junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Naumi empossa conselheiros

O prefeito Naumi Amorim empossou nesta quinta-feira (5/7) os novos representantes de três importantes ferramentas de contribuição, incentivo e fiscalização da política de assistência de Caucaia. Entre conselheiros e suplentes, foram empossados um total de 34 membros para o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e Conselho Municipal dos Direitos do Idoso (Comid) para o biênio 2018-2020.

Esses colegiados são formados por representantes sociedade civil, trabalhadores e usuários do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e membros dos serviços de convivência e vínculos com a pessoa idosa escolhidos por meio de processo eleitoral.

Ao lado da titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), Danielle Alexandre, o prefeito falou do papel dos colegiados para a melhoria do serviços. “Pra fazer uma boa administração, a gente precisa do controle social. Esse serviço dos conselheiros é muito importante para a gestão e para o município, e a nossa obrigação é trabalhar para garantir os direitos do povo”, declarou Naumi.

Entre as atribuições dos conselheiros estão a deliberação e o monitoramento das ações governamentais voltadas aos segmentos, fortalecendo a participação popular na defesa dos direitos socioassistenciais.

“Parabenizo pela disposição, engajamento e consciência cidadã de cada um, principalmente compreendendo que a importância do controle social para as políticas públicas executadas pela Secretaria, efetivando e melhorando os nossos serviços e garantindo nossa função de garantir direitos”, destacou a secretária Danielle Alexandre, também ressaltando o caráter deliberativo dos órgãos.

Marta Santiago tomou posse como suplente do CMAS representando a Fundação Perpétua Magalhães. “O conselho está para fiscalizar a política social e caminhar junto com o prefeito nas dificuldades que precisam ser solucionadas. Vamos identificar as necessidades e levar ao prefeito, mas também acompanhar as ações. São dois papéis básicos muito importantes”, frisou a assistente social.

St. Terezinha vence Municipal; encerramento hoje tem Luís Marcelo e Gabriel

Pelo segundo ano consecutivo, a quadrilha Santa Terezinha venceu o Festival Municipal de Quadrilhas de Caucaia. Com isso, retorna nesta quinta-feira (5/7) ao Chitão para disputar o Festival Regional com quatro grupos do movimento junino de Fortaleza numa noite que também será marcada pelo show de Luís Marcelo e Gabriel. As apresentações começam às 9 horas, no Cras Sede (antigo CSU).

Seis quadrilhas caucaienses encheram o Quadrilhódromo de cor e forró nessa quarta-feira (4/7), primeira noite de Chitão. Elas foram julgadas conforme regulamento da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce) e a Santa Terezinha venceu em todas as cinco categorias: melhor casamento, melhor tema, melhor marcador, melhor casal de noivos e melhor rainha.

O primeiro lugar rendeu ao grupo R$ 5 mil e o título de melhor quadrilha de Caucaia. “Esse troféu representa o esforço de todos nós que fazemos a Santa Terezinha. Estivemos juntos e conquistamos esse Municipal com garra. O orgulho é grande”, comemora Jeyfin, presidente da quadrilha.

Em segundo lugar, com um prêmio de R$ 3 mil, ficou a quadrilha Terra do Sol. A terceira posição foi conquistada pela quadrilha Sagrado Coração de Jesus, que faturou R$ 2 mil.

O II Chitão de Caucaia é uma promoção da Prefeitura de Caucaia em parceria com o Governo do Estado. Além de Luís Marcelo e Gabriel, o encerramento do arraiá hoje tem os shows das bandas Farra da Patroa e Rainhas da Farra, além do DJ Harryson.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE DO CHITÃO
19 horas: Filhos do Sol (infantil)
19h50min: Tom Gil
20h40min: Cumpadre Justino
21h30min: Zé Testinha
22h20min: Paixão Nordestina
23h10min: Santa Terezinha

0h: Shows

Postos terão expediente corrido nesta sexta; administrativo funciona normal

Todos os 47 postos de saúde de Caucaia terão expediente diferenciado nesta sexta-feira (6/7). Em decorrência do jogo da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo Rússia 2018, os atendimentos acontecerão das 8 horas às 13 horas, sem intervalo para almoço.

Desta forma, como as unidades não abrem aos fins de semana, o funcionamento voltará ao normal, portanto, somente na próxima segunda-feira (9/7). A determinação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Em período de férias, a rede municipal de ensino não será afetada pela partida. Logo, o calendário escolar não sofrerá qualquer alteração por parte da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Todos os setores e órgãos administrativos da Prefeitura de Caucaia abrirão normalmente amanhã. Ou seja: terão atendimento ao público iniciando às 8 horas e encerrando às 14 horas.

Os chamados “serviços essenciais” não sofrerão interrupção. Logo, funcionarão o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (no Parque Soledade), a Maternidade Santa Terezinha (na Jurema), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e da Jurema, e as rotas de limpeza urbana.

Povo lota primeira noite do Chitão; festa une quadrilhas, forró e arte

FOTO: Marcos Vasconcelos.

A abertura do II Chitão de Caucaia animou o município na noite dessa quarta-feira (4/7). Com uma programação marcada por festivais juninos, forró, comidas típicas e exposição de artesanato, a festa contou com a presença de uma multidão vinda de todos os cantos da cidade no Cras Sede (antigo CSU). A realização é da Prefeitura com apoio do Governo do Estado.

A programação encerra nesta quinta-feira (5/7). “Fico muito feliz por estar aqui realizando mais um Chitão em Caucaia. Temos problemas e desafios diários, mas precisamos desses momentos de diversão que valorizam a nossa cultura e que reúnem toda a família. A festa está bonita e o povo merece. É um Chitão para todos”, vibrou Naumi.

Titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra classificou a noite como “memorável”, destacando o orgulho que é “reunir toda a população em um evento genuinamente brasileiro que muito nos enche de orgulho”.

A quadrilha infantil Luar Junino abriu as apresentações do Chitão. “Fico emocionada com esse tipo de festa porque mostra a alegria do povo, a diversão que é a nossa cara. Gosto também porque é cheio de cor”, comentou Antônia Irineuda, moradora do bairro Grilo, apontando para as bandeirinhas que coloriam o espaço. Ela também esteve presente na última edição do Chitão e aguardava ansiosa o novo evento.

Além da Luar Junino, também se apresentaram as quadrilhas Vozes e Arte, Terra do Sol, Girassol, Sagrado Coração de Jesus, Cumade Zu e Santa Terezinha. A festa não terminou no quadrilhódromo: contou ainda com show de Thays Oliveira.

A programação do II Chitão de Caucaia encerra nesta quinta-feira (5/7) com mais apresentação de quadrilhas juninas (no Festival Regional) e shows das bandas Farra da Patroa e Rainhas da Farra, do DJ Harryson e da dupla Luís Marcelo e Gabriel.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE DO CHITÃO
19 horas: Filhos do Sol (infantil)
19h50min: Tom Gil
20h40min: Cumpadre Justino
21h30min: Zé Testinha
22h20min: Paixão Nordestina
23h10min: Santa Terezinha (Campeã do Festival Municipal)

0h: Shows

Parceria viabiliza 70 mil metros quadrados de asfalto para Caucaia

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim oficializou nesta quarta-feira (4/7) parceria com a Casa Civil do Governo do Estado e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) para a execução do programa Sinalize em Caucaia. Com isso, o município receberá 70 mil metros quadrados de asfalto, o equivalente a 14 quilômetros, além de sinalização para ruas e avenidas.

A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço aconteceu no gabinete de Naumi, no Itambé, e foi acompanhada por secretários e vereadores. “Esse asfalto é um presente muito importante para Caucaia, mas eu digo logo que vamos pedir mais. Queremos chegar aos 200 mil metros quadrados. Caucaia precisa de um olhar diferenciado porque é uma cidade muito grande”, defendeu o prefeito.

Conforme o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, a quantidade de asfalto que Caucaia receberá será a maior repassada pelo Governo a um município dentro do Sinalize, cuja finalidade é reduzir o ainda elevado índice de mortalidade dos acidentes de trânsito em zonas urbanas no Ceará (68 em cada 100).

“Noventa por cento das cidades receberam, no máximo, 30 mil metros quadrados de asfalto. O que Caucaia está recebendo (70 mil metros quadrados) é o máximo que o programa permite”, detalhou Nelson Martins, complementando que o Sinalize representa investimento de R$ 100 milhões em todos os 184 municípios cearenses.

Assinado o convênio, iniciam-se imediatamente os estudos para definição das vias que serão asfaltadas. A Prefeitura já tem um levantamento prévio dos pontos que precisam de melhorias emergenciais. Caberá ao Detran definir quais serão beneficiados.

As obras estão orçadas em R$ 2,3 milhões e serão executadas pelo consórcio CE/PAV. O prazo para conclusão das obras é de 40 dias, a contar da data de recebimento da OS. Serão executados serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias de trânsito urbanos e rodoviárias, além da implantação de sinalização vertical e horizontal.

“De 2015 pra cá, nós conseguimos diminuir em 30% as mortes nas rodovias estaduais. Queremos fazer o mesmo nas vias em zonas urbanas. O Sinalize é um investimento importante porque de repente, em menos de uma década, a frota de veículos explodiu e nós precisamos reduzir acidentes”, pontuou o superintendente do Detran, Igor Vasconcelos.

Ele acredita que as melhorias vão refletir não somente em indicadores de mobilidade. “As pessoas vão transitar de forma mais ordenada também. Ordenada e segura. Isso vai ter impacto direto na Saúde, que vai gastar menos com pacientes de trauma. Nós vamos mudar a realidade de muitos municípios”, acrescentou.

Idosos animam abertura do I Festival Junino da Assistência Social

A manhã desta quarta-feira (4/7) foi de muita animação e forró no Polo de Convivência Social Francisco Góis Façanha, no Camurupim. A Prefeitura de Caucaia, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), abriu o I Festival Junino da Assistência Social.

O primeiro dia foi voltado para o público da melhor idade. Todos fazem parte dos grupos de idosos dos Serviços de Convivência dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do município.

A titular da pasta, Danielle Alexandre, falou sobre o primeiro São João da Assistência, que acontecerá nesta quinta-feira (5/7) com crianças e adolescentes atendidos pelos Cras. “O objetivo desse evento é a socialização e integração dos grupos, com resgate da cultura e trocas de experiência. Esses encontros proporcionam para os idosos, por exemplo, o senso de pertencimento. Eles se sentem parte da sociedade, que muitas vezes os deixam esquecidos. Aqui, eles se sentem realmente acolhidos.”

Isolda Vieira, de 70 anos, é moradora do Grilo e faz parte do grupo de convivência dos idosos do Cras Grilo. “Eu adoro tudo desse lugar. Como fico feliz em ver que a Prefeitura se preocupa com os idosos. Eu venho com o maior prazer todos os dias de encontro. Aqui a gente dança, faz ginástica, se diverte, conhece gente nova e isso na nossa idade faz toda a diferença.”

A gerente da Política Municipal do Idoso, Maria do Rosário, conta do envolvimento dos quase 600 idosos que são ativos nos serviços de convivência. “Eles trabalharam em oficinas durante todo o mês de junho, fizeram a própria decoração junina, customizaram as roupas, ensaiaram as quadrilhas e estavam super empolgados, esperando o grande dia.”

Cerca de 400 idosos participaram hoje da abertura do I Festival Junino da Assistência Social. Amanhã, segundo dia, as atividades começarão às 9 horas, também no Polo Camurupim.

SERVIÇO
I FESTIVAL JUNINO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

QUANDO: 5 de julho, às 9 horas.
ONDE: Polo Camurupim – Rua Ivan Bezerra, s/n – Camurupim.

II Chitão de Caucaia começa hoje

Após uma primeira edição histórica, o II Chitão de Caucaia começa nesta quarta-feira (4/7) com a promessa de muita animação, apresentações culturais e forró. A festa inicia às 19 horas, no Cras Sede (antigo CSU), localizado no Parque Soledade.

Esta primeira noite de arraiá vai ser marcada pelo Festival Municipal de Quadrilhas, cuja abertura ficará por conta do grupo infantil da Luar Junino. Haverá ainda os grupos adultos Vozes e Arte, Terra do Sol, Girassol, Sagrado Coração de Jesus, Cumade Zu e Santa Terezinha.

Uma dessas seis agremiações será escolhida hoje a melhor de Caucaia para disputar amanhã, dia 5, o Festival Regional de Quadrilhas com representantes do movimento junino de Fortaleza. Ambos os concursos seguirão regulamento da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce).

Além dos festivais, o público assistirá a shows de forró, axé e música eletrônica, e poderá prestigiar exposição de artesanato e degustar comidas típicas em barracas temáticas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
4 DE JULHO – FESTIVAL MUNICIPAL

19 horas: Luar Junino (infantil)
19h50min: Vozes e Arte
20h40min: Terra do Sol
21h30min: Girassol
22h20min: Sagrado Coração de Jesus
23h10min: Cumade Zu
0h: Santa Terezinha

5 DE JULHO – FESTIVAL REGIONAL
19 horas: Filhos do Sol (infantil)
19h50min: Tom Gil
20h40min: Cumpadre Justino
21h30min: Zé Testinha
22h20min: Paixão Nordestina
23h10min: Campeã do Festival Municipal



Naumi garante pagamento da primeira parcela do 13º para julho

O prefeito Naumi Amorim garantiu na noite dessa terça-feira (3/7) que a primeira parcela do 13º salário dos servidores municipais de Caucaia vai ser paga ainda no mês de julho. A declaração foi dada em entrevista à TV Soure.

“Podem ficar despreocupados. Muita gente especula e diz que o pagamento depende do financiamento internacional de 80 milhões de dólares que estamos buscando no banco CAF. E não tem nada a ver uma coisa com a outra”, rebateu o gestor.

Naumi lembrou que “Caucaia não tem salário atrasado”, o que demonstra o compromisso da administração com o funcionalismo público mesmo diante de uma crise econômica que tem fragilizado as finanças de diversas cidades brasileiras e feito com que as folhas de pagamento atrasem.

“A gente sabe que as pessoas têm suas contas pra pagar. E nós empreendemos esforços na gestão para que os salários continuem em dias. Na nossa gestão, o dinheiro público é tratado com seriedade”, finaliza o prefeito.

Chitão terá 12 quadrilhas locais e convidadas

FOTO: Marcos Vasconcelos.

Quem gosta de festa junina tem motivo de sobra para ir ao II Chitão de Caucaia. Nos dias 4 e 5 de julho, quarta e quinta-feiras da próxima semana, o antigo CSU vai ser palco de dois grandes festivais de quadrilha: um municipal e um regional. Serão, ao todo, dez grupos na disputa dos títulos e dois infantis abrindo os trabalhos.

Seis dessas dez quadrilhas são caucaienses e conhecidas do público por produzirem grandes espetáculos. Vozes e Arte, Terra do Sol, Girassol, Sagrado Coração de Jesus, Cumade Zu e Santa Terezinha vão animar o primeiro dia de Chitão num festival que será aberto pelas crianças da Luar Junino.

O grupo vencedor do Municipal terá vaga garantida no Festival Regional, que acontecerá na noite seguinte (dia 5) – com abertura dos pequeninos da Filhos do Sol e participação de quatro representantes de Fortaleza. As apresentações serão avaliadas conforme regulamento da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce).

O II Chitão de Caucaia é uma realização da Prefeitura de Caucaia com apoio do Governo do Estado. As quadrilhas vencedoras dos festivais receberão R$ 5 mil (primeiro lugar), R$ 3 mil (segundo lugar) e R$ 2 mil (terceiro lugar).

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
4 DE JULHO – FESTIVAL MUNICIPAL
19 horas: Luar Junino (infantil)
19h50min: Vozes e Arte
20h40min: Terra do Sol
21h30min: Girassol
22h20min: Sagrado Coração de Jesus
23h10min: Cumade Zu
0h: Santa Terezinha

5 DE JULHO – FESTIVAL REGIONAL
19 horas: Filhos do Sol (infantil)
19h50min: Representante de Fortaleza
20h40min: Representante de Fortaleza
21h30min: Representante de Fortaleza
22h20min: Representante de Fortaleza
23h10min: Campeã do Festival Municipal

Naumi Amorim recebe prêmio “Melhores Prefeitos” na segunda (2)

Pela segunda vez consecutiva o prefeito Naumi Amorim está na lista dos 35 melhores gestores municipais do Ceará. A cerimônia de entrega da do prêmio “Destaques Melhores Prefeitos do Ceará 2018” acontece na próxima segunda-feira (2/7), no La Maison Buffet, em Fortaleza.

Os prefeitos premiados foram selecionados por votação popular na Internet e voto secreto de profissionais do rádio e do jornalismo cearense. Os gestores foram avaliados por critérios como: probidade administrativa, projetos viabilizados, indicadores sociais, obras realizadas, prestação de contas apresentadas, convênios de cooperação técnica, divulgação, tratamento ao funcionalismo, cumprimento de promessas, capacidade de captação de recursos e reconhecimento popular.

Além de Naumi Amorim, serão agraciados os prefeitos de Fortaleza, Mombaça, Sobral, Pedra Branca, Canindé, Russas, Solonópole, Acopiara, Iguatu, Granja, Juazeiro do Norte, Coreaú, Camocim, Orós, São Benedito, Cedro, Umirim, Nova Russas,  Crato, Eusébio, Icó, Itarema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, São Gonçalo, Várzea Alegre, Redenção, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cariré, Jijoca e Parambu.

SERVIÇO
MELHORES PREFEITOS DO CEARÁ
QUANDO: 2 de julho de 2018, às 19 horas.
ONDE: La Maison Buffet (avenida Engenheiro Luiz Vieira, 555, em Fortaleza).