junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Duas quadras poliesportivas serão entregues nesta sexta (8)

O prefeito Naumi Amorim entrega nesta sexta-feira (8/6) as duas primeiras quadras poliesportivas das seis que estão sendo reformadas em escolas da rede municipal de ensino de Caucaia. Será inaugurado às 9 horas o equipamento da EEIEF Danilo Dalmo e às 15 horas o da EEIEF 7 de Setembro, ambas localizadas no Parque Guadalajara, Jurema.

Foram realizados em ambos os espaços serviços de reforma do alambrado, reformulação do telhado de alumínio zincado, recuperação do piso, proteção nos arcos anti-corrosão, além da instalação de novas calhas, drenagem, instalação de tomadas para eventos, demarcação do piso, rede de proteção, novas traves para a prática de futsal, vôlei e cestas de basquete.

Na EEIEF 7 de Setembro, também foi executado serviço de manutenção e restauração da parte elétrica da iluminação, além de instalação de corrimão, rampas de acesso às quadras e construção de arquibancada.

SERVIÇO
Inauguração da quadra poliesportiva da Escola Danilo Dalmo
Onde: Rua Acapulco, 1805, Parque Guadalajara
Quando: às 9 horas desta sexta-feira (8/6)

Inauguração da quadra poliesportiva da Escola 7 de Setembro
Onde: Avenida Dom Almeida Lustosa, 2342-2452, Parque Guadalajara
Quando: às 15 horas desta sexta-feira (8/6)

AMT contabiliza 30 atividades no “Maio Amarelo”

FOTO: AMT.

Durante todo o mês de maio, a Autarquia Municipal de Trânsito de Caucaia (AMT) promoveu diversas ações em alusão ao Maio Amarelo, período de conscientização sobre a importância do trânsito seguro.

Foram realizadas ao todo 30 atividades em várias regiões do município, distribuídas entre blitze educativas, blitze fiscalizatórias, palestras em empresas e escolas, e participações em eventos.

O objetivo das ações foi sensibilizar motoristas e pedestres sobre o quanto todos podem construir um trânsito melhor, com mais prevenção e paz. Nas abordagens, eram divulgadas também dicas de segurança.

Conforme o presidente da AMT, Carlos Augusto Cavalcante Cunha, algumas atividades desenvolvidas ao longo de maio terão continuidade. “Ainda temos vários pedidos de palestras para serem realizados em empresas e escolas agendadas para junho”, adianta.

Prefeitura executa ações de limpeza no Estádio Municipal

FOTO: SPSPTrans.

A equipe de manutenção e limpeza da Secretaria Municipal de Patrimônio, Serviços Públicos e Transporte (SPSPTrans) realizou esta semana ações de limpeza e manutenção no Estádio Municipal Raimundo de Oliveira Filho (Raimundão).

Toda a área interna do equipamento recebeu serviço de capinação, além de limpeza e pintura do meio fio das grades e do gramado. Outro trabalho desenvolvido foi a capinação da área externa e a retirada de rampas de lixo.

Conforme o o subsecretário da SPSPTrans, José Claudemir Pereira Pires, o trabalho proporciona um melhor acolhimento e bem-estar da população que frequenta o Raimundão. “Foi realizado uma limpeza adequada para receber o público em dias de jogos”, sintetiza.

Pelo cronograma da SPSPTrans, a avenida Ulisses Guimarães, na região do Parque Leblon, está recebendo pitura do canteiro central, limpeza e capinação. Outra grande avenida contemplada é a Dom Almeida Lustosa, localizada na Jurema.

Inscrições para Capacita Caucaia iniciam nesta sexta (8)

Iniciam nesta sexta-feira (8/6) as inscrições para o Capacita Caucaia 2018. Trata-se de um programa voltado aos desportistas do município. Eles serão capacitados a partir da perspectiva do esporte como transformador social.

Estão sendo disponibilizadas 80 vagas. O período de inscrições encerrará na próxima segunda-feira (11/6). É necessário levar a carteira de RG e comprovante de residência.

A ideia é que após a capacitação cada participante seja um multiplicador social levando até sua comunidade novos meios de inclusão social. A formação acontecerá entre as próximas terça e quinta-feira.

O titular da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv), Ribamar Santos, classifica o programa como “uma forma usar a politica pública do esporte como instrumento de transformação social.”

INSCRIÇÕES
Quando: de sexta-feira (8/6) até segunda-feira (11/6)
Onde: sede da Sejuv (localizada à rua Tobias Correia, S/N, Itambé)

SERVIÇO
Capacita Caucaia 2018
Quando: 12 a 14 de junho
Onde: Grêmio de Recreio e Estudos de Caucaia (localizado à rua José da Rocha Sales, 194, no Centro)

Secretários debatem projetos com vereadores e população

FOTO: Marcos Vasconcelos.

A população e os vereadores de Caucaia tiveram nesta quarta-feira (6/6) mais uma oportunidade de conhecer detalhadamente o Programa de Infraestrutura Integrada (PII) do município. Em audiência pública na Câmara, secretários apresentaram os projetos que começarão a ser executados após os palamentares aprovarem o pedido de financiamento feito pela Prefeitura ao Banco de Desenvolvimento da América Latina(CAF). Estão sendo pleiteados 80 milhões de dólares, valor esse já aprovado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

O debate aconteceu um dia depois de o prefeito Naumi Amorim defender no Legislativo a importância de a Câmara aprovar a contratação desta linha de crédito. A matéria deu entrada no Parlamento em 17 de maio e deve ser votada nesta quinta-feira (7/6). “O que estamos discutindo hoje é Caucaia não passar à margem do desenvolvimento. Está nas mãos dos senhores, vereadores, não permitir isso. Porque não existe hoje no Ceará um projeto da magnitude do de Caucaia. Muitos municípios tentaram esse financiamento e não conseguiram”, disse Fábio Mota, subsecretário de Finanças, Planejamento e Orçamento.

Ele referiu-se ao feito de apenas Caucaia e Sobral terem conseguido aprovar projetos para financiamento internacional no Ceará junto à Cofiex em novembro do ano passado. A previsão é de que as obras do PII durem três anos. Serão intervenções majoritariamente de mobilidade urbana. Mas também projetos de inclusão social e fomento à economia local.

Além de apresentações técnicas, os secretários elucidaram questionamentos dos vereadores e representantes da sociedade civil sobre valores, locais das intervenções, possibilidade de alterações nos projetos, inclusão de obras, bairros não contemplados, impacto em terras indígenas, melhorias para o Litoral, capacidade de pagamento do crédito, fiscalização e prazos.

“Esse é um projeto inovador para Caucaia. Que vai transformar a cidade. As dúvidas são normais, visto que Caucaia nunca teve um financiamento como esse nem sofreu uma intervenção desta magnitude. É um projeto audacioso. É uma cifra muito grande. Mas necessária. Sem essas obras, Caucaia continuará com os gargalos de agora”, acrescentou Adelina Feitosa, subsecretária de Planejamento Urbano e Ambiental.

A realização de estudos e o reflexo social do PII também foram destacados no caminho percorrido até aqui para a Prefeitura conseguir o financiamento CAF. “Nós vamos mapear e capacitar 1.000 famílias, isso só inicialmente, que ainda vão ser assessoradas quando forem tocar seus negócios. Além disso, vamos reduzir buracos, padronizar calçadas, pavimentar ruas, fazer drenagem… Essas obras são para Caucaia ter uma mobilidade urbana adequada”, pontuou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), Kleber Correia.

Além disso, a liberação dos 80 milhões de dólares vai permitir à Prefeitura construir um Centro de Eventos e cinco novas praças multiuso, todas com areninhas, urbanizar três lagoas e criar dez ecopontos. “O banco nos dá cinco anos para executarmos essas obras. Mas nossa programação é para fazermos em três anos e os dois restantes nós melhorarmos nossa arrecadação”, acrescentou Correia, complementado por Adelina Feitosa. “O recurso do CAF é só a primeira etapa. Outras fontes já estão sendo prospectadas. E estão sendo porque agora Caucaia tem planejamento.”

Atividades da semana Semana do Meio Ambiente chegam na Serra da Taquara

FOTO: Tiago/jangada.online

As atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, continuam em Caucaia. Na manhã desta quarta-feira (6/6), a comunidade da Serra da Taquara recebeu as ações de sensibilização dos técnicos do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac) e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Na oportunidade, o presidente do Imac, Hugo Pontes, em conjunto com o subsecretário Municipal de Turismo e Cultura, Felipe Pontes, visitaram a obra de requalificação da Trilha da Serra da Taquara, que está em fase final de conclusão. Conforme o titular do Imac, as ações desta semana compreendem “uma semente que pode fazer a diferença no futuro”. “O meio ambiente é uma preocupação de todos. Temos que preservar e proteger para assegurar locais como este para as futuras gerações de caucaienses”, comenta Hugo Pontes.

Felipe Pontes, subsecretário Municipal de Turismo e Cultura, acredita que a abertura da trilha na Taquara é de extrema importância por se tratar de um novo destino turístico diferenciado. “Em Caucaia nós temos um vasto litoral. O sertão e as serras estão aqui bem representados”, frisa.

Vários serviços foram oferecidos na sede da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Maria de Lourdes Rocha, localizada na região. A população teve acesso a oficina de artesanato, aferição de pressão arterial, vacinação, verificação de glicemia, emissão do cartão do SUS, agendamento do Cadastro Único, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, massoterapia e exposição itinerante de combate ao mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a gerente de educação ambiental do Imac, Márcia Ximenes, além dos serviços que circulam nas cinco comunidades visitadas durante a semana, as pessoas também recebem orientações de sensibilização ambiental. “Estamos tendo todo o cuidado de conscientizar os moradores destas localidades visitadas. Devido ser comunidades carentes e longe da sede os serviços agregam valor social e a garantia dos direitos”.

As atividades da Semana do Meio Ambiente de Caucaia seguem nesta quinta-feira (7/6), na Escola Liceu de Caucaia, e na sexta-feira (8/6), na comunidade do Conjunto Nova Metrópole (na Escola Francisca Alves do Amaral). O encerramento das atividades será no próximo sábado (9/6), com a limpeza da Praia do Cumbuco, juntamente com a implantação da nova sinalização ambiental da área.

49 mil kits de leitura são distribuídos na rede municipal

O prefeito Naumi Amorim participou nesta quarta-feira (6/6) do lançamento da segunda edição do programa “Nas Ondas da Leitura”, executado pela Secretaria Municipal de Educação (SME) para estimular o interesse dos alunos da rede de ensino de Caucaia pela literatura e produção textual.

Mais de 49 mil kits já foram entregues aos estudantes do Infantil IV, Fundamental I e II, e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cada aluno recebeu cinco livros. “A Educação de Caucaia ainda precisa melhorar. E esse programa é um meio importante de fazer com que nossos jovens se interessem pela leitura. Quem lê mais tem mais chance de escrever melhor e de compreender melhor as coisas”, disse o prefeito.

Na solenidade de hoje, as obras “Qual é o bicho”, “Pequenos Autores – Lindas Histórias”, “Um Novo Olhar – Um Novo Conto” e “Histórias e Lendas de Caucaia” foram apresentadas pela titular da SME, professora Lindomar Soares, por técnicos da editora Imeph, mentora e idealizadora do método, e pelos coautores mirins. Meninos e meninas de cinco até 15 anos de idade.

O “Nas Ondas da Leitura” foi implementado em Caucaia em agosto de 2017. Além da distribuição dos livros, o programa tem uma proposta metodológica que traz a literatura para o centro das atividades e torna o livro um instrumento de melhoria do aprendizado e crescimento pessoal do aluno.

O resultado prodigioso do primeiro ano de vigência do programa gerou a literatura lançada hoje. “Esse programa deve proporcionar uma melhoria nos índices de aprendizado do Município”, acrescentou Naumi Amorim.

A partir da semana que vem, professores, diretores e coordenadores de todas as unidades de ensino participarão de formações para o melhor aproveitamento dos instrumentos propostos pelo Programa.

Naumi assina termo de cooperação com Governo para projeto Prevenção em Família

O prefeito Naumi Amorim assinou, na manhã desta quarta-feira (6/6), termo de cooperação junto ao Governo do Estado para a implementação do Projeto Prevenção em Família, uma iniciativa do Programa Mais Infância Ceará. A solenidade foi realizada na sede da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD), em Fortaleza, e contou com a presença das primeiras-damas do estado, Onélia Santana, do município, Erika Amorim, e do titular da SPD, Will Almeida.

O Projeto tem o objetivo de fortalecer o vínculo familiar, com ênfase na prevenção ao uso de álcool e outras drogas utilizando, para isso, profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência Social. A iniciativa foi celebrada pelo prefeito Naumi Amorim. “Nós estamos pactuando com um projeto que, além de prevenir males, reforça a importância de criação de hábitos saudáveis, contemplando prioritariamente as famílias que mais necessitam. Estamos engajados na busca pelos melhores resultados”, comenta.

De acordo com dados do Governo, a primeira edição do projeto deverá alcançar cerca de 10 mil famílias no Ceará atendidas em equipamentos de assistência ou de apoio, cabendo à SPD capacitar os profissionais indicados pela Prefeitura, que irão realizar oficinas voltadas ao desenvolvimento infantojuvenil.

SAIBA MAIS

No último dia 17 de maio, foi assinada a ordem de serviço para construção da primeira praça Mais Infância de Caucaia, no Campo do Remo, parceria da Prefeitura de Caucaia com o Governo do Ceará. A Praça conta com uma área de intervenção de 2.908,18 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espirobol, bicicletário, área para picnic e bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. O equipamento terá a característica de atender a toda a família, proporcionando uma convivência integral para fortalecer os vínculos afetivos das famílias.

Campanha contra a gripe é prorrogada até 15 de junho

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prorrogou em duas semanas a campanha de vacinação contra a gripe em Caucaia. Desta forma, a imunização acontecerá até o próximo dia 15 de junho. Pelo calendário original, os trabalhos deveriam ter encerrado no último dia 1º.

Até agora, 75.275 doses foram aplicadas no município. Quase 85% do público-alvo está protegido. A meta é imunizar 90%. Todas as 46 salas de vacina em postos de saúde de Caucaia oferecem a vacina.

Do total de caucaienses imunizados até o momento, 15.479 pertencem a grupos que apresentam algum tipo de comorbidade. Por enquanto, as doses são disponibilizadas somente para populações prioritárias.

São elas: crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (mulher que deu à luz há dois meses), idosos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da saúde, professores e população privada de liberdade.

As salas de vacina funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 16h30min.

SERVIÇO
VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE

Quando: até 15 de junho.

ONDE A VACINA JÁ ESTÁ DISPONÍVEL
UBS Assistência à Criança (Caic), no bairro Padre Júlio Maria
UBS Dr. Joaquim Braga, no bairro Planalto Caucaia
UBS Maria dos Passos Matias Gomes, no bairro Novo Pabussu
UBS Maria Firmino Mendes (Dona Cotinha), no Centro de Caucaia
UBS Terezinha Lima Moreira, no bairro Parque Soledade
UBS Parque Soledade II, no bairro Parque Soledade
UBS Ernandes Pires de Sousa, na Iparana
UBS Francisco Ferreira da Silva, no Itambé
UBS Maria dos Santos Menezes, no Icaraí/Barra Nova
UBS Célia Nascimento, no Jardim Icaraí
UBS Maria Helena Aguiar, no Cumbuco
UBS Pedro Gabriel de Oliveira, no Parque Leblon
UBS Rita de Cássia Oliveira Eugênia, no Mestre Antônio
UBS Rodrigues dos Santos, na Tabuba/Parazinho
UBS Valdenúzia Moreira Bastos, no Pacheco
UBS João Rodrigues da Silva, no Genipabu
UBS Luiz Costa Vieira, no Capuan
UBS Emanuel Gomes da Silva, no Toco
UBS Júlia Pessoa de Araújo, no Mirambé
UBS Maria de Jesus Ferreira, no Picuí
UBS Rocilda Oliveira Pontes, no Metrópole
UBS Sérgio Rodrigues Teixeira, no Nova Metrópole
UBS Ametista de Oliveira Bastos, no Novo Guadalajara
UBS Antônio J. P. Machado – Araturi, na Associação Guadalajara
UBS C. Integrado de Desenvolvimento Infantil (Cidi), no Marechal Rondon
UBS Francisca Carlota de Matos, no bairro Guadalajara
UBS Francisca de Fátima L. da Costa, na Associação Guadalajara
UBS Francisco Paulo Pontes, no Marechal Rondon
UBS Lar Fabiano de Cristo (Capemi), no Marechal Rondon
UBS Afonso de Medeiros, no Tabapuá
UBS Dr. Francisco Djalma Soares, no Tabapuazinho
UBS Ednir Carneiro Galeno, no Potira I
UBS Giselda Magalhães Bezerra, no Potira II
UBS Maria de Lourdes Gomes Dantas, no Parque Albano
UBS Novo São Miguel, no Novo São Miguel
UBS Velho São Miguel, no Velho São Miguel
UBS Dr. Renato Braga, no Bom Princípio
UBS José Maria Matos, na Carauçanga
UBS Nilda Matos Brito de Miranda, na Tucunduba
UBS Eduardo Nogueira Jr, no Arianópolis
UBS Tecla Gonzaga Sales, no Tabuleiro Grande
UBS Maria F. do Nascimento, nos Matões
UBS João Marcolino de Oliveira, nos Sítios Novos
UBS Inácio Monteiro Gondim, na Catuana
UBS Antônio Brasileiro, na Primavera
UBS Comunidade Indígena Padre Júlio Maria, no Padre Júlio Maria Cesit

Escolas municipais aplicam prova da Olimpíada Brasileira de Matemática

FOTO: SME.

Mais de 17 mil alunos da rede municipal de ensino de Caucaia participaram nesta terça-feira (5/6) da prova da etapa municipal da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) 2018.

A Obmep é um programa da Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. É promovida com recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

Dirigida a alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e a alunos do Ensino Médio, a olimpíada se operacionaliza em três níveis. Concorrem no Nível I os alunos do sexto e sétimo anos; no Nível II, os jovens dos oitavo e nono anos; e no Nível III, estudantes matriculados em 2018 em qualquer ano do Ensino Médio.

A Obmep visa estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, promovendo acesso a material didático de qualidade; promover a difusão da cultura matemática; identificar jovens talentos; melhorar o nível dos professores, integrar as escolas brasileiras e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Olimpíada premiará alunos, professores, escolas e secretarias de Educação que tenham obtido as melhores classificação.