junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeitura paga folha de junho amanhã e sexta-feira

A Prefeitura de Caucaia fará até a próxima sexta-feira (27/6) o pagamento da folha referente ao mês de junho. Os depósitos começam a ser feitos amanhã. Dessa forma, a gestão da segunda maior cidade do Ceará mantém o compromisso de depositar o salário dos servidores sem atrasos.

Desde que a atual administração assumiu, em janeiro de 2017, o funcionalismo público municipal de Caucaia nunca sofreu com atrasos no pagamento. Nem mesmo em períodos nos quais a instabilidade financeira nacional era intensa. Os salários são pagos ou até o quinto dia útil do mês subsequente ou dentro do mês em questão.

Com o pagamento acontecendo entre quinta e sexta-feira, Caucaia torna-se uma das primeiras prefeituras cearenses a depositar o salário dos servidores e cumpre o calendário estabelecido e divulgado publicamente para acompanhamento da sociedade e do sindicato.

“Nesse um ano e meio de gestão, teve apenas um único mês no qual pagamos o salário no início do mês seguinte devido a um feriado. Mas isso não configura atraso porque, por lei, atraso é depois do quinto dia útil do mês subsequente”, sintetiza o titular da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), Marcus Mota.

Profissionais da Atenção Primária recebem capacitação

Desde a última segunda-feira (25/6), profissionais da Atenção Primária de Caucaia participam da 2ª Capacitação Complementar Estadual em Estratificação de Risco e Manejo Clínico em Saúde Mental. Promovida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), a formação tem parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e é parte do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde no Ceará (QualificaAPSUS Ceará).

No evento, foram debatidas a importância dos cuidados nos territórios, a necessidade da atuação no campo da APS e a articulação deste cuidado de forma intersetorial, além de estratégias de cuidados psicossociais.

Entre os assuntos abordados, destacam-se os manejos adequados em situações como depressão, suicídio, dependência química e intervenções psicossociais, com o suporte do Mental Health Gap Action Programme, um manual de intervenção em neurologia, transtornos mentais e outros transtornos decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas nos serviços de atenção à saúde não especializados.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da SMS, Malbia Rolim, o município participou tanto na condição de participante como de facilitador da oficina. “Foi mais um momento de capacitação e, acima de tudo, sensibilização e empoderamento para os manejos dos casos de sofrimento psíquico, que se apresentam rotineiramente nas nossas práticas assistenciais”, destaca.

A formação, encerrada nesta quarta-feira (27/6), envolveu cerca de 20 servidores de Caucaia, entre enfermeiros, médicos e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

Naumi visita Lar de Clara

O prefeito Naumi Amorim conheceu nesta terça-feira (26/6) a sede do Lar Beneficente Clara de Assis, localizado na Iparana. A entidade se mantém com doações de empresas e apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Naumi conheceu salas de aulas, auditório, quadras de vôlei e poliesportiva, e atividades realizadas pela entidade. Na padaria que fornece pão para os alunos e comunidade, o prefeito conferiu ações para socializar e alimentar os alunos de forma saudável.

Para Naumi, as ações desenvolvidas pelo Lar de Clara engrandecem Caucaia e fazem o município avançar em questões sociais. “A música e a arte, além de cursos profissionalizantes, como na padaria e na sala de informática e demais atividades desenvolvidas, são bem-vindas”, sintetizou o gestor.

O Lar de Clara presta auxílio a 400 crianças e adolescentes na escola e beneficia direta e indiretamente a duas mil pessoas. Vice-presidente do espaço, Ricardo Miranda classificou a visita do prefeito como um momento de alegria. “A Prefeitura é nossa parceira e viabiliza a educação das famílias do entorno de Iparana através da nossa estrutura. Sem a parceria da Prefeitura, seria muito difícil realizarmos esta obra na comunidade.”

INDUSTRIALIZAÇÃO
Ainda no Lar de Clara, Naumi prestigiou a palestra “A industrialização no Ceará e os impactos nas empresas de Caucaia e Região Metropolitana”, ministrada pelo ex-governador do Ceará, Ciro Gomes.

O evento faz parte da segunda edição do projeto “Investe + Caucaia”, promovido pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Caucaia (ACISC). O evento foi voltado para empresários, empreendedores e interessados em geral, e contou com a participação do prefeito Roberto Cláudio e do vice Moroni Torgan.

Conforme Naumi, a magnitude de debates como o realizado hoje revela a importância  de Caucaia no ambiente econômico nacional. “Somos a porta de entrada do desenvolvimento do Estado. Encontros deste nível comprovam as oportunidades de negócios que o município e toda região possui”, frisou.

Em sua fala, Ciro abordou  o processo de industrialização do Ceará, o cenário da economia nacional e as mudanças fundamentais para o setor econômico da região se desenvolver com mais saúde financeira e social. “Este encontro ajuda as pessoas de Caucaia a pensarem as possibilidades e estratégias locais para desenvolver o município com experiências inovadoras como a do Complexo Industrial e Portuário do Pecém.”

Escola reformada no Pacheco e quadra nova na Iparana

FOTO: Walber.

Segue intenso o calendário de inaugurações em equipamentos educacionais de Caucaia. O prefeito Naumi Amorim entregou hoje totalmente reformada a quadra poliesportiva da Escola Erbe Teixeira Firmeza, na Iparana, e as novas instalações da Escola Adriano Martins, no Pacheco.

“O espaço reformado, seja na unidade escolar ou na quadra, faz avançar a qualidade da estrutura que oferecemos às crianças e aos jovens. Tudo pensando numa educação de mais responsabilidade e em beneficio também das comunidades que residem próximo das escolas”, disse Naumi.

Para a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, é um sonho poder estar mudando a realidade das escolas do município. “Que os alunos, seus pais, professores e demais servidores se sintam felizes. Há mais de cinco anos que a Escola Adriano Martins não era reformada e hoje entregamos uma nova unidade.”

Segundo a diretora da Escola Adriano Martins, professora Patrícia Guimarães, o dia é de realizações. “Agradecemos a todos que se envolveram direta ou indiretamente na obra para trazer mais conforto para todo o núcleo de pessoas envolvidas na educação dos nossos alunos.”

Já a diretora da Escola Erbe Teixeira Firmeza, professora Vera Lúcia, recorda que os alunos sempre lhe perguntavam quando teriam uma quadra reformada para jogar. “O momento de um novo tempo para nossos alunos chegou. Todos nós juntos somos vencedores.”

Prefeitura limpa margens de estradas

A Prefeitura de Caucaia tem garantido desde maio um importante benefício para quem mora ou precisa cruzar a zona rural de Caucaia. As margens das estradas estão sendo limpas pela Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes (SPSPTrans).

Já receberam melhorias as estradas de Coité-Pedreiras e Tucunduba. Neste momento, os trabalhos concentram-se no Camará, região localizada entre a CE-085 e a BR-222. Técnicos e maquinário da SPSPTrans irão, em seguida, para a Urucutuba.

Com a limpeza das margens das estradas, o acesso a essas comunidades fica ainda mais facilitado. Conforme o titular da SPSPTrans, Assis Medeiros, o serviço é executado a partir da necessidade identificada pela própria Secretaria ou da solicitação de lideranças, munícipes e vereadores.

Qualquer caucaiense pode apontar estradas que precisem de melhorias. Basta acionar a Ouvidoria Geral do Município. O telefone é 3342.8064. Demandas também podem ser apresentadas por e-mail, no endereço [email protected], ou pessoalmente.

SERVIÇO
OUVIDORIA
Onde: rua Francisco Sales, 116, no Centro de Caucaia.
Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 14 horas.

Escolas e postos terão expediente diferenciado nesta quarta (27)

A partida da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo nesta quarta-feira (27/6) não afetará o funcionamento administrativo da Prefeitura de Caucaia. Escolas da rede municipal de ensino e postos de saúde, no entanto, terão expediente diferenciado no turno da tarde.

Isso significa que todos os órgãos administrativo abrirão normalmente às 8 horas e fecharão às 14 horas. Como a partida contra a seleção da Sérvia está marcada para as 15 horas, as unidades educacionais não terão aula à tarde. Já as unidades básicas de saúde funcionarão até 13 horas, em horário corrido (sem pausa para almoço).

Os chamados “serviços essenciais” não sofrerão interrupção. Logo, funcionarão normalmente: o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha (no Parque Soledade), a Maternidade Santa Terezinha (na Jurema), o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Centro e da Jurema, e as rotas de limpeza urbana.

A medida é similar a que foi implementada pelo Governo para as secretarias estaduais e pela Prefeitura de Fortaleza. Na quinta-feira (28/6), o funcionamento de todos os órgãos municipais de Caucaia volta ao normal.

Caucaia bate meta contra a gripe e vacina 95% do público-alvo

Encerrada no último dia 21, a campanha de vacinação contra a gripe atingiu um índice histórico em Caucaia. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 95,19% do público-alvo foi imunizado ao longo dos dois meses de campanha. O objetivo do órgão era atingir 90%.

Pela primeira vez nos últimos quatro anos o município alcançou a meta de vacinação e esgotou as doses disponíveis. Neste ano, foram aplicadas 68.814 doses nos grupos prioritários e 16.941 doses em pessoas com comorbidades. Em 2017, a cobertura foi de 88,70%.

Por determinação do Ministério da Saúde, a vacina, que protege contra a gripe comum e os subtipos H1N1 e H3N2, foi disponibilizada apenas para grupos prioritários. Foram eles: crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, idosos, doentes crônicos, trabalhadores da saúde, professores e população privada de liberdade.

Para o coordenador do setor de Imunização da SMS, Luiz da Silva Moura Júnior, o sucesso da campanha reflete o empenho da gestão em melhorar os índices de cobertura vacinal no município. “O relatório de cobertura vacinal que divulgamos mês passado sinalizou um aumento de todos os indicadores referentes às vacinas do calendário de rotina disponíveis às crianças menores de 1 ano. Isso significa que estamos vacinando mais e protegendo, principalmente, as nossas crianças”, comemora. “Não podemos também deixar de ressaltar o esforço das equipes e todos os profissionais envolvidos, com seu esforço diário e comprometimento com a melhoria desses índices”, acrescenta o coordenador.

Naumi entrega quadras poliesportivas no Nova Metrópole e na Tabuba

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim entregou, nesta segunda (25), as obras de reforma de mais duas quadras poliesportivas no município. Foram contemplados com serviços de melhorias os equipamentos localizados nas Escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Francisca Alves do Amaral, no Nova Metrópole, e Luzia Correia Sales, na Tabuba.

Durante as solenidades, o prefeito e a secretária municipal de Educação (SME), Lindomar Soares, foram recebidos pelos alunos já com o novo fardamento. Até o momento, mais de sete mil unidades foram distribuídas.

“Estamos reconstruindo a educação em Caucaia dia após dia. Devolver esses equipamentos reformados é garantir que os alunos tenham o espaço ideal para a prática de atividades. Estamos passando o município a limpo”, pontuou Naumi Amorim.

Titular da SME, Lindomar Soares mostrou-se animada com as entregas. “É estimulante o compromisso dessa gestão em fazer uma educação melhor em Caucaia. Os equipamentos não estão apenas sendo reformados. Estão sendo resgatados”, pontuou, reforçando que as escolas que têm problemas de mobiliário estão recebendo novas carteiras e quadros.

Nesta terça (26) serão entregues as reformas da quadra poliesportiva da Escola Erbe Teixeira Firmeza (Iparana), às 14 horas, e das instalações da Escola Adriano Martins (Pacheco), às 16 horas.

Prefeito visita permissionários do Mercado e anuncia obras

Nesta segunda-feira (25/6), o prefeito Naumi Amorim visitou os permissionários do Mercado Municipal Juaci Sampaio Pontes e conferiu a estrutura de parte do telhado que caiu no último domingo. Acompanhado dos secretários municipais Assis Medeiros (Patrimônio) e Kleber Correia (Infraestrutura), Naumi anunciou a execução de obra emergencial de reparos na área atingida. Esta é a segunda intervenção autorizada pelo Prefeito.

“É mais do que justo que priorizemos essas intervenções, tendo em vista que é daqui que muitas famílias sobrevivem”, adiantou Naumi, ao se referir aos 50 permissionários impactados diretamente com o incidente.

De acordo com o titular da Seinfra, as obras  devem começar em até 15 dias. “O teto de quatro vãos do lado esquerdo e do direito do mercado deverá ser rebaixado. Além da execução de recuperação das calhas, com instalação de mantas e retirada de toda a estrutura metálica que iria abrigar um segundo piso”, explica Kleber. A expectativa é de que os serviços sejam concluídos em até 100 dias. Durante o período da reforma, os setores em que os serviços estiverem sendo executados, terão os boxes temporariamente fechados.

Durante todo o domingo, técnicos da SPSPTrans trabalharam na remoção de peças de alumínio da área atingida. Conforme o titular da pasta, Assis Medeiros, o projeto de reforma geral do Mercado existe e não foi executado por está sendo questionado judicialmente, ainda por conseqüência de atos da gestão anterior. “Como está na justiça não podemos realizar nenhuma obra por completo, apenas as emergenciais, como esta que vamos executar”, esclarece o secretário.

Novos aposentados recebem homenagem da Prefeitura

Já presente no calendário municipal, a festa em homenagem aos novos aposentados teve mais uma edição na manhã desta segunda-feira (25/6), no auditório do Instituto de Previdência do Município de Caucaia (IPMC). Durante a solenidade, 12 novos aposentados receberam certificados.

“É uma festa mensal que não se trata apenas de uma comemoração, mas o reconhecimento de um trabalho que foi prestado com muita dedicação no nosso município”, pontuou o presidente do IPMC, Carlos Medeiros. Desde o início das comemorações, em agosto de 2017, já foram entregues 147 certificados.

De acordo com Carlos Medeiros, a homenagem prestada tem produzido importante resultado nos aposentados. “Os servidores se sentem valorizados. É uma ação mensal que demonstra o carinho da gestão pelos profissionais”, reforça.