junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Conselho promove primeira reunião descentralizada

FOTO: SMS.

Nesta terça-feira (5/6), o Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizou a quarta sessão ordinária de 2018 com uma novidade. O debate, aberto à comunidade, foi compartilhado com conselheiros do Planalto Caucaia e dos mais diversos Conselhos Locais de Saúde.

“Nós, que militamos e somos formadores de opinião, estamos aqui debatendo com conselheiros eleitos. Temos aqui representantes dos trabalhadores, dos usuários e das associações de moradores, agentes comunitários de saúde e de endemias, e muito mais. Isso é uma prova de construção de políticas públicas de saúde”, frisou a presidente do CMS, Marlúcia Ramos.

Em pauta, o projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para modernização e planificação da Atenção Primária.Tratam-se de seis unidades-modelo onde já estão sendo implantadas novas tecnologias, ferramentas e processos de trabalho com um monitoramento ainda mais cuidadoso do serviço. As Unidades Básicas de Saúde do Planalto Caucaia, Itambé, Araturi, Picuí, Novo São Miguel e Sítios Novos já deram início às adequações necessárias.

O projeto prevê, por exemplo, o atendimento com hora marcada nos postos de saúde, a implementação do prontuário eletrônico e a estratificação de risco e manejo clínico dos portadores de doenças crônicas.

“Estreamos a primeira reunião descentralizada com uma pauta de extremo valor para o município. Esse modelo de organização do serviço vai dar um novo norte à Atenção Primária e repolitizá-la ao melhor termo. Hoje são seis e, em breve, vamos ter 46 unidades-modelo”, afirma o secretário de Saúde Moacir Soares.

Na reunião de hoje, os conselheiros deixaram sugestões e tiraram dúvidas sobre os critérios de desenvolvimento e as práticas do projeto apresentadas pela SMS.  Para o conselheiro Carlos Campelo, que também é presidente da União Comunitária dos Moradores da Grande Barra Nova e Adjacências, “quem ganha com isso é o município de Caucaia.”

“Eu acho maravilhoso fazer esse debate. Não se constrói nada sozinho; quanto mais pessoas se unem, o problema se torna mais leve. Sou vice-presidente do Conselho Local do CIDI e estou aqui porque acredito em melhorias”, completou a conselheira Fátima Araújo.

Semana do Meio Ambiente é iniciada com oferta de serviços

FOTO: Marcos Vasconcelos.

Para promover uma semana de atividades em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a Prefeitura de Caucaia abriu oficialmente nesta segunda-feira (4/6), a Semana do Meio Ambiente de Caucaia. A solenidade aconteceu, na Praça Fausto Sales, no Centro, como iniciativa do Instituto do Meio Ambiente do Município (Imac).

Vários serviços foram oferecidos a quem acompanhou a cerimônia. A população teve acesso a oficina de artesanato, aferição de pressão arterial, vacinação, verificação de glicemia, emissão do cartão do SUS, agendamento do Cadastro Único, corte de cabelo, designer de sobrancelhas, massoterapia, Balcão do Empreendedor, Agricultura Familiar e Posto de Entrega Voluntária (PEV).

Conforme o presidente do Imac, Hugo Pontes, toda a programação é voltada para a sensibilização da comunidade. “Temos que cuidar dos nossos rios, das nossas lagoas, das nossas matas. É uma obrigação de todos nós proteger a natureza. Esta semana traz o foco na atenção para este tema de extrema importância para a cidade e seus moradores.”

Segundo a titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Setem), Lais Sales, a união das pastas na execução de ações desta natureza beneficia diretamente a população. “Estamos com nossos serviços para formalizar as pessoas e contribuir nesta semana de grande importância para o ecossistema do município.”

Samuel Ferreira, titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca acredita que cuidar do meio ambiente é sempre pensar no próximo para não faltar no futuro. “É preciso zelar pelo oxigênio, as praias, as serras… O futuro de nossa cidade depende da preservação deste locais.”

As atividades da Semana do Meio Ambiente de Caucaia tiveram início no último domingo (3/6), com ações no Parque Botânico do Ceará. Foi oferecido ao público oficina de material reciclado e apresentações artísticas e culturais.

Na próxima quarta-feira (6/6), a Prefeitura promoverá ação social na Serra da Taquara. As atividades seguem na quinta-feira (7/6), na Escola Liceu de Caucaia, e na sexta-feira (8/6), na comunidade do Conjunto Nova Metrópole (na Escola Francisca Alves do Amaral).

O encerramento das atividades será no próximo sábado (9/6), com a limpeza da Praia do Cumbuco, juntamente com a implantação da nova sinalização ambiental da área.

Vigilância Epidemiológica tira dúvidas sobre meningite

FOTO: SMS.

A localidade de Sítios Novos recebeu nesta segunda-feira (4/6) um importante debate sobre a meningite. Em conversa aberta à comunidade, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) levaram informações sobre prevenção, sintomas e formas de contágio.

Esta é a segunda intervenção na área, que recebeu ação semelhante na última sexta-feira (1/6). A palestra de hoje foi ministrada pelo coordenador de vigilância em Saúde da SMS, Adriano de Souza.

A iniciativa é do setor de Vigilância Epidemiológica do órgão, com o objetivo de orientar especialmente os alunos e professores da rede municipal de ensino e pais. “A ação foi bastante produtiva. Repassamos as informações corretas sobre cada tipo de meningite, pois não queremos que a população reproduza certos mitos e estigmas”, avaliou a coordenadora do setor, Virna Marques.

Em 2018, Caucaia registrou até o momento cinco casos de meningite. Nenhuma meningocócica. Sítios Novos teve, no último dia 25, um caso de óbito por meningite purulenta aguda, adquirida em decorrência de uma varicela associada a outras condições específicas. O caso foi acompanhado pela SMS, que não detectou a necessidade de bloqueios ou vacinação em massa.

 

SOBRE A DOENÇA
A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Contagiosa, a doença pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e outros agentes, infecciosos ou não. A melhor forma de se prevenir é por meio da vacinação.

 

MAIS INFORMAÇÕES
http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/meningites

Marechal Rondon recebe posto reformado e ampliado

FOTO: Marcos Vasconcelos.

O prefeito Naumi Amorim entregou nesta segunda-feira (4/6) as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Paulo Pontes, localizada no Marechal Rondon, na Grande Jurema. Ao lado de vereadores de Caucaia, ele visitou as instalações do posto, que ganhou três novos consultórios e teve duas salas reestruturadas. Além disso, passou a contar com uma sala de reuniões e um diferencial: o atendimento com hora marcada.

O espaço também recebeu serviços de pintura, teve portas e janelas trocadas, ganhou novo mobiliário e teve todas as salas climatizadas. A grande novidade é a farmácia, que agora tem estrutura apropriada para atender à população de forma mais prática e acessível. O investimento na reforma foi de R$ 215.726,61.

“No ano passado, recebemos todos os equipamentos precisando de adequações e, nos últimos dias, nós entregamos à população um pacote de postos de saúde reformados. Continuaremos fazendo esses investimentos e buscando recursos para melhorar a saúde das pessoas”, afirmou Naumi.

Os servidores da unidade avaliam com entusiasmo as melhorias. “É bom pra todos nós, enquanto profissionais da saúde, termos uma estrutura melhor pra receber um paciente que, muitas vezes, vem de uma história de vida sofrida. Ser bem atendido, receber um café e uma bolacha também faz parte desse cuidado”, destaca a enfermeira Luiza Lopes, que atua no local há mais de sete anos.

A UBS do Marechal Rondon é uma das unidades municipais que, além da reforma em sua estrutura, também passou por adaptações nos processos de trabalho para oferecer um serviço mais eficiente e acolhedor. O atendimento com hora marcada é uma das diretrizes de projeto da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que deverá ser replicado em toda a rede. “As pessoas não precisam chegar de madrugada. A consulta é agendada durante a semana e elas retornam com dia e hora marcada”, explica Luiza.

Para a trabalhadora autônoma Cléa Magalhães, as mudanças são positivas. “Eu achei tudo de bom esse posto! Só de as consultas serem agendadas, já melhora muito o atendimento”, elogiou.

Esta é a nona inauguração de obra referente à pasta da Saúde. O evento acontece após a entrega das unidades da Tabuba, da Iparana, do Planalto Caucaia, da Carauçanga, do Picuí, do Pacheco, do Novo São Miguel e da Primavera totalmente reformadas e requalificadas.

Caucaia terá semana de atividades alusivas ao Dia do Meio Ambiente

FOTO: Marcos Vasconcelos.

A Prefeitura de Caucaia, através do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (Imac), promoverá uma semana de atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente, celebrado mundialmente em 5 de maio. As comemorações terão início já neste domingo (3/6) e irão até o próximo sábado (9/6).

“A programação será intensa, como forma de conscientizar a população quanto à necessidade de preservação dos ecossistemas. É uma preocupação que o povo deve atentar cada dia mais, pois as mudanças devem acontecer de forma urgente”, reforça o presidente do Imac, Hugo Pontes.

As atividades terão início no domingo (3/6), às 9 horas, no Parque Botânico do Ceará, com oficina de material reciclado, apresentações artísticas e culturais e assinatura do Termo de Cooperação Técnica (Imac/Secretaria Estadual do Meio Ambiente do Ceará).

Na segunda-feira (4/6), uma Ação Social será realizada na Praça Fausto Sales, no Centro, sendo seguida por uma Ação Social na Serra da Taquara quarta-feira (6/6). As atividades seguem quinta-feira (7/6) na Escola Liceu de Caucaia  e na sexta-feira (8/6) é a vez da comunidade do Nova Metrópole, na Escola Francisca Alves do Amaral.

O encerramentos das atividades será no sábado (9/6), com a limpeza da Praia do Cumbuco, juntamente com a implantação da nova sinalização ambiental da área.

Naumi entrega 9ª Unidade Básica de Saúde nesta segunda (4/6)

O prefeito Naumi Amorim continua, na próxima segunda-feira (4/6), a agenda de entrega de Unidades Básicas de Saúde reformadas e completamente requalificadas para a população. Desta vez, o equipamento contemplado é a UBS Francisco Paulo Pontes, localizada no Marechal Rondon, que passou por modernização e conta com melhor estrutura para atender população e funcionários. O investimento foi de R$ 215.726,61. A solenidade de entrega está prevista para iniciar às 9 horas.

Já receberam melhorias as regiões da Tabuba, da Iparana, do Planalto Caucaia, da Carauçanga, do Picuí, do Pacheco, do Novo São Miguel e da Primavera. “Nosso objetivo é continuar levando essas melhorias para todas as unidades. Cada reforma que concluímos, cada equipamento que ampliamos, é um avanço que a população de Caucaia merece”, reforça o prefeito Naumi Amorim.

SERVIÇO
Solenidade de entrega das obras de reforma da UBS Francisco Paulo Pontes
Quando:
 4 de junho, segunda-feira, às 9 horas.
Endereço: Avenida Dom Almeida Lustosa, s/n – Marechal Rondon

Decretado ponto facultativo para a próxima sexta-feira (1)

Em decorrência do feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31/5), o prefeito Naumi Amorim decretou ponto facultativo no serviço público municipal de Caucaia para a próxima sexta-feira (1º/6). A medida já foi publicada no Diário Oficial do Município (Decreto nº 972/2018).

O decreto vale para todos os órgãos e entidades da administração pública municipal direta e indireta que não executem os chamados “serviços essenciais”. O expediente voltará ao normal, portanto, na próxima segunda-feira (4/6), às 8 horas.

A decretação de ponto facultativo não deverá afetar o funcionamento dos serviços essenciais como no Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha, a Maternidade Santa Terezinha, as Upas do Centro e da Jurema, o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), as rotas de limpeza urbana e as fiscalizações de trânsito.

Escolas municipais e postos de saúde não abrirão.

Caucaia participa da competição internacional de atividades físicas

O município de Caucaia participará, nesta quarta-feira (30), da 24ª edição da maior campanha mundial de incentivo à prática de atividades físico-esportivas: o Dia do Desafio 2018. Nesta edição, a cidade concorre com São José dos Campos (SP).

Qualquer pessoa pode participar praticando atividades físicas (desde caminhada às modalidades mais profissionais) por um tempo mínimo de 15 minutos. Após conclusão dos exercícios, os praticantes devem encaminhar para a Secretaria Municipal de Esporte e Juventude o quantitativo de participantes e o local onde ocorreu a ação. Para isso, existe um contato telefônico: 3342 5869.

O Dia Do Desafio é uma disputa entre cidades para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis. Conforme o secretário municipal de Esporte e Juventude, Ribamar Santos, o evento é mais do que uma simples competição. “A campanha busca promover integração e cooperação entre as pessoas”, explica.

As atividades do Dia Do Desafio serão desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Esporte e Juventude, em parceria com instituições públicas e privadas, e contam com a participação de toda a sociedade. O resultado das cidades vencedoras sairá no dia 5 de junho de 2018.

SERVIÇO
Dia do Desafio 2018
Quando: 
Quarta-feira, 30 de maio, das 8h às 18h.
Mais informações: www.diadodesafio.org.br/cidades/99/

Naumi entrega reforma de 10 escolas a partir desta quarta (30)

A partir desta quarta-feira (30/5), o prefeito de Caucaia, Naumi Amorim, dará início a entrega de dez escolas da rede municipal de ensino reformadas e requalificadas para a população. O cronograma de inaugurações começa pela Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EEIEF) Estevam Matias de Paula, na localidade de Santa Rosa, às 15 horas. A agenda de entrega percorrerá outras nove localidades.

Nas últimas semanas, novas Ordens de Serviços para obras de reforma de escolas e quadras poliesportivas foram realizadas pelo prefeito Naumi Amorim. A previsão é de que os serviços sejam entregues em até 90 dias a partir da assinatura. “Fico muito contente em proporcionar tantas melhorias, contemplando principalmente as comunidades mais desassistidas pelas gestões passadas. Qualificar as escolas para receber mais dignamente os nossos alunos e profissionais da educação é parte fundamental da nossa missão”, comenta o prefeito.

Os equipamentos que serão entregues reformados à população são: EEIEF Estevam Matias de Paula (Santa Rosa), Flávio Portela Marcílio (Itambé), Maria Dolores Menezes de Almeida (Novo Pabussu), NEDI Edson Queiroz (Araturi), Paulo Ferreira da Rocha (Matões), Plácido Monteiro Gondim (Catuana), Rita de Cássia Brasileiro (Araturi), Economista Rubens Vaz (Marechal Rondon), Adriano Martins (Pacheco) e Antônio Dias Macêdo (Coqueiros).

Metropolitano e Pacheco recebem Unidades Básicas de Saúde reformadas

Nesta segunda-feira (28/5), a Prefeitura de Caucaia entregou mais dois equipamentos que vão fazer diferença no atendimento à população das localidades do Metropolitano e Pacheco. As obras de reforma de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram recebidas com entusiasmo pela comunidade e pelos profissionais da saúde.

Pela manhã, o prefeito Naumi Amorim à população as melhorias da UBS Maria de Jesus Ferreira, no Metropolitano. “Estamos na batalha de oferecer uma saúde melhor ao município, que antes sofria com a falta de assistência. Hoje estamos lançando uma unidade requalificada que ainda vai passar por melhorias. Nosso trabalho é constante”, disse Naumi, fazendo referência ao projeto de unidades-modelo, que visa modernizar e planificar o atendimento da Atenção Primária à Saúde de Caucaia.

Na unidade, foram realizados serviços de revisão e troca da coberta, impermeabilização, revestimento, troca de esquadrilhas, piso, pintura e revisão nas instalações hidráulica e elétrica.

“Essa inauguração é oportuna pois é uma demonstração cabal e verdadeira de que a saúde não é apenas um discurso, é uma prática real e prioridade desta gestão”, afirmou Moacir Soares, secretário de Saúde, durante a solenidade.

À tarde, a comitiva da Saúde dirigiu-se à UBS Valdenúzia Moreira Bastos, no Pacheco. Com a reforma, o espaço ganhou dois novos consultórios, uma farmácia padronizada e acessível, um ambiente exclusivo para o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), novo mobiliário e ar-condicionado em todas as salas.

“Como profissionais da saúde, nós, que lidamos diretamente com o dia-a-dia das pessoas, vemos que elas estão buscando apenas um cuidado e é muito importante quando conseguimos ter equipes unidas para atendê-las. Esperamos ter sempre mais melhorias, porque com elas todos saem ganhando, e acreditamos que isso é só o início, pois ainda temos mais a melhorar”, destaca a enfermeira Cristiane Frazão. Ao lado do titular da SMS, ela e outros servidores descerraram a nova placa da unidade.

As solenidades fazem parte da agenda de entrega de um pacote de dez UBS que passaram por reforma para oferecer um ambiente mais acolhedor e uma melhor assistência às áreas contempladas. Nesta terça-feira (29/5) serão entregues as UBS Novo São Miguel, na localidade de mesmo nome, e UBS Antônio Brasileiro, na Primavera. Os eventos acontecem às 9 e 15 horas, respectivamente.