junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Escolas de Caucaia recebem carteiras e ventiladores; alunos ganham uniformes

A Prefeitura de Caucaia, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (SME), aproveita o período de férias para equipar as escolas da rede municipal de ensino de melhor infraestrutura.
Somente nos primeiros dias de julho, 3.300 carteiras foram entregues a diversas unidades. Além disso, 500 conjuntos de mesinhas e cadeiras foram encaminhadas a prédios que ofertam Educação Infantil.
“Os alunos precisam de um ambiente confortável. Estar sentado em uma cadeira boa e numa sala com boa ventilação influencia diretamente no desempenho deles. Pra melhor. A estrutura tem que ser boa para facilitar o desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, afirma o prefeito Naumi Amorim.
Titular da SME, a professora Lindomar Soares destaca a distribuição de 24 mil uniformes para os alunos do Ensino Fundamental I e II e outros 13 mil fardamentos infantis. “O fardamento escolar confere a todos os alunos os mesmos valores de dignidade e de equidade.”
Conforme ela, a Prefeitura adquire ainda este mês 1.100 ventiladores. Desse total, 600 começam a ser instalados de imediato. Assim, a SME aumentará o conforto das salas de aula já no retorno do ano letivo.
Tudo isso se soma às reformas estruturais das escolas e quadras poliesportivas, algumas já inauguradas e outras com serviços em andamento.

AMT recebe certificado por campanha realizada em Caucaia

A Autarquia Municipal de Trânsito (AMT) recebeu nessa segunda-feira (9/7), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), um certificado em reconhecimento ao desempenho de Caucaia na campanha do “Maio Amarelo”, movimento que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Foram entregues na cerimônia certificados de reconhecimento aos órgãos de trânsito pelo desempenho, participação e contribuição ao fortalecimento da segurança viária junto à Sociedade Brasileira durante o “Maio Amarelo.”

O vice-presidente da AMT, Carlinhos Gomes, recebeu o documento representando a Autarquia e exaltou o compromisso da gestão em sempre trabalhar para conscientizar a população de Caucaia para a educação no trânsito e redução de acidentes.

Agentes assistem à primeira aula de capacitação

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciou nesta terça-feira (10/7) as aulas teóricas do I Curso de Capacitação em Vigilância e Controle das Arboviroses. A primeira formação foi ministrada no auditório da sede do órgão.

A formação é destinada a cerca de 80 agentes de endemias que atuam no combate ao Aedes aegypti no município e é resultado de parceria da SMS com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), representada pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP).

O curso básico tem carga total de 60 horas, entre aulas presenciais e atividades em campo, e visa aprofundar as habilidades dos profissionais na identificação e no enfrentamento às doenças transmitidas pelo mosquito, além de reciclar os conhecimentos da categoria.

Prefeito anuncia pagamento da primeira parcela do 13º para esta sexta-feira

O prefeito Naumi Amorim anunciou nesta terça-feira (10), em suas redes sociais, o pagamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos municipais de Caucaia. O repasse será feito pela Prefeitura na próxima sexta-feira (13/7). Com isso, a gestão mantém em dias o pagamento do salário do funcionalismo e colabora para o bom desempenho da economia caucaiense.

“Esse é um recurso fundamental não só para os trabalhadores, que aproveitam para colocar as contas em dias, mas para Caucaia como um todo. É dinheiro novo em circulação. Ajuda a aquecer o comércio e a desenvolver ainda mais o município”, pontua o prefeito Naumi Amorim.

Ao quitar a primeira parcela do 13º, a Prefeitura continua com a política fiscal de não atrasar pagamentos. Desde o começo da administração, em janeiro de 2017, nenhum salário atrasou até agora. Isso demonstra o compromisso da gestão com o funcionalismo diante de uma crise econômica que tem fragilizado as finanças de diversas cidades brasileiras.

“A gente sabe que as pessoas têm compromissos a honrar. E nós empreendemos todos os esforços possíveis na gestão para que os salários continuem em dias. Na nossa gestão, o dinheiro público é tratado com seriedade”, finaliza o prefeito Naumi Amorim.

Prefeito decreta luto oficial de três dias pela morte do ex-vereador Dr. Erivaldo

O prefeito Naumi Amorim decretou nesta terça-feira (10/7) luto oficial de três dias em Caucaia. A medida decorre do falecimento do ex-vereador Francisco Erivaldo Rodrigues, ocorrido hoje.

A medida consta no Decreto nº 981/2018, a ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM). Desta forma, a bandeira de Caucaia deve ficar a meio mastro em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Direta e Indireta até a próxima quinta-feira (12/7), período no qual a gestão também não pode promover festividades ou inaugurações.

Francisco Erivaldo Rodrigues era advogado e foi vereador de Caucaia por dois mandatos.

Dez escolas de Caucaia concorrem ao Prêmio Peteca

Estão nas mãos do coordenador nacional do Programa de Educação Contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca), o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Antônio de Oliveira Lima, os trabalhos das dez escolas vencedoras da etapa municipal de Caucaia do Prêmio Peteca 2018. Elas estão em busca da vitória na etapa estadual e na etapa Nacional, cujas datas ainda serão divulgadas.

Os coordenadores do Prêmio em Caucaia, professoras Andréa Herculano e Fernanda Viana, destacam a quantidade de escolas vencedoras, representando todas as categorias: conto, curta-metragem, música, desenho e poesias.

A etapa municipal do Prêmio Peteca 2018 teve como jurados o pedagogo Antônio Veloso, as professoras Cláudia Sales e Benedita Loyola, o presidente do Conselho Tutelar Jurema, Natanael Azevedo, e Irani Andrade, representante do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

O prêmio é mais um estimulo à extinção do trabalho infantil, segundo o procurador Antonio Oliveira. Desde 2009, quando começou sua luta contra o trabalho infantil, até o ano de 2013, ele estima ter resgatado 150 mil crianças cearenses – cerca de 50% do total de crianças registradas como trabalhadoras pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O projeto encontra-se hoje em 20 estados. Tem como base o tripé professores, pais e Conselho Tutelar. E o procurador não tem dúvidas desse método porque ele mesmo trabalhou na infância e poderia ter parado de estudar se uma professora não tivesse ido à presença de seu pais e implorado para que continuasse a frequentar a escola.

Ele hoje repete a ação daquela professora, munido de um sentimento de resgate das crianças que perdem a infância e a oportunidade de estudar gastando-se no trabalho infantil.

Núcleo inicia aulas gratuitas de funcional

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) do Distrito V, iniciou nesta segunda-feira (9/7) um novo projeto voltado aos moradores da Jurema. Trata-se do “Funcional na Praça”, cujo objetivo é estimular a atividade física e reduzir o sedentarismo da comunidade.

A proposta é que as atividades aconteçam todas as segundas-feiras, sempre às 7 horas, na Praça ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) Antônio Jander, no Araturi.

Segundo a coordenadora do Distrito V, Elvira Clene, o Nasf tem procurado atender às necessidades do território. “Nossa equipe é composta por nutricionista, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo e educador físico. Através dos encontros dos grupos, nós mapeamos a necessidade de cada pessoa e começamos os atendimentos.”

O Distrito V compreende a região que vai do Araturi até o Marechal Rondon e Parque Guadalajara. “Temos tentado agir não somente no intuito de tratar doenças, mas principalmente queremos agir na prevenção de possíveis problemas. E um dos fatos que temos trabalhado bastante é essa questão da erradicação do sedentarismo. Isso evita muitos males”, conta Elvira Clene.

O educador físico Antônio Oliveira é quem orienta os participantes das aulas de  funcional e explica a importância da atividade física, seja na idade que for. “O funcional é uma excelente ferramenta para trabalhar todos os músculos e trazer de volta funções do corpo que muitas vezes são perdidas com o tempo. Então, quem quiser e puder participar, todas as segundas estaremos aqui.”

SERVIÇO
FUNCIONAL NA PRAÇA

QUANDO: todas segundas-feira, às 7 horas.
ONDE: praça da Igreja Matriz do Araturi (avenida Central Oeste, s/n, Araturi).

Mês é de conscientização quanto às hepatites virais; saiba como se prevenir

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, data instituída pela Organização Mundial da Saúde. Mas durante todo o mês  a campanha Julho Amarelo tem o objetivo de conscientizar a população sobre as formas de prevenção e controle da doença.

O tipo B pode ser prevenido por meio das vacinas Hepatite B e Pentavalente. A primeira consiste em uma dose administrada logo após o nascimento, podendo ser tomada até um mês de idade. A Pentavalente, que também previne contra outras patologias,  deve ter sua primeira dose aplicada aos dois meses, a segunda aos quatro meses e a última dose aos seis meses. Todas fazem parte do calendário nacional de vacinação e estão disponíveis nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde de Caucaia.

Já para a hepatite C não existe vacina, mas há tratamento. Ela é transmitida pelo contato com o sangue contaminado, o que pode acontecer através do uso compartilhado de agulhas ou seringas e durante uma relação sexual sem proteção, por exemplo. O diagnóstico precoce é um dos principais objetivos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que desde março vem descentalizando a oferta dos testes para a detecção da doença.

Em Caucaia, é possível ter acesso aos testes rápidos de hepatites B e C em postos de saúde, conforme a disponibilidade das unidades, e no Serviço de Atenção Especializada (SAE), no Centro da Sede.

Os usuários geralmente buscam o serviço por encaminhamento, mas quem deseja obter o exame pode ir diretamente ao SAE às quintas e sextas-feiras, de 8 horas às 14 horas.

O SAE também oferta a testagem rápida para diagnóstico do HIV e sífilis.

SERVIÇO
Serviço de Atenção Especializada

ONDE: avenida Edson da Mota Correa, 420, no Centro de Caucaia.

Crianças e adolescentes encerram I Festival Junino

Crianças e dos adolescentes beneficiados por serviços sociais da Prefeitura de Caucaia viveram uma manhã especial nesta quinta-feira (5/7). Eles participaram do segundo e último dia do I Festival Junino da Assistência Social, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).

A festividade aconteceu no Polo de Convivência Social Francisco Góis Façanha, no Camurupim. Foram envolvidos no arraiá crianças e adolescentes que fazem parte dos grupos de convivência mantidos nos dez Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Município.

O primeiro dia do festival, ontem, teve a participação de cerca de 400 idosos. Eles fizeram parte das quadrilhas juninas e apresentações danças. A média de público permaneceu nesta quinta, onde cerca de 450 crianças e adolescentes animaram a quadra do Polo Camurupim com muito forró e brincadeiras.

Secretaria promove Conferência Municipal

A Secretaria Municipal de Educação (SME) deu início nessa quarta-feira (4/7) às atividades da III Conferência Municipal de Educação de Caucaia.

Cerca de 100 representantes de escolas da rede pública do município estiveram presentes no evento, que aconteceu no Centro de Formação e Avaliação (CENFA). Eles se dividiram em grupos temáticos que cobriam os oito eixos determinantes de proposições sólidas para o ensino: o Plano Nacional de Educação, a instituição, a democratização, a cooperação federativa; o regime de colaboração, a avaliação e a regulação da educação.

Na ocasião, a secretária de Educação, Lindomar Soares, reforçou “que os investimentos por uma educação digna e de qualidade aos caucaienses é compromisso da nossa gestão”.

A Conferência foi coordenada pela professora Meire Maciel, com apoio do corpo técnico do CENFA e da Subsecretaria de Educação. Seus resultados serão convertidos em um relatório municipal, que posteriormente vão embasar o documento estadual, até chegar ao nível nacional.