiam na cidade como um lugar seguro para deixar o dinheiro deles. Isso é muito bom porque representa mais dinheiro em circulação, mais renda para Caucaia”, afirma Naumi.

A expansão da fábrica de moda íntima gerará 400 empregos diretos só na fase inicial de operação. As etapas seguintes gerarão outros 730 postos. Serão, no total, portanto, 1.130 empregos diretos. O empreendimento tem atualmente 480 funcionários.

Por mês, a fábrica produzirá uma média de 400 mil peças de lingerie. Isso só na fase inicial. Em seguida, a capacidade saltará para um milhão de peças mensalmente. A previsão de faturamento é de R$ 42 milhões por ano.

Isso representará aos cofres do Município um recolhimento de R$ 720 mil de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) apenas no primeiro ano de funcionamento da fábrica. Recurso que ampliará a capacidade da Prefeitura de investir na melhoria do serviço público caucaiense.

“Tem 14 anos que essa empresa funciona em Caucaia. Chegou aqui em 2004 e já prestou inúmeros serviços ao município. Quanto mais pudermos expandir, melhor pra Prefeitura e melhor pro povo, que vai ter mais oportunidade e dinheiro na conta”, resume Naumi.

Banco aprova liberação de 80 milhões de dólares para Caucaia

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) aprovou nesta terça-feira (17/7) a contratação de crédito de 80 milhões de dólares pela Prefeitura de Caucaia. A decisão foi tomada em reunião da diretoria da entidade ocorrida em Madri, na Espanha.

Com isso, basta a aprovação do Senado Federal e a sanção do presidente Michel Temer para o recurso ser liberado. A aprovação do financiamento pelos gestores do CAF é etapa fundamental para a Prefeitura ter acesso à verba e aplicá-la no Programa de Infraestrutura Integrada (PII).

“Com muita articulação e compromisso, nós estamos conseguindo a liberação desses 80 milhões de dólares em tempo recorde. Prefeituras de cidades muito maiores do que Caucaia esperam dois, três anos para isso acontecer. E a gente tem a expectativa de receber ainda em 2018. As obras desse Programa vão mudar a história de Caucaia”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

O gestor refere-se às inúmeras intervenções que vão acontecer em diversas regiões do município. Boa parte do recurso (66%), por exemplo, será investido em projetos de mobilidade urbana. Vias serão criadas requalificadas, ciclovias serão abertas, e pontes e viadutos serão construídos. Tudo no intuito de ligar Jurema, Sede e Litoral, os três maiores distritos de Caucaia.

Além disso, o Programa de Infraestrutura Integrada prevê a construção de cinco praças, de dez ecopontos para manejo de material reciclável e um centro social de eventos. Haverá ainda a urbanização de três lagoas e ações de fortalecimento para mil empreendedores locais.

“As intervenções demonstram ser grandes aliadas do crescimento econômico, da criação de empregos, do aumento da competitividade e, por fim, da melhora da qualidade de vida dos cidadãos. Nesse sentido, o financiamento, além de modernizar as infraestruturas, pretende impulsionar um crescimento inclusivo a largo prazo e que beneficie a todos os habitantes do município”, afirma o presidente-executivo do CAF, Luis Carrana.

Marechal Rondon recebe ação descentralizada

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu nesta terça-feira (17/7) um importante momento de descentralização dos serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). Em ação intersetorial, o órgão ofertou serviços básicos e facilitou o acesso de quem está mais distante da rede municipal. A localidade contemplada foi o Loteamento dos Cariocas, no Marechal Rondon, na Grande Jurema.

Durante toda a manhã, os moradores receberam atendimentos médico, psicológico e odontológico, tiveram acesso a vacinas, aferição de pressão e índice glicêmico, testes rápidos para hepatite e sífilis, além de outros serviços como o acesso ao cartão do SUS.

De forma integrada, a ação reuniu esforços e a participação de profissionais do Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), de membros do Conselho Local de Saúde (CLS), do setor de Mobilização da SMS e do Núcleo de Mediação Comunitária com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Jurema.

Uma nova ação está prevista para 10 de agosto, desta vez no bairro Parque Guadalajara. Segundo a coordenadora do Distrito 5, Elvira Clene Rêgo, que é responsável pela APS da área, a ideia é seguir buscando parcerias e replicando a iniciativa. “Nós estamos levantando as necessidades e facilitando o acesso da população. Sempre tivemos a ideia de descentralizar principalmente a imunização, pois sabemos da dificuldade de alguns de comparecer às unidades”, explica.

Naumi empossa 120 professores e anuncia convocação de mais 31

A rede de ensino de Caucaia ganhou nesta terça-feira (17/7) um incremento fundamental para a melhoria do serviço prestado pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Em solenidade realizada no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, o prefeito Naumi Amorim deu posse a 120 professores que irão compor o quadro da Educação Básica do município.

Aprovados no concurso público de 2016, eles serão lotados já nesta quarta-feira (18/7) e darão início às suas atividades no mês agosto, após o retorno das férias escolares. “Precisamos do apoio de cada um para melhorar todos os indicadores da Educação em nosso município. Sejam bem-vindos e que essa seja a casa de vocês”, disse o prefeito.

Naumi anunciou que, também na quarta, outros 31 profissionais serão convocados.  “Nós temos mais de 400 novos professores efetivados no município e teremos, com eles, a oportunidade de desenvolver uma politica publica educacional inovadora”, acrescentou a secretária de Educação, professora Lindomar Soares.

Essa foi a terceira posse de professores em um ano e meio de gestão. No total, são novos 451 educadores atuando na rede municipal. “É muito importante participar de momentos como esse porque entendemos que essa é a única forma que temos de valorização do serviço público e que podemos dizer que temos educação de qualidade quando investimos em servidores de carreira”, destacou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Caucaia (Sindsep), Maria dos Santos.

Para a categoria, o momento é de comemoração. “A expectativa é de ser bem recebida e encontrar uma escola aberta a novos projetos e ideias, já que chegamos com muito gás no sentido de proporcionar um ensino mais dinâmico aos alunos”, vibrou a educadora Layla Keline.