junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Prefeito começa a entregar escolas reformadas e novo fardamento

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim começou nesta segunda-feira (11/6) a entregar uma série de reformas de escolas da rede municipal de ensino de Caucaia. Junto com as obras, o gestor apresentou o novo fardamento dos alunos ao lado da secretária municipal de Educação, Lindomar Soares.

Pela manhã, os gestores inauguraram a Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Flávio Marcílio, localizada no bairro Itambé e uma das maiores de Caucaia. Já no período da tarde foram inauguradas as novas instalações da EEIEF Maria Dolores Menezes de Almeida. A unidade fica no bairro Pabussu e foi mais um equipamento que a atual gestão encontrou “devastado”, como salientou a secretária de educação.

Com a reforma, a unidade ficou em excelente estado. Para Lindomar, “em pouco tempo haverá uma Caucaia antes e uma depois de Naumi”. Já o prefeito disse ser a reforma das escolas “apenas o começo da mudança que ficará muito maior com o empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina, que levará urbanização à Lagoa do Pabussu e ainda mais asfaltamento às suas ruas.”

Serão entregues aos alunos da EEIEF Maria Dolores 503 fardas. No total, a Prefeitura vai distribuir 43 mil fardas em toda a rede para o Ensino Fundamental e 14 mil para a Educação Infantil, conforme anunciou o prefeito. Hoje, quatro alunos – do sexto, do sétimo, do oitavo e do nono anos – receberam simbolicamente das mãos de Naumi e Lindomar as camisas. Os demais estudantes receberão o fardamento em sala de aula.

Já o diretor da EEIEF Flávio Marcílio, Paulo André do Nascimento, alertou os alunos para a necessidade de manter o que foi projetado e executado na reforma como demonstração de reconhecimento e da consciência da importância de ter uma escola em excelente estado.

Comissão debate ações de prevenção ao suicídio e define data de fórum comunitário

FOTO: Marcos Vasconcelos.

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef em Caucaia reuniu-se nesta segunda-feira (11/6) para avaliar indicadores e discutir de ações que precisam ser implementadas pela Prefeitura no intuito de reduzir desigualdades e garantir direitos de crianças e adolescentes do município.

Medidas de enfrentamento ao suicídio infantojuvenil e a realização de um fórum comunitário marcaram a pauta. O aumento no número de casos de pessoas que tiram a própria vida tem preocupado o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Conforme a Organização Munidal da Saúde (OMS), uma ocorrência é registrada a cada 40 segundos no mundo. “São dados chocantes. Assim como é chocante a quantidade de adolescentes assassinados no nosso Estado. Foram 981 só no ano passado. Nós precisamos fazer alguma coisa. Precisamos de ações que sejam feitas em conjunto, por várias secretarias e sociedade civil, para tudo ganhar ainda mais força”, defendeu a articuladora do Selo em Caucaia, primeira-dama Erika Amorim.

Presidente do Conselho Tutelar da Jurema, Natanael Azevedo revelou que semanalmente o órgão recebe casos de crianças e adolescentes com tendência ao suicídio. “Proponho que sejam feitas palestras nas escolas. Muitas vezes, o educador até identifica essa tendência e não consegue levar adiante”, ponderou.

Já a supervisora do projeto “Criança Feliz”, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), psicóloga Camila Saldanha, enalteceu a necessidade do envolvimento familiar na discussão. “O suicídio é o fim de uma doença, que muitas vezes começa com uma depressão. Os pais têm que ter consciência e saber identificar os sintomas”, frisou.

Além dessa vulnerabilidade, a Comissão definiu a data de realização do fórum comunitário de direitos das crianças e dos adolescentes. Será em 14 de agosto. A ideia é fazer desse um espaço plural de discussão de políticas públicas que devem ser implementadas ou reforçadas em todos os níveis de esfera pública.

Ações como a execução do programa Busca Ativa Escolar, cujo foco é o resgate para a rede pública municipal de crianças e adolescentes fora das salas de aula, e as capacitações dos representantes dos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes, os Nucas, que iniciam no próximo sábado (16/6).

Em 2015, o Ceará tinha 100 mil crianças e adolescentes fora da escola. Dos adolescentes mortos ano passado no estado, 92% não estudavam. Em toda Caucaia, mais de 6.600 alunos entre quatro e 17 anos não estão regularmente matriculados. “Nós recebemos semanalmente registros. E quando incluímos a criança ou o jovem no sistema, ele só sai depois de um ano, quando entrar no segundo ano escolar consecutivo”, declarou a coordenadora de programas e projetos da Secretaria Municipal de Educação (SME), professora Andrea Herculano.

Seleção Brasileira de Basquete em Cadeiras de Rodas visita o “Praia Acessível”

Recém-inaugurado fruto de parceria entre a Prefeitura de Caucaia e o Governo do Estado, o projeto “Praia Acessível”, no Cumbuco, já começa a ser reconhecido como uma importante medida de inclusão social do Ceará. O espaço recebeu na última sexta-feira (8/6) visita da comissão técnica e atletas da Seleção Brasileira de Basquetebol em Cadeiras de Rodas. O grupo participa em Fortaleza da Copa Norte/Nordeste 2018.

Subsecretário Municipal de Turismo e Cultura, Felipe Pontes afirma que em sua segunda semana de funcionamento o Praia Acessível já se consolida como novo atrativo turístico de Caucaia. “Essa visita mostra como acolhemos nossos cadeirantes na praia: com segurança, cuidado e dedicação”, sintetiza.

Para o diretor de Esporte e Juventude da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), Pedro Willian Oliveira, a visita da comitiva ajudará a divulgar a existência do equipamento. “Ações desta grandeza fortalecem também o paradesporto em nosso município.”

Valdir Moura, presidente da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, acredita que iniciativas de acessibilidade em praias são uma necessidade. “Oferecer acesso às pessoas e dar a opção de tomar banho de mar é muito bom para a nossa categoria. Sou morador da região Norte e lá em Belém iniciei este projeto na Praia de Mosqueiro. Aqui é exemplo para todas as outras regiões do Brasil. O equipamento usado aqui está bem superior ao nosso, além de abrir praticamente todos os dias”, ressalta.

Morador de Santos, em São Paulo, Paulo César de Santos (conhecido como Jatobá), atleta da seleção Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, nunca tinha visto um projeto de acessibilidade na praia. “Achei muito interessante conhecer para encaminhar este projeto para outras cidades do Brasil. O que podermos desenvolver para facilitar a vida das pessoas com deficiência é válido e merece ser disponibilizado em mais lugares.”

Pela quarta vez em Fortaleza, o morador de Joinville (SC), o atleta Alexandre Lourenço nunca tinha indo a uma praia no Ceará. “É incrível oferecer todo este suporte com segurança. Queria que todos os cadeirantes da minha cidade tivessem também esta oportunidade de conhecer e utilizar esta praia num lugar especial como este. Valeu a pena ter conhecido.”

O PROJETO
A estação do “Praia Acessível” no Cumbuco oferece atividades físicas e de lazer para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida e idosos de fevereiro a junho, e de agosto a novembro. O espaço abre de quarta-feira a domingo, das 9 horas às 13 horas. Já nos meses de janeiro, julho e dezembro, o atendimento é diário, das 9 horas às 13 horas.

SERVIÇO
PRAIA ACESSÍVEL
ONDE: rua do Lagoa do Parnamirizinho, nº 473 – Cumbuco (ao lado da Barraca Cumbuco Beach e em frente ao Posto Shell)
MAIS INFORMAÇÕES: (85) 3123.4460 ou 3342.5720

Secretaria promove dia de conscientização contra o trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Educação (SME) promove nesta terça-feira (12/6) um dia inteiro de atividades para conscientizar a população de Caucaia quanto ao perigo do trabalho infantil. A programação é alusiva ao Dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil, celebrado amanhã.

A mobilização acontecerá no Centro de Caucaia, dentro e fora do Iandê. Pela manhã, das 8 às 9h30min, haverá adesivaço e panfletagem de material educativo. Em seguida, o coral da Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Nair Guerra fará apresentação dentro do shopping.

Além disso, a SME realizará uma roda de conversa às 13h30min e durante todo o dia manterá uma exposição na parte interna do Iandê. Tudo aberto ao público, gratuitamente.

Criação de horta medicinal beneficia escola e comunidade

A Semana do Meio Ambiente em Caucaia, que marcou a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, proporcionou benefícios para a Escola Francisca Alves do Amaral, localizada na comunidade do Conjunto Nova Metrópole. Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), alunos e professores uniram-se na criação de uma horta medicinal comunitária no equipamento.

Conforme a gerente de educação ambiental do Imac, Márcia Ximenes, os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental vão acompanhar o desenvolvimento da horta. “Doamos 150 mudas e agora os alunos e professores e a própria comunidade vão poder utilizar, como fazer chá a partir das folhas colhidas da horta”, explica.

Foram plantadas mudas de erva doce, capim santo e boldo. Segundo a diretora da escola, professora Raquel Di Paula, a criação da horta visa sensibilizar a comunidade para a preservação dos recursos naturais. “Foi realizado um estudo para identificar as doenças mais comuns da comunidade. Vamos aproveitar a horta para fazer terapias.”

Durante toda Semana do Meio Ambiente, o Imac visitou cinco comunidades. Os moradores receberam orientações sobre educação ambiental. “Levamos muitas informações relevantes para conscientizar os moradores destas localidades”, sintetiza Márcia Ximenes.

A Semana do Meio Ambiente de Caucaia foi promovida pela Prefeitura com o objetivo de difundir ações de preservação da natureza. Nos eventos também eram oferecidos às comunidades serviços de emissão do cartão do SUS, doação de mudas, corte de cabelo, design de sobrancelhas, manicure, vacinação, massoterapia, orientações de vigilância ambiental, exposição itinerante do Aedes aegypti, agendamento para carteira RG e Cadastro Único.

No último sábado (9/6), os técnicos do Imac promoveram um mutirão de limpeza na faixa de areia da praia do Cumbuco, que também recebeu 15 placas. Elas formam a nova sinalização ambiental e de uso da área.

Caucaia vai promover capacitação para dentistas

No próximo dia 21, os dentistas que atuam na Atenção Primária à Saúde de Caucaia vão receber uma capacitação especial para estratificação de risco de gestantes. Os 43 profissionais ficarão imersos em um dia de atividades promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria Estadual da Saúde(Sesa).

Voltado exclusivamente aos municípios que compõem a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde, o evento é uma iniciativa do Projeto QualificaAPSUS. “A ideia central da estratificação é identificar pacientes que precisam de maior cuidado e oferecer os serviços necessários. É um dos desafios e metas da gestão trazer a Odontologia para dentro do projeto Humana Luz”, contextualiza o membro do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da SMS, dentista Emanuel Morais.

Segundo ele, o profissional da Odontologia também tem papel importante na estratégia de humanização dos cuidados às gestantes adotada pelo município. Esta, no entanto, não é a primeira formação dos servidores no que diz respeito ao tema.

Em maio, a SMS promoveu um módulo de oito horas vinculado ao processo de estratificação e ao projeto Humana Luz. “Além disso, em breve, vamos ofertar uma capacitação com um total de 80 horas a esses profissionais da APS”, garante a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Samara Gadelha.

Naumi entrega reforma de quadra poliesportiva no Parque Potira

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim entregou, nesta sexta-feira (8/6), a reforma da quadra poliesportiva da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Danilo Dalmo da Rocha, localizada no Parque Potira. Dentre as melhorias, teto, piso, traves, alambrados e tabelas passaram por revitalização para que voltassem a oferecer aos alunos e à comunidade melhores condições de uso. O investimento para realização da obra foi da ordem de R$ 103 mil reais.

“Encontramos os equipamentos completamente deteriorados. Dia após dia estamos apresentando resultados concretos para toda a população. Uma quadra reformada promove melhorias não apenas para os alunos, mas para toda a comunidade que também utiliza o equipamento”, pontua Naumi Amorim.

Titular da secretaria Municipal de Educação, Lindomar Soares afirmou que “a revitalização da quadra oxigena toda a escola, uma vez que o equipamento acolhe também às atividades culturais”.

Estiveram presentes os secretários municipais de Infraestrutura, Kleber Correia, de Segurança Urbana e Tecnologia, Diogo Gomes, os vereadores Fernando Picuí e Fábio Herlândio, lideranças comunitárias e o diretor da escola, Antônio Rodrigues.

Semana do Meio Ambiente encerra neste sábado com mutirão de limpeza da orla

Encerrou neste sábado (9/6) a Semana do Meio Ambiente de Caucaia, promovida pela Prefeitura como forma de celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) e difundir ações de preservação da natureza.

Técnicos do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac) promoveram na manhã do sábado (9/6) um mutirão de limpeza na faixa de areia da praia do Cumbuco. Na ocasião, foi instalada a nova sinalização ambiental da área.

 

A SEMANA
As atividades da Semana do Meio Ambiente de Caucaia iniciaram no domingo (3/6), no Parque Botânico do Ceará, com a realização de oficina de material reciclado, apresentações artísticas e culturais e assinatura do Termo de Cooperação Técnica (Imac/Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará). Na segunda (4/6), uma Ação Social aconteceu realizada na Praça Fausto Sales, no Centro, sendo seguida por uma Ação Social na Serra da Taquara quarta-feira (6/6). As atividades seguiram na quinta-feira (7/6), na Escola Liceu de Caucaia, e na sexta-feira (8/6) foi a vez da comunidade do Nova Metrópole, na Escola Francisca Alves do Amaral, receber os serviços.

Caucaia bate meta de vacinação; 90% dos grupos prioritários estão imunes

Após quatro anos sem bater a meta de vacinação contra a gripe, Caucaia alcançou nesta sexta-feira (8/6) o patamar determinado pelo Ministério da Saúde para 2018. Uma semana antes do fim da campanha, o município já tem 90% dos grupos prioritários imunizados.

Isso significa que estão protegidos quase todos os idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores, população privada de liberdade, gestantes, puérperas e crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos.

Todas as 46 salas de vacina de Caucaia oferecem gratuitamente o serviço de imunização até o próximo dia 15 a quem pertencer a esses grupos prioritários. Elas funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30min. A dose é trivalente. Ou seja: protege o indivíduo contra a gripe comum e os subtipos H1N1 e H3N2 da influenza.

Os caucaienses com perfil de grupo prioritário que não tenham condições de ir a um posto de saúde podem receber equipes de vacinação em casa. Basta solicitar o serviço ao agente comunitário de saúde da região ou por telefone, direto na unidade de saúde do bairro. Cuidadores de idosos também podem ser imunizados desta forma.

Do começo da campanha, em 19 de abril, até hoje, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aplicou 80.895 doses da vacina. Deste total, 16.153 em pessoas que apresentam alguma comorbidade (e não são contabilizadas pelo Ministério da Saúde).

Quem já estiver gripado ou for alérgico à proteína do ovo não deve ser vacinado. Nesses casos, é obrigatória a busca por orientação médica prévia para complicações serem evitadas.

No Ceará, 90% dos grupos prioritários já foram imunizados. Em todo o Brasil, o índice é de 75%. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas até 15 de junho.

DESEMPENHO DE CAUCAIA NOS ÚLTIMOS ANOS
2015: 51,89%
2016: 82,91%
2017: 88,70%
2018: 90%

SERVIÇO
CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE
Quando: até 15 de junho.

ONDE A VACINA ESTÁ DISPONÍVEL
UBS Assistência à Criança (Caic), no bairro Padre Júlio Maria
UBS Dr. Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia
UBS Maria dos Passos Matias Gomes, no bairro Novo Pabussu
UBS Maria Firmino Mendes (Dona Cotinha), no Centro de Caucaia
UBS Terezinha Lima Moreira, no bairro Parque Soledade
UBS Parque Soledade II, no bairro Parque Soledade
UBS Ernandes Pires de Sousa, na Iparana
UBS Francisco Ferreira da Silva, no Itambé
UBS Maria dos Santos Menezes, no Icaraí/Barra Nova
UBS Célia Nascimento, no Jardim Icaraí
UBS Maria Helena Aguiar, no Cumbuco
UBS Pedro Gabriel de Oliveira, no Parque Leblon
UBS Rita de Cássia Oliveira Eugênia, no Mestre Antônio
UBS Rodrigues dos Santos, na Tabuba/Parazinho
UBS Valdenúzia Moreira Bastos, no Pacheco
UBS João Rodrigues da Silva, no Genipabu
UBS Luiz Costa Vieira, no Capuan
UBS Emanuel Gomes da Silva, no Toco
UBS Júlia Pessoa de Araújo, no Mirambé
UBS Maria de Jesus Ferreira, no Picuí
UBS Rocilda Oliveira Pontes, no Metrópole
UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, no Nova Metrópole
UBS Ametista de Oliveira Bastos, no Novo Guadalajara
UBS Antônio J. P. Machado – Araturi, na Associação Guadalajara
UBS C. Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi), no Marechal Rondon
UBS Francisca Carlota de Matos, no bairro Guadalajara
UBS Francisca de Fátima L. da Costa, na Associação Guadalajara
UBS Francisco Paulo Pontes, no Marechal Rondon
UBS Lar Fabiano de Cristo (Capemi), no Marechal Rondon
UBS Afonso de Medeiros, no Tabapuá
UBS Dr. Francisco Djalma Soares, no Tabapuazinho
UBS Ednir Carneiro Galeno, no Potira I
UBS Giselda Magalhães Bezerra, no Potira II
UBS Maria de Lourdes Gomes Dantas, no Parque Albano
UBS Novo São Miguel, no Novo São Miguel
UBS Velho São Miguel, no Velho São Miguel
UBS Dr. Renato Braga, no Bom Princípio
UBS José Maria Matos, na Carauçanga
UBS Nilda Matos Brito de Miranda, na Tucunduba
UBS Eduardo Nogueira Jr, no Arianópolis
UBS Tecla Gonzaga Sales, no Tabuleiro Grande
UBS Maria F. do Nascimento, nos Matões
UBS João Marcolino de Oliveira, nos Sítios Novos
UBS Inácio Monteiro Gondim, na Catuana
UBS Antônio Brasileiro, na Primavera
UBS Comunidade Indígena Padre Júlio Maria, no Padre Júlio Maria Cesit

Prefeito lança livros de alunos do programa “Nas Ondas da Leitura”

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim, a secretária municipal de Educação, professora Lindomar Soares, e a diretora presidente da editora Imeph, Lucinda Marques, participaram nesta quinta-feira (7/6) do terceiro e último evento de lançamento de livros escritos por crianças de cinco a 15 anos, alunos da rede municipal de ensino, a partir do programa “Nas Ondas da Leitura.”

Os livros “Qual é o Bicho” e “Pequenas autores – lindas histórias” foram escritos por crianças do Infantil V. A obra “Um novo olhar – um novo conto”  foi escrita por alunos do Fundamental 1. Já o livro “Histórias e Lendas de Caucaia” são de autoria de alunos do Fundamental 2. Todos resultam da primeira fase do programa, iniciada em agosto do ano passado.

Entusiasmado, Naumi disse, na Escola anfitriã dos alunos-escritores da BR-222, a EEIF Domingos Abreu Brasileiro Pontes, que aquelas crianças “guardarão para o resto de suas vidas aqueles livos onde vão se ver como ilustradores e escritores e vão mostrar para suas família”. Segundo ele, “o futuro daqueles alunos estava também se escrevendo, porque eles sabiam, desde aquele dia, que eram capazes de promover suas vidas a patamares cada vez mais altos.”

Após fazer a entrega simbólica da fase 2018 do “Nas Ondas da Leitura” junto com o prefeito para as crianças do Infantil V e de apresentar o livro que prefaciou, “Histórias e Lenda de Caucaia”, a secretária Lindomar Soares disse que com todo o público presente, autoridades, gestores, professores, pais e alunos estavam “vivendo um momento histórico” porque quem “ler abre para si as portas do universo.”

A secretária falou que os kits de livros entregues aos alunos eram indutores da reflexão, produção de conhecimento e registro da cultura caucaiense e que, por isso, contribuíam para a mudança de percepção que se tem do Município, promovendo seu desenvolvimento.

O evento da Escola Domingos de Abreu Brasileiro Pontes reuniu alunos de toda a rede municipal da região BR-222, que se apresentaram com faixas com o nome de suas escolas e receberam o acolhimento do músico Chambinho do Acordeon.