ArcelorMittal na Comunidade reúne 1.200 pessoas em São Gonçalo do Amarante para celebrar 10 anos de parcerias e protagonismo social

A programação uniu serviços de saúde e bem-estar, atividades de lazer e exposições de projetos sociais apoiados pela produtora de aço em São Gonçalo do Amarante, Paracuru e Caucaia

Por jangada.online em

25 de junho de 2026 às 13:19
FOTO: DIVULGAÇÃO

Uma manhã marcada por cuidados com a saúde, reencontros entre vizinhos e fortalecimento do protagonismo social. Foi assim que a ArcelorMittal celebrou sua primeira década de operação no Ceará, realizando no último sábado (20/6), a 2ª edição do projeto ArcelorMittal na Comunidade. O evento, sediado no CRAS – ABC, reuniu cerca de 1.200 moradores da sede de São Gonçalo do Amarante (SGA) e regiões vizinhas.

Com uma estrutura que ofereceu cerca de 19 frentes de serviços gratuitos, a ação levou à população um espaço com atividades diversificadas e acesso a consultas médicas, exames de acuidade visual, odontomóvel e vacinação. Um destaque desta edição foi o Espaço Pet, que inovou ao oferecer exames pré-operatórios e agendamento de castrações para os animais de estimação da comunidade.

 

Impacto além dos números

Para a ArcelorMittal, o evento é mais uma forma de realizar o diálogo que acontece diariamente há 10 anos.  O ArcelorMittal na Comunidade é uma amostra do cuidado que dedicamos à região o ano inteiro, através de projetos que tiram muitas pessoas da invisibilidade e as tornam protagonistas de suas próprias histórias. A diversidade de ações na programação – desde a vacinação e o atendimento médico até o cuidado com os animais de estimação e o incentivo ao empreendedorismo – reflete a amplitude do nosso olhar para o desenvolvimento sustentável”, explica Patrícia Colaferro, gerente geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal Pecém

A edição 2026 do evento foi a celebração de uma década dessa caminhada junto à comunidade. Um dos momentos mais simbólicos da manhã foi a exposição de uma Cápsula do Tempo. Os moradores locais foram convidados a depositar cartas compartilhando seus desejos, sonhos e expectativas para a região.  O objetivo é que a cápsula seja reaberta daqui a uma década, em 2036, permitindo que a comunidade revisite sua história e verifique as conquistas alcançadas no período. Desde o dia 10 de junho, a Cápsula do Tempo vem recebendo cartas de empregados da produtora de aço, autoridades locais, lideranças comunitárias e moradores da região. 

“Olhando para o futuro, trouxemos a cápsula do tempo, onde todos puderam registrar como esperam que estejamos em 2036. Quando essa data chegar, vamos abri-la juntos para revisitar nossos sonhos e ver tudo o que conseguimos cumprir”, afirma Patrícia Colaferro.

Waleska Lima, de 45 anos, mora em Paracuru e foi ao evento com a filha. Ela já participou de ações de empreendedorismo da ArcelorMittal e elogia: “é uma empresa grande que traz ações que fazem a gente se enxergar e ter novas perspectivas“. Na Cápsula do Tempo, ela depositou o desejo por uma cultura mais forte de sustentabilidade na sociedade. “Eu vejo tantas matérias-primas, muitas embalagens que podem ser recicladas, por aí virando lixo. E não é só descartar, é preciso transformar”, encoraja Waleska.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Parceiros de soluções

O sucesso da iniciativa foi resultado de uma sólida rede de cooperação que une o setor produtivo, o poder público e instituições de ensino em prol do bem-estar da população. A estrutura de saúde contou com parcerias do Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará) e da Abertta Saúde, oferecendo serviços como acuidade visual, atendimentos no Odontomóvel, aferição de sinais vitais e avaliações médicas com profissionais da família. Em conjunto com a Prefeitura de SGA, o evento disponibilizou um posto de vacinação e realizou o agendamento para a emissão de RGs.

No campo do bem-estar e estética, o público contou com serviços de fisioterapia e massagem rápida realizados por alunos da Uniateneu, além de cortes de cabelo e design de sobrancelha coordenados pelo programa Território Empreendedor.

O Espaço Pet, realizado em parceria com a Marreiro Pet, ofereceu exames pré-operatórios e agendamento de castrações para animais domésticos da vizinhança. Já a Blitz Sustentável utilizou o teatro lúdico para promover a conscientização sobre os cuidados com o planeta.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (AECIPP) e a Kaefer também foram parceiros do evento apoiando o espaço kids e o espaço ArcelorMittal Investe dos projetos sociais. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) forneceu as águas minerais do evento.

Foi muito gratificante fazer essa contribuição, e a gente fica muito feliz em a ArcelorMittal nos ter como parceiro, porque temos essa mesma visão, de olhar para as comunidades próximas, cuidando das pessoas“, afirma Roni Brum, gerente da Kaefer.

No espaço, o público pôde conhecer ainda o protagonismo de organizações locais apoiadas pelo Edital ArcelorMittal Investe. Já a programação cultural incluiu a Exposição 10 Anos, que apresentou a trajetória da empresa na região. O evento foi encerrado com o show musical da dupla Luís Marcelo e Gabriel.

jangada.online

conteúdo independente; jornalismo positivo ®

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *