junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

230 famílias ganham iluminação pública na Lagoa do Tronco

A comunidade da Lagoa do Tronco, no Arianópolis, pode agora colocar tranquila as cadeiras na calçada pra conversar e ver a meninada passando em direção ao espelho d’água pra empinar pipa. É que enfim, depois de quase 20 anos de existência, o lugar conta com um sistema de iluminação pública.

A entrega foi feita pelo prefeito Naumi Amorim no último sábado (14/7). “Essa é uma obra de pequeno porte, mas de grande importância. E podem ter certeza de que não vamos esquecer de vocês como administrações passadas esqueceram. Nós vamos trazer é cada vez mais benefícios. Sei que vocês têm outras necessidades e a gente está ouvindo todas para solucionar”, afirmou o gestor.

Duzentas e trinta famílias são diretamente beneficiadas com o parque elétrico, cujo projeto e estrutura foram executados pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans). Foram instaladas em seis ruas da comunidade Lagoa do Tronco 45 luminárias de vapor metálico – a chamada luz branca – de 150 watts.

“A partir do momento em que a Prefeitura instala um sistema de energia num local que antes era tudo escuro, ela garante mais qualidade de vida e segurança a quem mora nesse lugar. E isso é apenas o começo. Outras melhorias virão”, disse o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros.

Dona Ataiz Sampaio, de 49 anos, sabe bem da importância de uma boa iluminação pública. Ela é comerciante e depende diretamente da movimentação da rua para tirar o sustento de casa. “Moro aqui há um ano e quando cheguei não tinha nada [de iluminação pública]. Ficou maravilhoso. Agora vamos lutar pelo calçamento.”

Já o caminhoneiro Euclisomar Ladislau, de 38 anos, lembrou do tempo não muito distante no qual os moradores faziam “bicos de luz”. “Era o jeito, mas todo mundo sabia do perigo. Agora, com os postes, é melhor porque fica tudo mais claro. Quando alguém passa, a gente consegue ver quem é e se sente mais seguro.”

O parque de iluminação da comunidade da Lagoa do Tronco é apenas um dos cinco previstos pela Prefeitura para entrega em julho. O primeiro foi inaugurado na última sexta-feira (13/7) no campo dos Tapebas, às margens da BR-222, na entrada de Caucaia.

Nas próximas semanas, a SPSPTrans entregará sistemas de iluminação em outras três localidades: na Esplanada do Araturi, no bairro Padre Júlio Maria e na Tucunduba.

Colegiados discutem indicadores

Nesta segunda-feira (16/7), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu reunião ampliada dos colegiados da Atenção Primária e Atenção Secundária. Em pauta: os indicadores de saúde numa análise epidemiológica de Caucaia.

“Por sua relevância, essa pauta precisa ser analisada e debatida de forma massiva. Os indicadores são orientadores para remodelagem e redefinição de políticas, além de embasar planos de enfrentamento a esses agravos”, destacou o secretário de Saúde Moacir Soares.

Participaram do encontro gestores do órgão, representantes das Unidades Básicas de Saúde, do Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, da Maternidade Santa Terezinha, das Unidades de Pronto Atendimento e demais equipamentos da rede.

Em amplo debate, eles discutiram as principais doenças e agravos de notificação compulsória verificadas e as principais causas de óbito no município. São elas: doenças do aparelho circulatório, causas externas, neoplasias, e doenças dos aparelhos respiratório e digestivo.

Em 2018, de janeiro até o momento, foram registrados 877 óbitos em Caucaia. No ano anterior inteiro foram 2.126. “O nosso objetivo é gerar informação para a tomada de decisões”, justifica o coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza.

Naumi entrega iluminação de campo indígena na BR-222

Nesta sexta-feira (13/7), o campo de futebol da comunidade indígena Tapeba ganhou uma novidade que vai garantir mais segurança e lazer a quem utiliza o espaço. Em solenidade que contou com forte presença da comunidade e lideranças locais, o prefeito Naumi Amorim inaugurou o novo sistema de iluminação do equipamento, localizado às margens da BR-222.

“Nós queremos motivar a prática do esporte para que daqui a alguns anos tenhamos vários craques saindo de Caucaia”, vibrou Naumi.

São nove postes e 18 refletores com luzes brancas de vapor metálico, cada uma com potência de 150 watts, que serão ligadas todos os dias das 17h45min às 23 horas.

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) e aprovado pela Enel, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no Estado.

“Certamente essa iniciativa trará muitos benefícios à comunidade. Naumi não mediu esforços para atender a demanda da população”, declarou o secretário titular da pasta, Assis Medeiros.

Após o evento, dois times locais entraram em campo e disputaram a primeira partida. Antes, era comum que os jovens jogassem bola mesmo no escuro. “Agora tá melhor pra todo mundo. Aqui tem muito time e também vem gente de fora pra jogar”, disse o estudante Jackson Madalena, de 17 anos.

Quem mora perto do campo também comemorou a novidade. “As crianças agora têm onde brincar. Os meninos daqui gostam muito de esporte”, afirmou a dona de casa Ana Lúcia Lima.

Nos próximos dias, a Prefeitura de Caucaia vai entregar sistemas de iluminação pública em outros pontos do município. Neste sábado (14/7), será a vez da Lagoa do Tronco, no bairro Arianópolis. A solenidade está prevista para iniciar às 17h30min.

Caucaia é destaque no lançamento do “Documentar para Existir”

O trabalho desenvolvido pelos agentes comunitários de saúde de Caucaia na fase piloto do “Documentar para Existir”, uma parceria do Ministério Público do Estado com a Prefeitura, foi destaque no lançamento oficial do programa nesta sexta-feira (13/7). A solenidade aconteceu em Fortaleza.

Segundo o titular da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Moacir Soares, o desempenho dos ACS na localização de caucaienses sem registro de nascimento foi elogiado pela cúpula do MP e do Poder Judiciário do Ceará. Os casos mapeados chegaram a quase 500.

“Os resultados impressionaram por serem referentes somente à primeira fase do programa. Os agentes fizeram uma busca ativa de quem não tinha registro. Todos deram depoimentos de que nas suas áreas de cobertura conheciam até famílias inteiras sem o documento”, sintetiza Moacir Soares.

Com o lançamento hoje, o “Documentar para Existir” será levado a outros municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). “Nós mobilizamos os ACS. Eles participaram de oficinas de qualificação e se entusiasmaram”, recorda o secretário.

Saiba onde encontrar vacina contra o HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é uma infecção sexualmente transmissível provocada por vírus que atacam as mucosas genital, oral ou anal de mulheres e homens. São diversos os tipos dos vírus e alguns deles estão associados aos cânceres de colo de útero, vagina, vulva, pênis, orofaringe e boca.

A principal forma de transmissão do HPV é a relação sexual sem proteção. Mas, além do preservativo, há uma outra importante arma contra a doença: a imunização.

Pertencente ao Calendário Nacional de Imunização, a vacina quadrivalente é aplicada em meninas e adolescentes com idade entre nove e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias), e em meninos e adolescentes entre 11 e 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias).

As doses estão disponíveis em todas as 46 salas de vacinas localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Caucaia. Em 2017, 8.729 pessoas foram imunizadas e, de janeiro a maio deste ano, foram aplicadas cerca de 1.600 doses.

“O ideal seria se o município conseguisse atingir um índice maior. Por isso, precisamos que a população compreenda a vacina como uma grande aliada na prevenção do HPV”, avalia Luiz Moura Júnior, coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

SAIBA ONDE ENCONTRAR A VACINA
Comunidade Indígena Padre Júlio Maria
Rua das Flores, Padre Júlio Maria

UBS Terezinha Lima Moreira
Rua Paulo Gomes Silva, nº 49, Parque Soledade

UBS Parque Soledade II
Rua Porcina Leite, nº 161, Parque Soledade

UBS Centro de Assistência Integrada à Criança (Caic)
Rua da Liberdade, nº 671, Padre Júlio Maria

UBS Maria Firmino Mendes – D. Cotinha
Rua Coronel Correia

UBS Dr. Joaquim Braga
Rua 103, s/n, Planalto Caucaia

UBS Maria dos Passos Matias Gomes
Rua da Consolação, s/n, Novo Pabussu

UBS Ernandes Pires de Sousa
Praia da Iparana, Iparana

UBS Pedro Gabriel de Oliveira
Rua A, s/n, Parque Leblon

UBS Maria dos Santos Menezes
Rua H, s/n, Icaraí/Barra Nova

UBS Célia Nascimento
Rua Rita Barbosa Lima, s/n, Jardim Icaraí

UBS Valdenúzia Moreira Bastos
Rua Principal, s/n, Pacheco

UBS Maria Helena Aguiar
Rua Principal, s/n, Cumbuco

UBS Rodrigues dos Santos
Rua Central, s/n, Tabuba/Parazinho

UBS Rita de Cássia Oliveira Eugênia
Rua 15, s/n, Loteamento Nova Caucaia, Mestre Antônio

UBS Francisco Ferreira da Silva
Rua Nossa Senhora das Graças, s/n, Itambé

UBS Tecla Gonzaga Sales
Estrada do Garrote, s/n, Tabuleiro Grande

UBS Inácio Monteiro Gondim
BR-222, s/n, Catuana

UBS João Marcolino de Oliveira
Rua Central, s/n, Sítios Novos

UBS Maria F. do Nascimento
Rua Central, s/n, Matões

UBS Antônio Brasileiro
BR 222, Km 205, s/n, Primavera

UBS Luiz Costa Oliveira
Rua Chagas Miguel, nº 927, Capuan

UBS João Rodrigues da Silva
Rua Coronel Correia, nº 1.732, Genipabu

UBS Maria de Jesus Ferreira
Conjunto Metropolitano, s/n, Picuí

UBS Rocilda Oliveira Pontes
Rua 252, nº 121, Metrópole

UBS Sérgio Rodrigues Teixeira
Avenida D, s/n, Nova Metrópole

UBS Eduardo Nogueira Júnior
Rua Solimões, nº 521, Arianópolis

UBS Júlia Pessoa de Araújo
Rodovia Raimundo P. de Araújo, s/n, Mirambé

UBS José Maria Matos
Rua Raimundo P. de Araújo, Carauçanga

UBS Nilda Matos Brito de Miranda
BR-020, Km 28, Tucunduba/Campinas

UBS Dr. Renato Braga
BR-020, Km 28, Bom Princípio

UBS Emanoel Gomes da Silva
Rua Central, Toco

UBS Antônio J.P. Machado
Rua Centro Oeste, s/n, Araturi

UBS Francisca de Fátima L. da Costa
Rua Saci, s/n, Guadalajara/Jurema

UBS Ametista de Oliveira Bastos
Rua H, nº 59, Nova Guadalajara/Jurema

UBS Francisca Carlota de Matos
Rua Acaulpco, s/n, Guadalajara/Jurema

UBS Lar Fabiano de Cristo (Capemi)
Avenida Dom Almeida Lustosa, nº 4395

UBS Centro Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi)
Rua Nova Alvorada, nº 490, Marechal Rondon

UBS Francisco Paulo Pontes
Avenida Dom Almeida Lustosa, s/n, Marechal Rondon

UBS Dr. Francisco Djalma Soares
Quadra 49, Tbapuazinho

UBS Afonso de Medeiros
Rua 5, s/n, Tabapuá

UBS Novo São Miguel
Rua 17, s/n, Novo São Miguel

UBS Maria de Lourdes Gomes Dantas
Rua dos Córregos, nº 2.149, Parque Albano

UBS Velho São Miguel
Rua São Pedro, s/n, Velho São Miguel

UBS Ednir Carneiro Galeno
Rua Potiguar, s/n, Potira I

UBS Giselda Magalhães Bezerra
Rua Paracatu, s/n, Potira II

Prefeitura paga primeira parcela do 13º

A Prefeitura paga nesta sexta-feira (13/7) a primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais de Caucaia. Os depósitos começaram a ser feitos nessa quinta-feira (12/7), um dia antes, portanto, da data prevista pelo prefeito Naumi Amorim.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), isso representará uma injeção de R$ 7,7 milhões na economia caucaiense. Trata-se de um recurso importante para aquecer o comércio e o setor turístico nesse período de férias e alta estação.

Ao efetuar o pagamento da primeira parcela do 13º, a Prefeitura mantém a política de não atrasar o salário do funcionalismo público municipal de Caucaia. Desde quando a atual gestão assumiu, em  janeiro de 2017, nenhum depósito atrasou. A transferência é feita sempre até o quinto dia útil do mês seguinte, conforme compromisso assumido pelo prefeito.

A prática não foi descontinuada nem nos períodos mais delicados da crise econômica nacional, que tem fragilizado as finanças de diversas cidades brasileiras e feito o pagamento dos salários atrasar em várias administrações municipais.

Sinalize contemplará 11 bairros de Caucaia

Já estão definidas as ruas e avenidas de Caucaia que serão beneficiadas pelo programa Sinalize. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), serão contempladas vias localizadas em 11 bairros (Grilo, Cabatan, Curicaca, Alto do Garrote, Parque das Nações, Parque Boa Vista, Genipabu, Nova Metrópole, Tabapuazinho, Novo Paraíso e Patrícia Gomes).

Em parceria com a Casa Civil do Governo do Estado e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), a Prefeitura receberá 70 mil metros quadrados de asfalto. Isso equivale a cerca de 14 quilômetros. Perímetro esse que também receberá nova sinalização horizontal e vertical.

O convênio foi oficializado no último dia 4. Na ocasião, o prefeito Naumi Amorim recebeu o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, e o superintendente do Detran, Igor Vasconcelos, para a assinatura da ordem de serviço.

Orçadas em R$ 2,3 milhões, as obras devem iniciar dentro de pouco mais de um mês. “Caucaia precisa de um olhar diferenciado porque é um município muito grande. Com esse asfalto e sinalização, nós vamos evitar que acidentes aconteçam. Vamos salvar vidas”, afirma o prefeito Naumi Amorim.

Confira algumas das ruas que serão beneficiadas pelo Programa.

GRILO
Rua Santa Rita
Rua Florêncio Matias
Rua Júlia da Silva Oliveira

CABATAN
Rua Francisco da Rocha Martins
Rua São João
Rua São José
Rua São Pedro
Rua Santa Luzia (Igreja)

CURICACA
Rua Vicente Luís O. Filho
Rua José Maria da Silva
Rua Raimundo Nonato Alexandre

ALTO DO GARROTE
Av. João Cordeiro
Rua Maria Cavalcanti Pereira Goes
Rua SDO 01
Rua Francisco Gadelha
Rua D

PARQUE DAS NAÇÕES
Rua Inglaterra
Rua Alemanha

PARQUE BOA VISTA
Rua Amazonas / Rua das Flores

GENIPABU
Rua José Gomes / Rua General Mourão Filho
Rua São José / Rua Vicente Ribeiro do Nascimento

NOVA METRÓPOLE
Rua SDO 01 / Rua E
Rua Z
Av. Contorno Oeste
Rua 4
Rua 5

TABAPUAZINHO
Rua Quixadá
Rua Acaraú
Rua Rodolfo Teófilo

NOVO PARAÍSO
Rua Maria da Piedade
Rua Ary Toledo
Rua Fausto Nilo
Rua 01
Rua 02
Rua José Marinho

PATRÍCIA GOMES
Rua 23 de Maio
Rua 29
Rua 30

Ouvidoria registra 573 manifestações no segundo trimestre

A Ouvidoria do Município registrou um total de 573 manifestações no segundo trimestre deste ano. Os dados foram divulgados pelo órgão e o índice de satisfação para o período foi de 72%.

Do total de manifestações, 412 foram concluídas, 46 aguardam conclusões, 48 foram respondidas e 67 estão em atraso. Trinta e oito por cento foram solicitações, 37% reclamações, 18% denúncias, 3% de E-SIC, 1% elogios, 1% críticas e 1% sugestões.

Alguns órgãos conquistaram 100% de índice de satisfação da população. São eles: Assessoria de Comunicação e Cerimonial (Ascom); Controladoria Geral do Município; Procuradoria Geral do Município; Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS); Secretaria Municipal de Educação (SME); Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv); Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin); Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec) e Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem).

Todos estes dados têm origem nas manifestações registradas no sistema da Ouvidoria Online entre 1º de abril a 30 de junho de 2018.

Além do atendimento pela Ouvidoria Online, as demandas podem ser registradas por telefone ou presencialmente, na sede da Ouvidoria. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

SERVIÇO
OUVIDORIA DO MUNICÍPIO

ONDE: rua Francisco Sales, 116, no Centro de Caucaia.
TELEFONE: 3342.8064 ou 0800.280.2929.

Areninha vira ponto de encontro na Grande Jurema

Inaugurada pela Prefeitura e Governo do Estado na Praça do Remo em maio, a Areninha João Campos tem sido um ponto de encontro e prática esportiva para a comunidade do Parque Guadalajara na Grande Jurema. O espaço é disputado diariamente por centenas de moradores e projetos sociais.

Segundo a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), órgão que faz a gestão do equipamento, a Areninha praticamente não tem horários vagos para uso. São muitos os projetos e as equipes que utilizam o espaço todos os dias.

O titular da Pasta, Ribamar Santos, confirma a importância do equipamento na região e destaca que é um local destinado a todos. “A Areninha é para todos. E é importante destacar que através dela temos fortalecido a política do esporte no município. A população da Jurema foi presenteada com um equipamento gigantesco em tamanho e em funcionalidade.”

Ribamar explica ainda que as pessoas que querem utilizar a Areninha precisam ir até a sede da Sejuv portando documento com foto e efetuar um cadastro. É necessário um responsável pela equipe de atletas para assinar os termos de uso e responsabilidade.

Um dos projetos sociais executado na Areninha João Campos é o Maracujá Mania, que oferece aulas de esporte a cerca de 400 pessoas. As atividades acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. Beneficiam crianças, adolescentes e jovens.

“A prática do esporte e do lazer faz muito bem. Através dela nós temos resgatado nossa juventude de forma saudável, tirando muitos desses jovens de caminhos que não devem seguir”, destaca o coordenador e monitor do projeto, vereador Evandro Maracujá.

Primeira parcela do 13º injeta R$ 7,7 milhões na economia caucaiense

Anunciado nessa terça-feira (10/7) pelo prefeito Naumi Amorim, o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos municipais de Caucaia vai representar um importante incremento financeiro para a cidade.

Os depósitos serão feitos nesta sexta-feira (13/7) e representarão, segundo a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), uma injeção de R$ 7,7 milhões na economia caucaiense.

“É um recurso muito importante. Pra muitos trabalhadores, essa renda extra significa o fim de uma dívida. Pra outros, vai fazer com que a compra de algo que desejava há muito tempo seja possível. Pra Caucaia, representa um ciclo virtuoso. Porque é dinheiro circulando. É economia aquecida”, afirma Naumi Amorim.

COMPROMISSO

Ao assegurar o pagamento da primeira parcela do 13º, o prefeito mantém o compromisso da gestão de não atrasar salários. Desde o começo da administração, em janeiro de 2017, os depósitos nunca atrasaram.

Isso demonstra respeito ao funcionalismo diante de uma crise econômica que tem fragilizado as finanças de diversas cidades brasileiras. “A gente sabe que as pessoas têm compromissos a honrar. E nós empreendemos todos os esforços possíveis na gestão para que os salários continuem em dias. Na nossa gestão, o dinheiro público é tratado com seriedade”, finaliza Naumi.