junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeito negocia contrato com executivos do banco internacional

O prefeito Naumi Amorim está novamente em Brasília para tratar do financiamento solicitado por Caucaia ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Nesta terça (19/6) e quarta-feiras (20/6), o gestor reune-se com executivos da entidade para discutir cláusulas do contrato.

O assunto está em pauta desde ontem, quando uma comitiva técnica da Prefeitura desembarcou na capital federal para negociar o contrato também com representantes da Procuradoria Geral da República (PGR), da Secretaria de Assuntos Internacionais (Ministério do Planejamento) e da Secretaria do Tesouro Nacional (Ministério da Fazenda).

Trata-se de uma fase obrigatória da tramitação do pedido da Prefeitura ao CAF. Essa é a quinta vez que Naumi vai a Brasília exclusivamente para articular a liberação do recurso tanto junto ao banco quanto junto ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto.

“O CAF é uma instituição séria, que só libera recurso depois que se cumpre uma série de etapas. Nós já cumprimos várias etapas importantes, temos outras pela frente e só vamos descansar depois que conseguirmos. Essa é uma verba fundamental pro desenvolvimento de Caucaia”, sintetiza Naumi Amorim.

Titular da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), Marcus Mota participa das negociações em Brasília. E explica: “até o momento, nós tínhamos a minuta de contrato. Estamos agora batendo o martelo. Definindo as regras do jogo. E a articulação do prefeito faz com que tudo ande mais rápido.”

Após a negociação nos ministérios e com representantes do CAF, a Prefeitura aguardará a aprovação da contratação do crédito pelo Senado Federal e a posterior sanção do presidente Michel Temer para assinar contrato com o banco e ter acesso ao dinheiro.

São pleiteados 80 milhões de dólares para o Programa de Infraestrutura Integrada (PII), cujo principal benefício será na mobilidade urbana de Caucaia. Mais de 60% da verba serão investidos nesse setor. A expectativa é de que as obras iniciem ainda em 2018 e durem três anos.

Com o PII, a Prefeitura vai interligar Jurema, Sede e Litoral, além de construir pontes e viadutos, urbanizar lagoas, construir praças multiuso, requalificar vias de diversas regiões e o Centro, criar ciclovias e melhorar a malha viária de Caucaia. O município terá 16 anos para pagar o financiamento.

Inscrições abertas para curso de violão

O Polo de Convivência Social Francisco Gois Façanha (Polo Camurupim) está com vagas abertas para o curso de violão. As inscrições vão até a próxima quinta-feira (21/6) para quem tem entre dez e 17 anos.

Os interessados precisam comparecer ao Polo Camurupim com a seguinte documentação: certidão de nascimento, declaração da escola, RG e CPF dos responsáveis, comprovante de endereço e NIS (caso possua).

Além do curso de violão, o Polo Camurupim está com os cursos de informática e ballet em andamento e com vagas disponíveis.

SERVIÇO
POLO FRANCISCO GOIS FAÇANHA

ONDE: rua Ivan Bezerra, 42, Camurupim.
MAIS INFORMAÇÕES: 3342.2555.

Coordenadores recebem formação do projeto Ludis

Coordenadores das escolas públicas de Caucaia reuniram-se no auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) nesta terça-feira (1/6) para uma formação no método do Sistema Ludis de Educação Socioemocional (Siles) intitulada “Emoções em Sala de Aula”. A Diretora de Gestão da SME, Camila Bezerra, coordenou o evento e apresentou a professora Isa Magalhães, idealizadora do projeto Ludis, palestrante do dia.

A professora e psicóloga defendeu o empoderamento do professorado, um aumento da autoestima, como forma de proteção contra as difíceis questões emocionais que perpassam os diversos segmentos de uma escola. “ Uma transformação, uma mudança na forma como o professor se conduz na escola como única maneira de vencer o estresse incapacitante, o que leva à somatização e às doenças oriundas do estresse”, disse.

Isa Magalhães afirma que todos têm escolhas, mesmos quando não a percebem, mas ter um novo olhar sobre o ensino põe por terra as dificuldades emocionais que levam ao adoecimento. A proposta do Siles é transformar o modelo educacional fazendo com que cada elemento do sistema não se vitimize, transformando em algozes todos os que estão redor.

“O correto é cada professor fazer o que melhor pode fazer. Essa certeza do dever cumprido eleva a autoestima e, por consequência, gera um novo elemento que vai reverberar transformando o sistema educacional”, explica Isa.

Além da palestra, os coordenadores assistiram a um vídeo com uma experiência motivaciona na linha do projeto Siles e discutiram com a idealizadora do projeto, elucidando dúvidas e oferecendo contribuições.

Conselho Municipal reúne-se nesta quarta (20)

O Conselho Municipal da Cultura de Caucaia realiza nesta quarta-feira (20/6) mais uma reunião. O encontro acontecerá às 9 horas, no auditório da Casa do Trabalhador, localizada no Centro da Sede.

Estarão em pauta temas importantes para o colegiado: aprovação do Regimento Interno, eleição do Conselho Diretor, agendamento das reuniões para 2018 e aprovação do calendário anual das atividades da cultura no Município.

SERVIÇO
Reunião do Conselho Municipal de Cultura

Quando: 20 de junho, às 9 horas.
Onde: auditório da Casa do Trabalhador (rua Coronel João Licínio, nº 517, Centro – ao lado do Colégio Girassol).

70 vagas para cursos gratuitos; inscrições começam nesta segunda (18)

Dois novos cursos de capacitação estão sendo ofertados em Caucaia pela Casa Brasil, programa federal vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Tecnologia (Sesutec).

São, ao todo, 70 vagas para os cursos de Eletricista Predial/Residencial (35) e Auxiliar Administrativo (35). As inscrições iniciam às 14 horas desta segunda-feira (18/6) e seguem até o preenchimento das vagas disponíveis.

As inscrições podem ser feitas na sede da Casa Brasil. Os interessados devem levar xerox do RG e comprovante de endereço.

O curso de eletricista predial/residencial acontecerá de 2 de julho a 23 de julho, no horário de 13h30min às 16h30min, todos os dias, de segunda a sexta-feira.  Já a turma de auxiliar administrativo terá início dia 2 de julho e irá até 24 de julho, no horário de 8h30min às 11 horas.

O intuito do programa é qualificar cada vez mais os jovens e adultos para o mercado de trabalho.

SERVIÇO
CASA BRASIL

ONDE: Rua Santa Marta, 35, no Araturi.
TELEFONE: 3475.0833

Dois novos produtos levam ainda mais informação à população

A Prefeitura de Caucaia lança nesta segunda-feira (18/6) dois novos canais de divulgação dos avanços da gestão e de interatividade com a população. Já existente na versão on line, o boletim “Caucaia em Ação” passa agora a ser também impresso e em vídeo.

O “Caucaia em Ação” em vídeo irá ao ar de segunda a sexta-feira. Será um importante instrumento das redes sociais oficiais da Prefeitura, em especial no Whatsapp, pois trará as principais notícias e serviços do dia da segunda maior cidade do Ceará. Tudo de forma rápida e fácil de acessar.

O boletim impresso, por sua vez, terá periodicidade quinzenal. Com layout diferente da versão on line, o produto começa a ser distribuído até o fim de semana nos pontos de maior circulação da Jurema, Sede, Litoral e Sertão. Mercados, bancos e órgãos públicos são alguns pontos onde a população poderá acessar o material.

“A gestão já avançou bastante no que diz respeito ao acesso à informação. Mas novas demandas nos chegam, novas tecnologias surgem e a gente precisa agrega-las à nossa rotina. É importante que todo caucaiense, esteja ele em zona urbana ou na zona rural, saiba onde encontrar a informação que ele precisa. E o mais importante: que possa acessar essa informação da maneira mais fácil possível”, explica a assessora chefe de Comunicação, jornalista Priscila Teixeira.

Esses dois novos produtos vão reforçar o material já publicado diariamente no portal oficial da Prefeitura na Internet, no perfil do Instagram, na versão online do “Caucaia em Ação”, na página do Facebook e nas campanhas educativas rotineiramente produzidas pela gestão para diversas plataformas.

“Quando a administração começou, a Prefeitura tinha apenas um site de funcionabilidade e layout extremamente limitados. Nós iniciamos um processo de modernização desse espaço e criamos o “Caucaia em Ação” on line, que hoje está na sua edição de número 249 e tem uma penetração grande. Nós queremos ir além. É inegável o alcance que os vídeos ganharam nas mídias digitais. Eles são de facílimo consumo. Não exigem esforço do usuário no consumo da informação. É por sabermos disso que vamos apresentar nosso material desta forma. As pessoas precisam saber que a Prefeitura tem feito muito por elas”, acrescenta a jornalista.

83 adolescentes iniciam formação

FOTO: Marcos Vasconcelos.

Mais um importante passo foi dado para Caucaia ganhar o Selo Unicef, certificação internacional concedida a gestões que reduzem desigualdades e garantem direitos das populações mais jovens. No último sábado, os 83 membros dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes (Nucas) participaram do primeiro dia de formação oferecido pela Prefeitura.

A capacitação aconteceu no Centro Municipal de Formação e Avaliação (Cemfa), na Tabuba, e foi promovida pela Comissão Intersetorial do Selo Unicef. Todos alunos da rede municipal de ensino de Caucaia, os adolescentes assistiram a palestras de temas estratégicos para a gestão deles nos Núcleos.

São, ao todo, cinco Nuncas. “Os Nucas envolvem os adolescentes nas políticas públicas. Nós queremos criar atrativos para evitar o caminho das drogas, da exploração sexual… Envolver é a principal expectativa”, sintetiza o mobilizador do Selo Unicef e coordenador do Nuca, Anízio Silva.

Com a capacitação, a Prefeitura formará os adolescentes conforme as diretrizes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Serão três sábados de debates e produção no Cemfa. Ao fim da formação, eles estarão aptos a analisar projetos que visam à melhoria da qualidade de vida das comunidades às quais pertencem.

Os membros dos Nucas irão preparar diagnósticos de políticas públicas e apresentarão as demandas analisadas à Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura.

A segunda capacitação acontecerá no próximo sábado (23/6), enquanto a terceira ocorrerá no dia 30/6. Já em agosto será iniciada uma formação itinerante, onde a Comissão Intersetorial visitará as sedes dos Nucas para discutir questões referentes a saúde e educação.

A criação dos Nucas em Caucaia é uma das 87 ações do Projeto Xodó, plano de ação elaborado por técnicos de todas as secretarias da Prefeitura para o município ganhar o Selo Unicef em 2020.

Caucaia e Fortaleza preparam ação conjunta contra o Aedes aegypti

No período de 18 a 21 de junho, a Secretaria de Saúde de Caucaia, juntamente com Secretaria de Saúde de Fortaleza, realiza a 15ª edição da “Operação Fronteiras”. A força-tarefa tem a finalidade de intensificar as ações de controle e prevenção às arboviroses nos limítrofes dos dois municípios. A região envolve sete bairros com uma população estimada em 18 mil habitantes. Em Caucaia serão beneficiados os bairros Marechal Rondon, Parque Guadalajara, Parque Albano e Velho São Miguel.

Destacam-se, entre os objetivos específicos da Operação, a redução do número de notificações dos casos de dengue e chikungunya na região limítrofe, o planejamento de ações continuadas envolvendo a limpeza e a desobstrução de valas na área de domínio do Metrofor e, conseqüentemente, a diminuição dos potenciais criadouros de foco do Aedes aegypti.

Durante a semana, cerca de 400 profissionais de saúde, entre agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, mobilizadores sociais e equipes de limpeza dos municípios de Caucaia e Fortaleza, além das equipes do Metrofor, estarão integradas promovendo ações como as visitas domiciliares no controle focal, exposições educativas para apresentação do ciclo biológico do mosquito vetor e a demonstração do uso do peixe betta, oficinas educativas nas escolas do entorno e as ações de limpeza na área.

O lançamento da operação acontece na próxima segunda-feira, dia 18 de junho, a partir das 8 horas, na Avenida J, situada na IV Etapa do Conjunto Ceará. Durante o evento, será realizada uma caminhada pelas ruas do bairro em um ato de mobilização e sensibilização.

Plano de Auxílio Mútuo é lançado no Matões

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Caucaia passou a integrar, na manhã desta sexta-feira (15/6), do Plano de Auxílio Mútuo (PAM). O órgão integra o plano juntamente com a Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP), a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. O lançamento foi realizado no auditório do Instituto Federal do Ceará (IFCE), Campus do Pecém, no Matões.

Conforme o coordenador da Defesa Civil, Airton da Silva, a função da Defesa Civil no PAM é auxiliar nas ações desempenhadas pelo Corpo de Bombeiros. “A Coordenadoria ajuda a minimizar as ações ocasionadas por sinistros, avaliando as condições para evitar ou prevenir tragédias”, explica.

O PAM tem como objetivo trocar experiências, planejar e prevenir sinistros de naturezas diversas. As técnicas de prevenção são compartilhadas com promoção de treinamentos de combate a incêndio, proteção respiratória e primeiros socorros, resgate de vítimas, enfrentamento às emergências, além da colaboração mútua entre os participantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, com recursos humanos e materiais.

A atividade preserva o meio ambiente, o patrimônio e, o mais importante, as vidas humanas.

Caucaia faz história e empossa 736 conselheiros locais de Saúde

FOTO: Marcos Vasconcelos.

Uma ação inédita no País aconteceu nesta sexta-feira (15/6): a posse de conselheiros locais de saúde em cada um dos territórios de saúde do município. Caucaia é a primeira cidade de grande porte a criar e empossar Conselhos Locais de Saúde em todos os territórios do município. Por aqui, são 46. A solenidade de posse contou com a presença do prefeito Naumi Amorim, da vice-prefeita Lívia Arruda, do deputado federal Domingos Neto, de promotores de justiça, de parlamentares municipais e representantes de instituições/entidades de saúde.

Cada unidade é composta por 12 representantes titulares e seus respectivos suplentes. Ao todo, são 736 membros para o biênio 2018 – 2020.

Conforme o prefeito Naumi Amorim, os esforços e dedicação de todos os conselheiros vão colocar a saúde do município num patamar de muita qualidade. “O Conselho vai discutir e trazer os problemas para nós procurarmos resolver e fazer a saúde melhorar cada vez mais”, afirma.

Já a vice-prefeita do município, Lívia Arruda, considera que saúde se faz também com a parte humana junto da sensibilidade e dedicação de todos os profissionais. “Estas conquistas, dia após dia, faz fortalecer e acreditar que Caucaia está evoluindo e avançando”, reforça.

Para o diretor da Fiocruz no Ceará, Carlile Lavor, o município de Caucaia é um grande laboratório porque nele está sendo executado muita inovação na área da saúde. “É importante que todo este processo de aprendizado seja compartilhado em mais cidades. Aquilo que acontece aqui é necessário que estes exemplos sejam aproveitadas por outros municípios”, ressalta.

Segundo o deputado federal Domingos Neto, o momento é especial para todos os conselheiros. “Caucaia tem um prefeito que corajosamente decidiu como política pública priorizar a saúde”, celebra.

Os colegiados são divididos em seis distritos, formados por um percentual de 50% de usuários e representantes da comunidade local.  O restante está dividido entre 25% de profissionais da saúde que atuam naquele território e 25% de prestadores de serviços e gestores. “Os encontros foram abertos à população com o intuito de sensibilizar e formação dos conselhos”, frisa o secretário municipal Moacir Soares.

Marlucia Ramos, presidente do Conselho Municipal de Saúde, acredita que o processo de escolha dos conselheiros foi bem conduzida e espera dedicação de todos os membros. “Que todos os conselheiros possam cumprir com sua função para realmente contribuir para evolução da saúde pública do município”, reforça.

Entre as atribuições dos CLS estão a colaboração na avaliação dos serviços, a definição das prioridades e o planejamento para cada equipamento. De acordo com Naumi, o objetivo da gestão é fortalecer a Atenção Primária com a participação mais ativa da sociedade nas tomadas de decisões.