junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeito inaugura amanhã Areninha do Povo em Sítios Novos

O prefeito Naumi Amorim entrega às 17 horas deste sábado (30/6) mais uma Areninha do Povo aos caucaienses. Desta vez, a população de Sítios Novos será beneficiada com um espaço de promoção da prática esportiva, da convivência e do lazer para crianças, jovens e adultos.

Essa será a terceria Areninha do Povo entregue por Naumi desde o começo do ano com recursos próprios da Prefeitura. Outras duas já foram inauguradas na Sede, em janeiro, e em Iparana, em abril. No Parque Guadalajara, a Prefeitura mantém uma areninha em parceria com o Governo do Estado.

A Areninha do Povo de Sítios Novos se chamará Antônio Edileno Rodrigues (Pinto). Trata-se de uma homenagem a um importante desportista da região.

SERVIÇO
INAUGURAÇÃO DA ARENINHA DE SÍTIOS NOVOS
QUANDO: 30 de junho de 2018, às 17 horas.
ONDE: rua Henrique Martins, s/n, Sítios Novos.

Transmissão de arboviroses é baixa e SMS segue investindo em capacitações

De janeiro último até a 23ª semana epidemiológica deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou 216 casos de dengue e 166 casos de chikungunya em Caucaia. Os números indicam um cenário de baixa transmissão em relação ao padrão endêmico do município para o período.

A preocupação, segundo aponta o boletim epidemiológico do órgão, ainda é o Índice de Infestação Predial (IIP) de algumas localidades. Realizado no mês de abril, o último Levantamento de Índice Rápido (Lira) revelou um índice de infestação de 4.9% em Caucaia, o que, conforme avaliação do Ministério da Saúde, sinaliza uma situação de risco.

“Mesmo com a baixa transmissão, nós precisamos ter o controle e somar esforços na tentativa de debelar o mosquito. Portanto, pedimos que a população não relaxe e continue cuidando de pontos que merecem atenção, como os jardins e quintais”, alerta o coordenador de Vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza.

Pensando em estratégias de prevenção às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, a Secretaria já planeja a elaboração do Plano de Ações para o segundo semestre. Enquanto isso, investe em iniciativas de Educação Permanente.

Na próxima terça-feira (3/7), dará início ao Curso de Capacitação em Vigilância e Controle das Arboviroses, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP). Neste primeiro momento, cerca de 80 agentes de endemias de todas as localidades do município serão capacitados.

Com uma carga horária total de 60 horas, os profissionais vão se dividir em aulas presenciais e atividades em campo. “O aspecto mais interessante desse curso é a integração da teoria com a prática. Além de estudar as patologias, eles vão explorar novas abordagens para a educação em saúde”, destaca Adriano.

Prefeito decreta ponto facultativo para segunda (2)

O expediente do funcionalismo público municipal de Caucaia será diferenciado na próxima segunda-feira (2/7). Em decorrência do jogo da Seleção Brasileira de Futebol pelas oitavas de final da Copa do Mundo Rússia 2018, o prefeito Naumi Amorim decretou ponto facultativo para os órgãos da gestão.

A medida consta no Diário Oficial do Município (Decreto 976) e é válida para todas as repartições que não executam os chamados “serviços essenciais”. Desta forma, não haverá expediente administrativo nas secretarias, não haverá atendimento nos postos de saúde e não haverá aula nas escolas municipais.

Em algumas entidades, no entanto, o funcionamento será normal. São elas: Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (Parque Soledade), Maternidade Santa Terezinha (Jurema), Serviço Médico de Urgência e Mergência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e da Jurema.

As rotas de limpeza pública também não serão afetadas pelo ponto facultativo. Todos os demais serviços mantidos pela Prefeitura voltarão ao normal na próxima terça-feira (3/7).

Último dia de capacitação de adolescentes acontece neste sábado (30)

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Caucaia promove neste sábado (30) o último dia de capacitação dos alunos da rede municipal de ensino integrantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas). Os trabalhos acontecerão no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, durante todo o dia.

Este será o terceiro sábado seguido que os 83 jovens participarão de capacitações promovidas pela Prefeitura. Com isso, eles recebem orientações sobre áreas estratégicas para o pleno funcionamento dos Nucas de Caucaia. Estarão em pauta desta vez: a cultura de paz e a elaboração de projetos exigidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Em sábados anteriores, os adolescentes inteiraram-se do funcionamento da máquina pública, receberam dicas para a execução de projetos de comunicação e marketing e conheceram a atuação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

A partir de agosto, a Comissão Intersetorial promoverá capacitações itinerantes nas sedes dos Nucas. A primeira etapa contemplará os temas Saúde e Educação. Em setembro, os jovens discutirão Social e Segurança.

Caucaia tem a maior rede de Nucas do Ceará. São, ao todo, cinco unidades: Sede, Jurema, Praia/Garrote, BR-020 e BR-222. Os núcleos foram criados como parte da mobilização para o município ganhar o Selo Unicef, uma certificação internacional concedida somente a prefeituras que reduzem desigualdades e garantem direitos de crianças e adolescentes.

II Chitão de Caucaia acontece nos dias 4 e 5 de julho

FOTO: Marcos Vasconcelos.

Estão definidas as datas do II Chitão de Caucaia. A festa acontecerá nos dias 4 e 5 de julho, no antigo CSU, localizado no bairro do Açude, onde a edição do ano passado reuniu mais de 40 mil pessoas numa programação marcada pela alegria, pelo tradicionalismo e pela paz.

Neste ano, o Chitão terá dois festivais: um municipal e um regional, com a participação de quatro representantes do movimento junino de Fortaleza. Haverá ainda apresentações de duas quadrilhas infantis. A Luar Junino e a Filhos do Sol abrirão os dois dias do São João caucaiense.

“As quadrilhas são a expressão mais forte de qualquer festa desse período do ano. O nosso primeiro Chitão provou isso quando multidões entravam pela madrugada só pra assistir às apresentações e torciam junto com quem estava no Quadrilhódromo. Queremos que a festa deste ano seja ainda mais alegre”, diz o prefeito Naumi Amorim.

Dez quadrilhas adultas disputarão os dois títulos, sendo seis delas oriundas de Caucaia (veja a programação abaixo). Os festivais distribuirão R$ 20 mil em premiações para o primeiro (R$ 5 mil), segundo (R$ 3 mil) e terceiro lugares (R$ 2 mil) de cada concurso.

A festa começará às 19 horas, com previsão de término para 1 da manhã. “Nós vamos fazer uma festa muito bonita. Garantimos isso porque sabemos do profissionalismo e da garra de cada quadrilheiro. São eles que mantêm viva uma parte importante da nossa história”, afirma o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setcult), Paulo Guerra.

O II Chitão de Caucaia é uma realização da Prefeitura de Caucaia com apoio do Governo do Estado. Os grupos vencedores dos festivais serão escolhidos conforme regulamento da Federação das Quadrilhas Juninas do Ceará (Fequajuce).

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
4 DE JULHO – FESTIVAL MUNICIPAL

19 horas: Luar Junino (infantil)
19h50min: Vozes e Arte
20h40min: Terra do Sol
21h30min: Girassol
22h20min: Sagrado Coração de Jesus
23h10min: Cumade Zu
0h: Santa Terezinha

5 DE JULHO – FESTIVAL REGIONAL
19 horas: Filhos do Sol (infantil)
19h50min: Representante de Fortaleza
20h40min: Representante de Fortaleza
21h30min: Representante de Fortaleza
22h20min: Representante de Fortaleza
23h10min: Campeã do Festival Municipal

Prefeito reúne-se com executivos do BNDES

O prefeito Naumi Amorim reuniu-se nesta quinta-feira (28/6) com executivos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O encontro aconteceu no gabinete do gestor, no Itambé, e contou com a participação do presidente da Agência de Desenvolvimento de Caucaia (Adeca), Jaime Verçosa, e do subsecretário municipal de Finanças, Fábio Mota.

Naumi foi apresentado às linhas de crédito da empresa voltadas à administração pública. Caucaia foi uma das 180 cidades brasileiras analisadas pelo BNDES como extremamente capazes de contrair financiamentos. No Nordeste, apenas outras 39 cidades têm esse status, segundo o banco – que procura as prefeituras para estabelecer parcerias.

“Vamos planejar com muita responsabilidade e ver o que pode ser feito. Porque nós pegamos Caucaia completamente desmantelada. O município foi muito maltradado. Estamos organizando e hoje temos orgulho de dizer que o município tem saúde financeira”, declarou o prefeito.

Jaime Verçosa revelou que diversos empreendimentos estão na iminência de entrarem em operação no município. “Isso mostra o potencial de Caucaia. Nós estamos falando da segunda maior cidade do Estado em população que hoje em dia tem identidade própria. Caucaia anda mais a reboque de Fortaleza”, frisou o presidente da Adeca.

O BNDES é uma empresa pública federal que fomenta o desenvolvimento dos municípios brasileiros. Os recursos são disponibilizados para projetos de “desenvolvimento integrado”. Ou seja: ações de iluminação, gestão de resíduos sólidos, saneamento, construção e reforma de postos/escolas/CRAS, segurança pública etc.

“O BNDES está passando por uma reestruturação importante para tornar o desenvolvimento das cidades possível. Caucaia tem margem boa para trabalhar com bancos e é uma das poucas cidades que estamos procurando para tertarmos uma parceria. Nossa expectativa com essa visita foi mais do que atendida”, sintetizou o gerente do Departamento de Originação do BNDES, Ricardo Antonio Torres Rodrigues.

Seletiva do Prêmio Peteca encerra com 19 escolas participantes

Concluída nesta quinta-feira (28/6) a seletiva municipal do Prêmio Peteca 2018 com a participação de escolas de Caucaia em todas as categorias do concurso, que se destina a sensibilizar a sociedade contra o trabalho infantil.

Para as organizadoras, professoras Andréa Herculano e Fernanda Viana, o sucesso deve-se em parte ao esforço empreendido desde o início do semestre, que culminou com um programa de adesivação de carros em frente ao shopping Iandê e uma solenidade no mês passado.

Dezenove escolas compareceram ao certame, muitas delas concorrendo em todas as formas exploradas pelo concurso: conto, curta-metragem, música, desenho e poesia. O Prêmio Peteca 2018 foi pensado em níveis de expressão, limitando a participação dentro das faixas etárias, chamadas de níveis. Assim, os níveis foram definidos do quarto ao quinto ano, do sexto ao sétimo e do oitavo ao nono ano.

Os premiados foram: na categoria desenho, nível I, os alunos Elizangela Rayssa, Rebeca e Wellysson, da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF), Adriano Martins; no nível II, venceu o aluno Djair Ferreira dos Santos Reis, da EEIEF Dom Antonio de Almeida Lustosa; enquanto no nível III ganhou a aluna Stephanny, da EEIEF Flávio Portela Marcílio.

Na categoria poesia, nível I, venceu o aluno Edson Luiz Abreu de Morais, da EEIEF Domingos Abreu Brasileiro. Na categoria conto, venceu o aluno Miqueias da Costa Marinho, da EEIEF Adélia Crisóstomo. No nível III, ainda na categoria conto, venceu a aluna Geovana Veríssimo de Melo, da EEIEF Danilo Dalmo.

Prefeitura publica edital de registro de preço para aquisição de equipamentos

A Prefeitura de Caucaia publicou no Diário Oficial do Município dessa quarta-feira (28/6) uma importante medida. Trata-se de Edital de Pregão Presencial cujo objeto é o registro de preços para futuras e eventuais aquisições de equipamentos para a urbanização de praças.

Responsável pelas praças no município, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf) vem investido constantemente na melhoria e urbanização desses espaços em diversas localidades de Caucaia.

As praças receberão maquinários esportivos (academia ao ar livre), mobiliário urbano e maquinários para a diversão das crianças (parquinhos). A lista dos espaços que receberão essas melhorias será divulgada em breve.

Secretaria participa de seminário sobre desafios e oportunidades do Hub

Diante da perspectiva de grande mudança no cenário do turismo do Ceará por conta da implementação de um centro aéreo de conexões (Hub), novos desafios surgem para o Estado. É com essa perspectiva que nesta quinta-feira (28/6) técnicos da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Caucaia (Setur) participaram do Seminário “Novos Turistas, Novos Desafios”, promovido pela Secretaria de Turismo do Ceará no Centro de Eventos, em Fortaleza.

O evento visa acompanhar essas evoluções e enriquecer a experiência turística no Estado. Contará com a participação de expoentes nacionais e internacionais de diferentes setores. O seminário tem como foco a discussão de questões ligadas a receber turistas de diversos países da América Latina, Europa e América do Norte, criando um marco de qualificação e conhecimento desse novo visitante, mais experiente e exigente.

Conforme o titular da Setur, Paulo Guerra, Caucaia tem muito interesse em participar do encontro porque é uma forma objetiva e de excelência de trocar experiências no setor. “Envolve toda a cadeia produtiva e vai atualizar nossos conhecimentos com estas novas oportunidades que chegam com a implementação do Hub no Aeroporto Pinto Martins. E nosso município não pode ficar de fora.”

Escola Rubens Vaz é recuperada para atender a mais de dois mil alunos

O prefeito Naumi Amorim e a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, entregaram hoje à comunidade do Marechal Rondon, na Grande Jurema, a quadra poliesportiva e a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Economista Rubens Vaz reformadas.

Os espaços exerciam suas ações com dificuldades há cinco anos. Com essa entrega e outras quatro unidades que serão inauguradas até a próxima sexta-feira (29/6), serão oito escolas e quatro quadras poliesportivas prontas para as atividades escolares e para o apoio da comunidade. “Vocês sabem da dificuldade que a gente recebeu esse município. Como eram as escolas e os prédios públicos de Caucaia. Estamos resgatando tudo”, disse Naumi.

A secretária de Educação Lindomar Soares ressaltou que a Escola Rubens Vaz é referência com seus mais de dois mil alunos. E adiantou que com o apoio do prefeito Naumi Amorim, além da recuperação dos equipamentos escolares, a educação de Caucaia contará agora com diversos projetos especiais destinados a elevar em pelo menos 10% o rendimento dos alunos da rede municipal.

A direlora da escola Rubens Vaz, Marly Xavier, lembrou que em julho próximo a unidade completa 44 anos de existência formando cidadãos para atuarem nas mais diversas atividades do município e de outras cidades da Região Metropolitana de Fortaleza, “e que não conseguiria mais cumprir com suas funções sem o resgate dos equipamentos.”