junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeito recebe secretário estadual da Saúde

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim recebeu, nesta sexta-feira (15/6), o secretário da Saúde do Estado, Henrique Javi. O encontro aconteceu na sede da Prefeitura e foi acompanhado por equipe técnica da Secretaria da Saúde e pelo titular da pasta no município, Moacir Soares. Na pauta, mais investimentos para Caucaia.

Entre os pleitos apresentados por Naumi, estão equipamentos para as unidades de saúde; aumento da oferta de medicamentos para a rede especializada; investimentos em tecnologia e outros pontos.

“Estamos à disposição para atender aos municípios e Caucaia está fazendo o dever de casa. Os bons resultados na saúde estão chegando ao governo estadual”, alertou o secretário estadual. Na ocasião, Henrique Javi destacou a premiação recebida pelo município voltada às unidades básicas de saúde, o “Selo Bronze”.

Para o Prefeito, muitos avanços já foram registrados, mas muito ainda está por acontecer. “É fundamental que tenhamos diálogo claro e busquemos parcerias com os governos estadual e federal”, reforça.

Profissionais da Educação participam de formação sobre base curricular

Uma equipe formada por gestores da Secretaria Municipal de Educação (SME) participou, nesta sexta-feira (15/6), em Fortaleza, de formação sobre Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O evento foi realizado pela Editora Imeph e abordou aspectos estruturais e contextuais da nova Lei, que norteará o ensino em todo o país, buscando uma equivalência de formação e de competência entre as regiões.

De acordo com informações da pasta, a SME está em consonância com as diretrizes apresentadas pelas palestrantes, responsáveis pela formação de diretores, coordenadores e professores na nova Lei da educação brasileira.

Fizeram parte do staff da educação no evento a secretária de educação, professora Lindomar Soares, a subsecretária Regiane Oliveira, a consultora Mirna Gurgel, a diretora de planejamento Célia Coelho, a coordenadora do Centro de Formação e Avaliação Cida Pacobahiba Raposa, a coordenadora de programas e projetos Andrea Herculano, e a assistente da subsecretária, Iracema Gonçalves Pimenta.

Conselhos locais serão empossados nesta sexta (15)

Caucaia dará, na próxima sexta-feira (15/6), um importante passo para o controle social da saúde. De forma pioneira, o município vai dar posse a 46 Conselhos Locais de Saúde (CLS), em solenidade com a presença do prefeito Naumi Amorim. Ao todo, serão empossados 736 conselheiros, entre titulares e suplentes, que participarão ativamente da fiscalização dos serviços e ações dos postos de saúde. O mandato é referente ao biênio 2018 – 2020.

Os colegiados são formados por um percentual de 50% de usuários e representantes da comunidade local. O restante está dividido entre 25% de profissionais da saúde que atuam naquele território e 25% de prestadores de serviços e gestores. O processo eleitoral teve início ainda no final de 2017, com encontros abertos à população para sensibilização e formação dos conselhos.

Entre as atribuições dos CLS, estão a colaboração na avaliação dos serviços, a definição das prioridades e o planejamento para cada equipamento. De acordo com Naumi, o objetivo da gestão é fortalecer a Atenção Primária com a participação mais ativa da sociedade nas tomadas de decisões. “Com essa iniciativa de trazer quem utiliza e quem presta os nossos serviços de saúde pra debater, nós queremos dizer que a população tem voz e nós queremos ouvir as demandas”, ressalta o prefeito.

O evento de posse dos colegiados acontece a partir das 8h30, no Centro dos Comerciários de Caucaia.

SERVIÇO
Posse dos Conselhos Locais de Saúde
Quando:
 sexta-feira, 15 de junho, às 8h30.
Onde: Centro dos Comerciários de Caucaia.
Endereço: Av. Dom Almeida Lustosa, nº 550 – Jurema.

50 projetos municipais concorrem ao Prêmio Peteca 2018

A Secretaria Municipal de Educação (SME) está recebendo em sua sede, até o dia 20 de junho, os projetos de 50 unidades escolares que participam do Prêmio Peteca 2018. Todos os trabalhos devem abordar o tema “Erradicação do Trabalho Infantil”, podendo destacar aspectos como causa, conseqüência, forma, cenário, quais as ações de enfrentamento e profissionalização do adolescente.

A abordagem deve ter como parâmetro a legislação nacional e internacional que tratam da matéria, em especial a Constituição Federal. Segundo a coordenadora de Projetos Especiais da SME, professora Andréa Herculano, “o objetivo principal é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção e, sobretudo, reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais”.

Os alunos do 4º ao 9 º ano podem optar por elaborar os trabalhos a partir de seis categorias: contos, curta-metragem, esquete teatral, música, desenho e poesia. A produção e apresentação dos trabalhos são de autoria exclusiva dos alunos, já a participação dos educadores deve se limitar apenas às atividades de apoio. O prêmio é um reconhecimento do protagonismo e trabalho desenvolvido pelos alunos.

O edital define o protagonismo dos alunos nos trabalhos, cabendo exclusivamente a eles a autoria das ideias e as formulações. Os primeiros lugares por categoria na etapa municipal serão inscritos na etapa estadual até 30 de junho.

AS ESCOLAS PARTICIPANTES
7 de Setembro
Adélia Crisóstomo
Adriano Martins
Affonso de Medeiros
Alba Pessoa da Silva
Alice Moreira de Oliveira
Antônio Albuquerque S. Filho
Antônio Miranda de Melo
Augusto César Silva Sales
Celina Sá Morais
César Nildo G. Pamplona
Corália Gonzaga Sales
Dalva Pontes da Rocha
Danilo Dalmo da R. Correa
Danilo Sá B. Magalhães
Dom Antônio de A. Lustosa
Domingos Abreu Brasileiro
Dona Lavínia de Medeiros
Economista Rubens Vaz
Edgard Vieira Guerra
Educandário São Francisco
Erbe Teixeira Firmeza
Flávio Portela Marcílio
Francisca Alves do Amaral
Helena de Aguiar Dias
Instituição Batista Maria Carmélia Barros
Josefa Alves dos Santos
Luiza Moraes Correia Távora
Luiza Correia Sales
Maria Correia Sales
Maria Dolores M. de Almeida
Maria Helena M. da Silva
Maria Inocência de Araújo
Maria Mota Rodrigues
Mirian Pontes Jucá
Mosenhor André Viana Carmuça
Nair Magalhães Guerra
Nely Caúla de Carvalho
Noélia Alencar
Osmar Diógenes Pinheiro
Osmira Eduardo de Castro
Paulo Ferreira da Rocha
Pedro Moreira de Oliveira
Plácido Monteiro Gondim
Raimundo Jerônimo de Sousa
Rita de Cássia B. Pontes
São Sebastião
Saul Gomes de Matos
Sebastião Bezerra dos Santos
Tiradentes
Verônica Maria S. De Menezes

SERVIÇO
Entrega de projetos na Secretaria Municipal de Educação
Quando: até o dia 20 de junho.
Onde: Rua Juaci Sampaio Pontes, nº 2000, Centro.

Conselho Municipal adia reunião para próxima quarta (20)

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Setur), através do Conselho Municipal da Cultura, adiou a reunião do colegiado que seria realizada nesta quarta-feira (13/6). O encontro agora acontecerá na próxima quarta-feira (20/6), às 9 horas, no Auditório da Casa do Trabalhador (Centro).

Em pauta: a leitura e aprovação da ata da reunião anterior, a aprovação do Regimento Interno do grupo, a eleição do Conselho Diretor, o agendamento das reuniões para o ano de 2018 e a aprovação do calendário anual das atividades da cultura no Município.

SERVIÇO
Reunião do Conselho Municipal de Cultura
Quando: 20 de junho, às 9 horas.
Onde: Auditório da Casa do Trabalhador (rua Coronel João Licínio, nº 517, Centro – ao lado do Colégio Girassol).

Rampa de lixo é transformada em jardim-horta em escola

Um tradicional ponto de lixo, localizado na calçada da Escola Liceu de Caucaia, no bairro Potira, foi transformado em jardim e horta na última quinta-feira (7/6). A ação aconteceu durante a programação da Semana do Meio Ambiente realizada pela Prefeitura, através do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac). Alunos e professores do equipamento de ensino ajudaram a plantar as 70 espécies de plantas.

Os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental do Imac também contribuíram para plantar as mudas de espécies variadas, além da área de horta comunitária composta por Erva Doce, Boldo e Capim Santo.

Segundo a gerente de Educação Ambiental do Imac, Márcia Ximenes, a iniciativa ajuda a sensibilizar a população para destinar os resíduos em locais corretos. “Esta ação proporciona as pessoas se atentarem para destinar o lixo nas calçadas apenas no horário correto e nos dias da coleta domiciliar no bairro”.

A calçada da Escola Liceu de Caucaia, que antes era quase toda ocupada por resíduos, passou por uma intensa limpeza onde foi retirado entulho, podas e resíduos orgânicos e inorgânicos. Após faxina, os alunos plantaram as espécies de plantas e criaram também um local para abrigar a horta medicinal. Agora o espaço terá uma diferente utilização pela própria comunidade. “O lugar foi entregue para a comunidade cuidar e usufruir dos benefícios como as ervas medicinais”, acrescenta Márcia Ximenes.

O jardim consta de Flamboaiã Mirim e Folha da Fortuna plantadas nos canteiros, próximo ao muro, e no reaproveitamento dos pneus, fixados sob a calçada, é cultivada a horta medicinal comunitária.

Prefeito Naumi Amorim regulamenta Fundo Municipal da Cultura

O prefeito Naumi Amorim aprovou e sancionou no último dia 7 de junho a Lei Nº 2.916, de 05 de junho de 2018, que altera e acrescenta dispositivos à Lei nº 2.585, de 07 de novembro de 2014, na qual, regulamenta o Fundo Municipal da Cultura (FMC).

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra, o ajuste na Lei foi um “ato de compromisso e respeito aos artistas da terra”. “O Prefeito Naumi Amorim mostra o compromisso de valorizar e estimular as tradições e numa dialética entre a tradição e o contemporâneo de reescrever a história de nosso município”, ressalta.

Segundo o assessor técnico da pasta e secretário-executivo do Conselho, professor Eugênio Oliveira,  com o ajuste agora será possível “garantir o financiamento as várias atividades culturais, beneficiando diretamente os artistas e as manifestações culturais do município”.

Os recursos do Fundo serão destinados para desenvolver, incentivar e contribuir para a manutenção das atividades artísticas e culturais, além de promover, incentivar e financiar todas as linguagens culturais, universalizar e promover a fruição cultural de Caucaia em todo território Nacional e além de nossas fronteiras.

A composição do fundo é do ISS, IPTU, ITBI. Fica assegurado ao Fundo Municipal de Cultura o valor equivalente, até o limite de 1% (um por cento), da receita orçada proveniente do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Imposto Sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), Imposto sobre Transmissão Inter Vivos, a Qualquer Título, por Ato Oneroso, de Bens Imóveis, por natureza ou acessão física, e de Direitos reais sobre Imóveis, bem como Cessão de Direitos à sua aquisição (ITBI).

Os recursos serão destinados a desenvolver, incentivar e contribuir para a manutenção das atividades artísticas e culturais do município, além de promover, patrocinar ou incentivar anualmente festivais, feiras, seminários, concursos, exposições, cursos e eventos culturais e comemorativos, custear despesas com trabalhos que visem a elevação da arte, da cultura e dos valores humanos, fornecer meios, quando necessários, possíveis e no interesse da Administração Pública para a participação de artistas e delegações em certames, festivais, cursos, concursos e eventos afins, de âmbito estadual, nacional e internacional.

A lei prevê também que os recursos podem custear despesas com transporte e seguro de objetos de valor, destinados à exposição no município, editar obras relativas às ciências humanas, letras, artes e outras de cunho cultural, patrocinar pesquisas sobre a diversidade artística e cultural, romances, contos e crônicas, mitos e lendas e a história do município, editando os trabalhos em livros, revistas, folhetos e demais meios de registro, produções em vídeo, fotografia e artes visuais, recuperação e aquisição de materiais que resgatem a memória do município, custear os serviços prestados por regentes, diretores, instrutores e outras funções destinadas à formação e manutenção de grupos artísticos e culturais, e patrocinar e promover o intercâmbio cultural entre grupos e artistas regionais, nacionais e internacionais.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura lançará, anualmente, pelo menos um processo público de seleção financiado com recursos do Fundo Municipal de Cultura (FMC).

Governo do Estado certifica UBS de Caucaia com o Selo Bronze

Três Unidades Básicas de Saúde de Caucaia receberam do governador Camilo Santana o Selo Bronze de Qualidade 2018, em solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza, nesta quarta-feira (13/6). A certificação, concedida pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), contempla unidades que alcançaram o padrão de qualidade e segurança aos usuários determinado pelo órgão, resultado positivo de um cronograma de visitas de avaliação do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (QualificaAPSUS).

Em Caucaia, foram certificadas nove equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) de três unidades: UBS Dr. Joaquim Braga, no Planalto Caucaia, UBS Francisco Ferreira da Silva, no Itambé, e UBS Novo São Miguel. Dois desses equipamentos passaram por obras de reforma e ampliação e foram entregues pelo prefeito Naumi Amorim totalmente requalificados à população no último mês.

Para Moacir Soares, secretário municipal de Saúde, este é um momento significativo. “Para a conquista do selo, há critérios rigorosos que analisam, sobretudo, os processos de trabalho das equipes, e isso nos dá uma grande satisfação, pois representa o esforço e apoio irrestrito da gestão em cada unidade”, frisou.

O Selo Bronze de Qualidade foi lançado pela Sesa em 2016 com o objetivo de fomentar a reestruturação e o fortalecimento da Atenção Primária nos municípios.

Naumi vai a Brasília agilizar liberação de financiamento

O prefeito Naumi Amorim está em missão oficial pelo desenvolvimento de Caucaia. Cumpre em Brasília uma extensa agenda de visitas a ministérios, deputados federais e senadores para fazer avançar a liberação do financiamento que a Prefeitura pleiteia junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

No último dia 7, o Executivo recebeu o aval da Câmara Municipal de Caucaia para contratar esta que será a primeira linha de crédito internacional da cidade. O aporte do recurso depende agora do Congresso Nacional, de pareceres ministeriais e da sanção do presidente Michel Temer.

“Caucaia é uma cidade que agora tem planejamento sério. E nós estamos aqui para deixar isso claro para quem quiser informações sobre o financiamento ou qualquer outro projeto. Esse dinheiro é fundamental para o desenvolvimento do município”, defende Naumi.

Ele esteve hoje na Secretaria de Assuntos Internacionais (Seain), do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, e com o secretário do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, Mansueto Facundo de Almeida Jr. Ambas as pastas lidam diretamente com a pauta e têm papel decisivo na transação.

Naumi está acompanhado do titular da Seretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Orçamento (Sefin), Marcus Mota, e do subsecretário da pasta, Fábio Mota. Os gestores vão detalhar às autoridades federais como Caucaia pagará o financiamento internacional.

Conforme as regras do CAF, a Prefeitura terá cinco anos para executar as obras do Programa de Infraestrutura Integrada e 16 anos para quitar o valor recebido. Mais de 60% do total será investido em projetos de mobilidade urbana. “O município tem problemas crônicos que nunca foram solucionados e agora estamos colocando uma lupa sobre eles. Daí a importância desse recurso. Sem essa verba, Caucaia vai continuar com os gargalos de sempre”, pontua Naumi, que amanhã deve reunir-se com executivos do banco.

Ao CAF, a Prefeitura solicita 80 milhões de dólares para investir no Programa de Infraestrutura Integrada (PII). Trata-se da maior intervenção urbana da história de Caucaia. Projetos interligarão a Jurema ao Centro da Sede e ao Litoral. Além disso, o PII vai urbanizar lagoas e praças, construir viadutos e pontes, ampliar vias e melhorar o acesso a diversas regiões do município.

Caucaia vence “Dia do Desafio”

Em disputa com o município paulista de São José dos Campos, Caucaia venceu a edição deste ano do Dia do Desafio. O resultado oficial foi divulgado nesta terça-feira (12/6) pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará.

Caucaia registrou a participação de 167.611 pessoas. Isso equivale a 46% da população do município, estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 362 mil habitantes. Já São José dos Campos contou com a participação de apenas 38% da população.

É o segundo ano seguido que Caucaia ganha o Dia do Desafio. Em 2017, a disputa foi com a cidade de Halguín, em Cuba. Neste ano, a mobilização contou com a presença do prefeito Naumi Amorim. O encerramento aconteceu no Estádio Raimundão, no bairro Vicente Arruda.

Para envolver a população, a Prefeitura organizou uma série de atividades em parceria com instituições públicas e privadas. Qualquer pessoa poderia participar praticando atividades físicas (desde caminhada às modalidades mais profissionais) por um tempo mínimo de 15 minutos. Após conclusão dos exercícios, os praticantes encaminhavam o registro para a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude com o quantitativo de participantes e o local onde ocorreu a ação.

O Dia Do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Conforme o secretário municipal de Esporte e Juventude, Ribamar Santos, o evento é mais do que uma simples competição. “A campanha busca promover integração e cooperação entre as pessoas”, explica.